A HISTÓRIA ORAL NA ESCRITA DE SI E DO OUTRO: Points de réflexion au sujet de la construction d'une méthodologie production historiographique

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p28fr

Mots-clés :

Histoire, Mémoire, Oralité, Histoires de Vie

Résumé

Cet article vise à analyser le processus réflexif de construction de la connaissance historique en se basant sur la méthodologie de l’histoire orale et la modalité des histoires de vie. On pourra ainsi tenter de comprendre ce processus chargé de sensibilités, d’émotions, d’expériences personnelles et collectives, heureuses ou traumatiques, qu’elles soient intimes ou liées à un vécu collectif. Notre fondement théorique s’appuiera sur les postulats de Michel de Certeau, Michel Foucault, Jacques Le Goff, Ulpiano Menezes, Mary Cristine Josso et Tomás Tadeu da Silva. La réflexion a été construite à partir d’une analyse bibliographique dialoguant avec des auteurs se consacrant à l’histoire orale, tels que Verena Alberti, Ana Maria Mauad, entre autres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI.

Professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI. Possui pós-doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do Doutorado Interinstitucional - DINTER em História UFPE/UFPI (2013-2016). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq História, Música, Teatro e Estética. E-mail: franciscoufpi@gmail.com. 

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Références

ALBERTI. Verena. Histórias dentro da história. in: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.) Fontes Histórias. São Paulo: Contexto, 2005.

BOSI, Alfredo. O tempo e os tempos. in: NOVAES, Adauto.(org). Tempo e História. São Paulo : Companhia das Letras, 1992.

CERTEAU, Michel de. A Operação histórica. in: LE GOFF, Jacques. História: novos problemas. (org). 2. ed. Rio de Janeiro : F. Alves. 1979.

CHARTIER, Roger. O passado no presente. Ficção, história e memória. In : CHARTIER, Roger. A força das representações: história e ficção. ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Chapecó: Argos, 2011. p. 115

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? in: SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

JOSSO, Mary-Cristine. Prefácio. in : SOUZA, Elizeu Clementino de. (org). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre; 2006.

LE GOFF, Jacques. in : BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2001, p. 32.

MAUAD, Ana Maria. História, iconografia e memória. in: SIMSON, Olga Rodrigues de M. Von. (org). Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas : CMU/Unicamp, 1997.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A história, cativa da memória? in : Revista Instituto de Estudos Brasileiros, n. 34, p.9-24, 1992.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. in Revista Brasileira de História Oral, São Paulo; n. 3, juin. 2000.

POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. in : Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2. n. 3. 1989.

ROCHA, João Cezar de Castro. Apresentação: Roger Chartier e os estudos literários. In: CHARTIER, Roger. A força das representações: história e ficção. ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Chapecó; Argos, 2011. p. 13/14.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lolio Lourenço de Oliveira. São Paulo; Paz e Terra, 1992.

VILANOVA, Mercedes. Pensar a subjetividade – estatísticas e fontes orais. in: FERREIRA, Marieta. (org). História Oral. Rio de Janeiro; Diadorim, 1994.

Publié-e

2016-05-30

Comment citer

NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; SOARES, Fagno da Silva. A HISTÓRIA ORAL NA ESCRITA DE SI E DO OUTRO: Points de réflexion au sujet de la construction d’une méthodologie production historiographique. Observatoire Journal, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 28–46, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p28fr. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1829. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2