O ensino de filosofia no Brasil: algumas notas sobre avanços e desafios
Palavras-chave:
ensinoResumo
O presente artigo apresenta e analisa aspectos da situação do ensino de Filosofia no Brasil na pós-graduação, graduação e educação básica. Mapeia desafios, perspectivas e apresenta um diagnóstico do crescimento da pós-graduação em Filosofia no Brasil nos últimos anos, bem como de iniciativas como a Especialização em Ensino de Filosofia promovidas pela CAPES/UAB, também ofertada por diferentes universidades, além do recém-criado Mestrado Profissional em Filosofia, coordenado pela Universidade Federal do Paraná. Ainda na pós-graduação, um desafio que merece destaque é a disparidade da presença entre mulheres e homens na pesquisa em Filosofia. Na graduação, uma análise da licenciatura, particularmente quanto ao papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em relação ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, buscou-se analisar dois temas: aspectos relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está em sua terceira edição para o componente curricular Filosofia; e destacar os desafios decorrentes da reforma do Ensino Médio, em curso, patrocinada pelo Governo Federal, sobretudo pelas indefinições e riscos ao Ensino Médio como um todo e, especificamente, quanto ao ensino de Filosofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.