MONALISA, MELHOR NÃO ESCREVER ISSO...: memes em (des)construções
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p145Palabras clave:
Meme, filosofia da diferença, imagemResumen
Impulsada por la pregunta planteada por el dosier: “No se trata de las verdades a posteriori la construcción de objetivos o subjetivos, formales o ideológicas, sino de (post) verdades lúdicas. Hay, por escrito en un post-verdad que no se encuentran inmediatamente? Qué puede hacer el post-verdad, escrita y ...?” Des-escribir no es escribir? Está claro? Usted describe? Planes-capas. "¿Cómo es Edgar?" "Tom, mejor no escribir eso", "Sir Issac, le gustaría publicar esta declaración?". Fotos, frases, post-producción em los sentidos. Monalisa, Monacrespa, Mona dio el Louvre, Mona con un fajo de hojas de la cannabis sativa. Se pliega pensamientos. ¿Hay un lugar para una supuesta verdad? Problemas dictan algo? Discontinuidad en risa-riesco. Reír y aire rascado. El aire en el sentido de que es necesario airear los corazones y las mentes y las almas y los cuadernos y pizarras y medios de comunicación. El aire entra y sale ... movimiento rítmico. Imperceptiblemente. Y ... y ... y ...
PALABRAS-CLAVE: Memes; filosofía de la diferencia; la imagen.
Descargas
Citas
AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de ; SPEGLICH, É. Biodiversidade em imagens, composições em transversalidade. In: Selles, S. E. ; Cassab, M. (Org.). Currículo, Docência e Cultura.Niterói: EDUFF, 2012, v. 1, p. 331-355.
ANDRADE, Elenise C. P. (Des)narrar ausências. In VOGT, Carlos et all (Orgs.). Comunicação, divulgação e percepção pública de ciência e tecnologia. Petrópolis : De Petrus et Alii; Brasília, DF : CAPES; CNPq, 2013.
BERNARDINO, Paulo. Arte e Tecnologia: a criação da imagem nas artes plásticas no final do sec. XX. In Revista do Programa de Pós-Graduaçao em Música da Universidade de Brasília. Ano III, v. 1, dezembro de 2009
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Tradução Nicolau Sevcenko. Cosac Naif, 2009.
CONFORTI, T.B.; RAMOS, E.; ADAMI, S.F.; ROSAS, P.F.C.,FILHO; J.J.B.; CAPONI, H.L.; PARDALIS, A.A. 2007. Zoneamento Ambiental da APA “Santuário ecológico da Pedra Branca”, unidade de conservação municipal, Caldas, MG. Relatório técnico apresentado ao CODEMA de Caldas, MG
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pebart. 5ª Reimpressão. São Paulo : Editora 34, 2006.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade. Tradução de Guilherme Ivo. Revisão técnica de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo : Editora 34, 2016.
FORNAZARI, Sandro Kobol. O esplendor do ser. A composição da filosofia da diferença em Gilles Deleuze (1952-68). Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.
GODINHO, Ana. Máquinas anómalas e nómadas: do que ainda não existe ao que já não existe mais. Ou do que já não existe mais ao que ainda não existe. In ROMAGUERA, Alda; AMORIM, Antonio Carlos (Orgs.). Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Rio de Janeiro : DP et Alii, 2016.
ONDJAKI. Há prendisajens com o xão. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
PELBART. Peter Pál. Imagens do (nosso) tempo. In FURTADO, Beatriz (Org.). Imagem Contemporânea: cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games... Volume II. São Paulo : Hedra, 2009.
PELLEJERO, Eduardo. A conjura dos falsários. In: Humanidades em revista, n. 6, Ijui, 2008.
PELLEJERO, Eduardo. Nietzsche como Falsário: A Apropriação Deleuziana da Potência do Falso. In Existência e Arte – Revista Eletrônica do Grupo PET – Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei, ano VII, Número VI, Janeiro a Dezembro de 201.
PREVE, Ana Maria H. Geografias, imagens e educação: experiências. Entre-Lugar, Dourados, MS, p. 49-66, ano 4, n.7, 1º semestre de 2013.
ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; WUNDER, Alik. Políticas e Poéticas do Acontecimento: do silêncio a um risco de voz. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 124-146, jan./abr. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266051077
SANTOS, Edméa; COLACIQUE, Rachel; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. A autoria visual na internet: o que dizem os memes? Quaestio, Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 135-157, maio 2016.
TOTH, Janderson; MENDES, Viktor Chagas. Monitorando memes em mídias sociais. In SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. (Orgs.) Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: Metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016. IBPAD - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Diponível em http://www.ibpad.com.br/o-que-fazemos/publicacoes/monitoramento-e-pesquisa-em-midias-sociais-metodologias-aplicacoes-e-inovacoes/
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.