MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA

Autores

  • José Ternes Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298

Palavras-chave:

Filosofia, Modernidade, Educação

Resumo

O texto faz incursões por alguns textos de historiadores do pensamento ocidental objetivando apreender alguns aspectos decisivos da modernidade, como também mostrar que no tempo presente ocorre o desencantamento das promessas, demasiadamente otimistas, dos séculos XVII e XVIII. Do ponto de vista epistemológico, demonstra que a revolução da modernidade tem a ver com mudanças de objetos, argumentando que entender nossa época significa perguntar-se acerca da natureza dos novos objetos nascidos ou constituídos a partir dos começos do século XIX. Essa inversão epistemológica moderna requer outra relação com o saber, o que coloca para a Educação exigências maiores do que apenas a instrução. E questiona: se o saber moderno é tão frágil, tão efêmero, tão pouco seguro, por que com ele nos ocupar? Não poderia a escola, a universidade, estar a serviço de outras instâncias, mais urgentes talvez, do que o saber? O que se quer com a educação?

 

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Biografia do Autor

José Ternes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás, graduação em Filosofia - Fidene, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. É professor permanente do programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e professor colaborador no Mestrado de Letras da UCG. E-mail: joseternes@hotmail.com.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

TERNES, José. MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 298–320, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5118. Acesso em: 19 abr. 2024.