DEHUMANIZING EDUCATION UNDER OBSERVATION AND REFLECTION: the education and the school as fight and resistance instruments or instruments of conservation, domestication, alienation and subordination

Autores

  • Marcelo Barboza Duarte State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10en

Palavras-chave:

Educação; Escola; Capitalismo; Estado; Sistema; Filosofia.

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo refletir sobre as contradições, antagonismos e problemáticas que envolvem a educação, seus modos e processos; bem como a escola, a pedagogia, o Estado e o sistema capitalista. Para tanto, começamos ressaltando ainda a infeliz ineficiência da função e papel que a estrutura educacional e escolar desempenha. Ineficiência objetiva e controlada por um empresariado e políticos brasileiros que se colocam a disposição de em primeiro lugar defender os interesses do capital internacional, do capital nacional e em segundo os deles próprios. Que na verdade é o primeiro! Com isso, partindo de tais reflexões, aos modos que a pedagogia, a educação e a filosofia foram tratadas ao longo do tempo e da história, aos modos e formas que a educação e a escola se comportam no atual Brasil, encerramos com importantes reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Barboza Duarte, State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat

Master in Education, Management and Diffusion in Biosciences by the Institute of Medical Biochemistry at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) Works at the State of Rio de Janeiro's Education and Secretariat, SEER. mbduarte@id.uff.br. mbduarte@id.uff.br.

Referências

ALTHUSSER, L. (1987). Aparelho Ideológico de Estado (AIE); tradução de Walter Jose Evangelista e Maria Laura Viveiros de castro. Rio de Janeiro. Editora: Graal.

BOURDIEU, P.; ORTIZ, R. (1986). O campo científico. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática.

BOURDIEU, P. (2012). O Poder Simbólico. Tradução. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

CHAUÍ, M. (2006). Convite à Filosofia. São Paulo, Editora: Ática.

______. (1980). O Que é Ideologia. São Paulo, Editora: Brasilense.

DUARTE, M. B. (2017). A dimensão ontológica do homem em Aristóteles e Marx: fundamentando o educando como ser político-social e de trabalho no processo educacional social. Revista SABERES, Natal RN, v. 1, n. 17, Dez.

DUARTE, M. B.; MAIA, C. O. (2018). O impacto da violência na percepção de estudantes da educação básica - Niterói-RJ. Revista SABERES, Natal RN, v. 18, n. 3, Dez..

ENGELS, F.; MARX, K. (2005). A Ideologia Alemã. São Paulo, Editora; Boitempo.

FOUCAULT, M. (2001). Vigiar e Punir – História da Violência nas Prisões. Rio de Janeiro. Editora: Vozes.

FREIRE, P. (1985). Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______. (2002). Pedagogia do oprimido. São Paulo. Editora: Paz e Terra.

______. (2000). Pedagogia da Autonomia. São Paulo. Editora: Paz e Terra.

______. (2006). Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______. (2001). Pedagogia da Indignação. São Paulo: Unesp.

______. (1992). A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez.

______. (2003). Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e práxis. São Paulo: Unesp.

FREIRE, P.; HORTON, N. (2003). O Caminho se faz caminhando: Conversas sobre a educação e mudança social. Petrópolis-RJ: Vozes.

JEAGER, W. (1995). Paideia – A Formação do Homem Grego. Martins Fontes.

KUHN, T. S. (2004). A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo. Editora: Perspectiva.

LINHARES, L.; MESQUITA, P.; SOUZA, L. L. (2018). ALTHUSSER: A escola como aparelho ideológico do estado. Disponível em: Acesso em 13 de Jan.

MARX, K. (2008). O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro. Editora: Paz e Terra.

______. (2006). Manuscritos Econômicos Filosóficos. São Paulo, Editora: Boitempo.

MAZZOTI, B. T. (1999). Filosofia da Educação: Uma Outra Filosofia? Perspectiva. Rondonópolis, V. 17, N. 32, P. IS -32, Jul./D81.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. (2004). Bourdieu e a Educação. São Paulo. Editora: Autêntica.

OLIVEIRA, D. A. (2004). A Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e Flexibilização. Educ. Soc., Campinas, Vol. 25, N. 89, P. 1127-1144, Set./Dez.

SANFELICE, J. L. Prefácio. In SILVA, Maria Abadia. (2002). Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. São Paulo: Autores Associados.

SANTOS, A. M.; BONIN, J. C. (2018). Filosofia da Educação: Implicações e Impactos na Pedagogia. Revista Educere Et Educare, Vol. 23, N. 27, Jan./Abr.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

DUARTE, Marcelo Barboza. DEHUMANIZING EDUCATION UNDER OBSERVATION AND REFLECTION: the education and the school as fight and resistance instruments or instruments of conservation, domestication, alienation and subordination. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 4, p. a10en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a10en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11112. Acesso em: 22 jul. 2024.