Um olhar sobre nós: uma análise sobre a filosofia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv8n3-93Palavras-chave:
Filosofia brasileira, Produção acadêmica, Autenticidade, Situacionalidade, Historicidade.Resumo
O artigo busca discutir a filosofia do Brasil, seus desafios e possíveis soluções, a partir de uma abordagem interdisciplinar e histórica. O texto apresenta a análise da filosofia universitária brasileira, sua origem e atuação no século XXI, ressaltando que grande parte da produção acadêmica é pouco autêntica por ser uma exegese estrangeira. Além disso, é discutida a condição dos povos originários e dos negros escravizados, expondo como foram desumanizados pela colonização e suas condições de vida precárias e sua relação com a maneira que nos enxergamos. A partir disso, o artigo propõe a reflexão sobre a necessidade de pensar a filosofia brasileira a partir de sua situacionalidade e historicidade, superando o complexo de vira-lata e criando uma produção acadêmica autêntica e original, que reflita nossa identidade e individualidade, sem deixar de dialogar com outras tradições filosóficas.
Referências
ARANTES, P. E. Um departamento francês de ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana (uma experiência dos anos 1960). São Paulo: [s.n], 2021.
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
CUNHA, E. Os sertões. SANTIAGO, Silviano. (coord.) Intérpretes do Brasil, 3 volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020.
FRANCA, L. Noções da história da filosofia. 22ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1978.
NABUCO, J. O abolicionismo. SANTIAGO, Silviano. (coord.) Intérpretes do Brasil, 3 volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2ª ed. 25ª reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SEVERINO, A. J. “A contribuição da filosofia para a educação”. Revista Em Aberto (INEP), Brasília, ano 9, nº 45, jan-mar, 1990.
STORCK, A. “Algumas reflexões sobre a interdisciplinaridade na Filosofia brasileira”. DOMINGUES, I., CARVALHO, M. (orgs.) Pesquisa e pós-graduação em filosofia no Brasil: debates ANPOF de políticas acadêmicas. São Paulo: ANPOF, 2015.
VAZ, H. C. L. “O problema da filosofia no Brasil”. Síntese, v. 30, 1984, p. 11-25.
VÉLEZ RODRÍGUEZ, R. O ensino da filosofia no Brasil: impasses e perspectivas (1986). Disponível em <https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1367.pdf> Acesso em 2.2.2021.
VESPÚCIO, A. Novo mundo: as cartas que batizaram a América. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. Disponível em <https://fundar.org.br/uploads/46.pdf> Acesso em 22.3.2021.
VON ZUBEN, N. A. “Filosofia e educação”. Revista Em Aberto (INEP), Brasília, ano 9, nº 45, jan-mar, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lúcio Álvaro Marques, Giulia Barbosa Metzker
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.