Meme: intertextualidades e apropriações na Internet
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p277Palavras-chave:
Memes, Redes Sociais, Internet, Apropriações de LinguagemResumo
Nesse artigo vamos analisar a questão do medo, e o uso político do medo, comparando dois casos dessa utilização da estratégia do medo no discurso político da mídia televisiva, os quais foram efetuados em dois momentos diferentes, nas campanhas eleitorais das eleições presidenciais de 2002 e 2014. Além disso, busca-se relacionar o discurso do medo na mídia, às condições de incertezas, a busca do prazer, o consumo e o individualismo instauradas na pós-modernidade. A partir de uma análise crítica das condições sociais, pretende-se investigar como o medo, potencializado pela mídia, é capaz de produzir um efeito de alienação capaz de criar um discurso que acaba se repetindo mecanicamente, reproduzindo ações e ampliando conceitos artificiais introduzidos socialmente, produzindo, mesmo, a proliferação de preconceitos, discursos fáceis e estereotipados.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Homo Sacer: O Poder Soberano e a Vida Nua. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
ANDRADE, C. D. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BAUMAN. Z. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
HERMANN, R. Querido Leitor a Mídia Exige um Padrão e o que Você vai fazer diante disso. Worldpress. 13/09/2013. Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/?comments_popup=49440. Acesso em: 09 fev. 2015.
IRAHETA, D. A Tática “Regina Duarte” do PT para Reeleger Dilma Rousseff e o Choro e Vitimização de Marina Silva como Resposta. Brasil Post, 16/09/2014. Disponível em:
http://www.brasilpost.com.br/diego-iraheta/pt-regina-duarte_b_5825074.html. Acesso em: 09 fev. 2015.
KEHL, M. R. Elogio do Medo. In NOVAES, A. Ensaios sobre o Medo. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
KODO, L. L. Blefe, O Gozo Pós-Moderno. São Paulo: Zouk, 2001.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Penguin, 2010.
MACHADO, A. A Televisão Levada à Sério. São Paulo: Senac, 2000.
MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1974.
MATTELART, A. e MATTELART M. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
NOVAES, A. Políticas do Medo. In NOVAES, A. Ensaios sobre o Medo. São Paulo: Editora SENAC, 2007.
STRINATI, D. Cultura Popular. São Paulo: Hedra, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.