As dificuldades de compreender o sistema totalitário

A celeuma provocada por "Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt

Autores

  • Maria Cristina Müller

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv6n2-02

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar algumas das críticas que Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt recebeu e as discussões que suscitaram, demonstrando as dificuldades de compreender o sistema totalitário e a novidade que a interpretação de Arendt gerou. Entre os principais críticos estão Raymond Aron, Waldemar Gurian, Kurt Blumenfeld, Eric Voegelin e Karl Jaspers. Serão apresentadas algumas das críticas para, em seguida, estabelecer a discussão a partir da argumentação contida nos textos de Arendt. Serão utilizadas como principais referências as obras de Arendt Origens do Totalitarismo e A condição humana, os textos “Compreensão e política”, “Sobre a natureza do totalitarismo: uma tentativa de compreensão”, “A tradição e a época moderna”, “O conceito de história: antigo e moderno”, “Que é autoridade” e “Uma réplica a Eric Voegelin”. Também serão utilizadas as cartas de Arendt com Karl Jaspers e Kurt Blumenfeld e alguns dos textos dos críticos. As biografias sobre Arendt de Elizabeth Young-Bruehl, Sylvie Courtine-Dénamy e Laure Adler e textos de Odílio Alves Aguiar e Daiane Eccel serão utilizadas como fontes importantes. Concluiu-se que Arendt desafiava a compreensão ao não simplesmente descrever os acontecimentos, mas ao realizar aquilo que acreditava ser a própria filosofia, um exercício de pensamento.

Biografia do Autor

Maria Cristina Müller

Pós-Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG/GO. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCPOA. Graduada em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF/RS. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR - onde atua no Departamento de Filosofia desde o ano de 2000. Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina. Foi Coordenadora do GT Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Concentra suas pesquisas na área de Filosofia Política e Ética com ênfase em Hannah Arendt. Desde 2018 também investiga o tema A Presença da Mulher na Filosofia. 

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Müller, M. C. . (2021). As dificuldades de compreender o sistema totalitário: A celeuma provocada por "Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt. Perspectivas, 6(2), 41–52. https://doi.org/10.20873/rpv6n2-02

Edição

Seção

Dossiê Hannah Arendt: "Pensar o que estamos fazendo"