Domínios cognitivos e domínios ideológicos na teoria da relatividade e suas implicações epistemológicas

Autores

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https://doi.org/10.20873/rpv8n1-61

Resumo

No primeiro caderno do cárcere, Gramsci sugeriu que o conhecimento científico poderia ser decomposto em dois domínios: um cognitivo e um ideológico; e por essa razão, não era necessário opor a ciência burguesa, uma ciência do proletariado, pois estes poderiam se apropriar do conteúdo cognitivo das ciências burguesas, sem se comprometer com o conteúdo ideológico. Nesse ensaio, propomos elevar a proposta de Gramsci de que todo saber é o produto de uma relação dialética e dialógica entre domínios cognitivo e um ideológico a categoria de dispositivo de análise epistemológica que permite caracterizar e analisar teorias científicas. Utilizamos esse dispositivo de análise epistemológica para estudar a Teoria da Relatividade Especial e propor soluções para algumas divergências meta-científicas associadas a ela. Portanto, esse ensaio pretende ser uma contribuição para a epistemologia, com possibilidades de aplicações à axiologia das ciências, bem como uma alternativa as abordagens positivistas-cientificistas e relativistas.

Biografia do Autor

Clair de Luma, UFMS

Clair de Luma é Travesti (Ela/Dela). Graduada em Física e mestrado em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento Científico) e doutoranda em Ensino de Ciências (Construção do Conhecimento Científico). Seus campos de pesquisa, atualmente, são: 1) Física-Matemática: Interfaces entre Space-Time Algebra, Números Híbridos e Hipercomplexos. 2) História, Historiografia e Epistemologia da Ciência, em particular, História e Filosofia da Teoria da Relatividade e Teoria da Ciência, na perspcectiva racionalista, histórico e crítica. 3) Ensino de Ciências e suas interfaces com a História e Epistemologia da Ciência.

Wellington Pereira de Queirós , UFMS

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Tecnologia; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Tecnologia; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Foi representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) nos biênios 2018-2019 e 2020-2021.

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Publicado

2023-04-05

Como Citar

Capiberibe Nunes, R., & Pereira de Queirós , W. (2023). Domínios cognitivos e domínios ideológicos na teoria da relatividade e suas implicações epistemológicas . Perspectivas, 8(1), 72–104. https://doi.org/10.20873/rpv8n1-61

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Física