LA HISTORIA ORAL EN ESCRITURA USTED Y EL OTRO: temas de discusión en la construcción de una metodología de la historiografía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p28fr

Palabras clave:

Historia, Memória, Historias de vida, La oralidad

Resumen

Este artículo tiene como objetivo examinar el proceso de reflexión de la construcción dei conocimiento histórico a través de la metodologia de la historia oral, utilizando el método de historias de vida a través dei cual entender el proceso en el curso de una vida, lleno de sensibilidades, emociones experiencias personales y colectivas, felices o traumáticas, ya sean íntimas o de intersección con otras experiencias colectivas. El marco teórico se basa en los postulados de Michel de Certeau, Michel Foucault, Jacques Le Goff, Ulpiano Menezes, Maria Cristine Josso y Thomas Tadeu da Silva. La reflexión fue creado a partir de revisión de la literatura que dialoga con autores dedicados a la historia oral como Verena Alberti, Ana Maria Mauad entre otros.

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Biografía del autor/a

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI.

Professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI. Possui pós-doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenador do Doutorado Interinstitucional - DINTER em História UFPE/UFPI (2013-2016). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq História, Música, Teatro e Estética. E-mail: franciscoufpi@gmail.com. 

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

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Publicado

2016-05-30

Cómo citar

NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; SOARES, Fagno da Silva. LA HISTORIA ORAL EN ESCRITURA USTED Y EL OTRO: temas de discusión en la construcción de una metodología de la historiografía. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 28–46, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p28fr. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1829. Acesso em: 16 may. 2024.

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