Sobre a Revista

Revista Perspectivas

Revista do Programa de Pós-Graduação em  Filosofia da Universidade Federal do Tocantins

Foco e Escopo

A Revista Perspectivas é um periódico eletrônico especializado na divulgação de trabalhos científicos no domínio da Filosofia e/ou trabalhos filosóficos em áreas correlatas. O seu objetivo é divulgar trabalhos inéditos em português, inglês, italiano, francês e espanhol que contribuam para o debate filosófico, sejam eles artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e relatos de experiência. Os textos podem ser enviados conforme o formato de sua natureza, considerando as normas da revista para avaliação rigorosa dos pares, aceite, indexação e publicação. A Revista Perspectivas recebe de Mestres, Mestrandos, Doutores e Doutorandos. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A) Função dos editores: a partir do momento em que o texto é recebido o Comitê Técnico da Equipe Editorial da Revista Perspectivas acusa o recebimento. Todos os trabalhos submetidos à Revista Perspectivas são encaminhados para avaliação por pares (peer review) com o método blind-review. 

B) Todo o processo de avaliação será mediado por um ou mais editores da Revista Perspectivas.

C) Avaliação cega por pares: a identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo acessando “Propriedades", no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação dos pares, conforme instruções disponíveis em  Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

D) Os trabalhos submetidos à Revista Perspectivas serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático. Em caso de posições opostas na avaliação, o texto será enviado para um terceiro parecerista. Os pareceristas devem seguir o prazo indicado pelos editores para avaliar o trabalho e serão lembrados quanto ao mesmo durante esse processo. Um texto para ser publicado precisará necessariamente receber dois pareceres favoráveis.

E) A avaliação: o parecerista deve considerar rigorosamente os critérios de avaliação indicados pela revista e assinalar com um (X) a alternativa cabível. Segue um exemplo:   (X) Muito bom; (  ) Bom;   (  ) Insuficiente. Qualquer alternativa assinalada deverá ser justificada ao final da avaliação.

F) O parecer técnico: após a avaliação rigorosa, cada avaliador deve emitir um parecer técnico. Segue um exemplo: (X) favorável à publicação; ( ) recusa a publicação; ( ) aceite condicional para a publicação.

G) Considerações dos pareceristas: todas as considerações dos pareceristas precisam ser justificadas nos itens dispostos no final da avaliação. Em caso de aceite condicional para publicação, o parecerista deve fazer os apontamentos necessários para que o(s) autor(es) retifique(m) o texto nos quesitos avaliados como deficitários. Eventualmente, pequenas modificações no texto poderão ser feitas pelo Comitê Técnico da Equipe Editorial ou pelo Conselho Editorial da Revista mediante informações técnicas dos pareceristas. Entretanto, em caso de modificações substanciais no texto, o autor terá de refazê-lo.

H) Resposta do Comitê Técnico da Equipe Editorial: após receberem os formulários com as considerações dos pareceristas, os editores o enviarão ao(s) autor(es), estando o texto aprovado ou não. Os formulários serão encaminhados ao(s) autor(es) sem a identificação dos pareceristas.

I) Orientação para o(s) autor(es): em caso de aceite condicional para publicação o autor receberá um novo prazo para entrega do texto e, tão logo os editores o recebam novamente, será reenviado aos pareceristas para que (re)avaliem os conteúdos e modificações textuais.

J) Publicação: as publicações são semestrais de modo que a revista não pode garantir a publicação imediata de todos os trabalhos submetidos, embora emita um parecer ao autor em caso de aceite. A revista possui um banco de dados em que os trabalhos ficam disponíveis para publicação. Tão logo o trabalho seja publicado, o autor será avisado.

K)  Os pareceristas receberão um certificado de avaliação.

Periodicidade

A Revista Perspectivas é semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Segue o princípio o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando, assim, maior democratização mundial do conhecimento. Nenhuma taxa de submissão ou processamento é cobrada.

Licença Creative Commons

A Revista está sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), segundo a qual:

1) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento dos artgigos publicados com o reconhecimento da autoria e a publicação inicial nesta revista.

2) Os autores estão autorizados a realizar contratos adcionais separadamente para distribuição da versão do trabalho publicada nesta revista conquanto haja o reconhecimento de autoria e publicação inicial na Perspectivas.

3) Os autores são autorizados e incentivados a divulgar os textos publicados com as devidas referências à revista e aos seus autores. 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Sobre os direitos autorais e o plágio

A) É de responsabilidade do autor garantir a autorização para traduções e reproduções de originais, conforme Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

B) É permitida "a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, nna medida justificadapara o fim de a atingir, indicando-se o nome do e a origem da obra", conforme Art. 46, parágrafo III, da Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

C) Caso comprovado, o autor será responsabilizado por plágio, conforme Art. 184 da Lei Nº 10.695, de 1 de julho de 2003.

D) Notificações sobre plágio devem ser encaminhadas ao contato da revista.

E) Os casos de suspeita de plágio serão investigados a partir dos seguintes procedimentos: 1) Plagiarism; 2) Copy Spider; 3) Pesquisa Google.

F) A Perspectivas segue as orientações sobre conduta em pesquisa e em publicações científicas fornecidas pelo Comittee on Publication Ethics (COPE).

G) Não é permitido ao autor fazer referências aos seus próprios textos sem citá-los, conforme a norma estabelecida por essa editoria.