A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p392Keywords:
Mídias sociais, Meios de comunicação, Planejamento de viagensAbstract
O objetivo dessa pesquisa e mensurar a influência das mídias sociais no processo de planejamento de viagens em relação a população da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma avaliação quantitativa a partir da aplicação de questionário. A amostra da pesquisa foi composta de 500 respondentes. A análise dos resultados mostrou que as mídias sociais já têm grande influência no processo de planejamento de viagens e que tem um espaço para um crescimento ainda maior, pois as mídias sociais estão em constante evolução de acordo com as necessidades as pessoas. A pesquisa também apontou que as pessoas confiam nas informações obtidas através das mídias e estão deixando de acreditar cada vez mais nos meios de comunicação convencionais.
PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais; Meios de comunicação; Planejamento de viagens
ABSTRACT
The objective of this research is to measure the influence of social media in the process of travel planning in relation to the population of the city of Palmas, capital of the state of Tocantins. The methodology used in this research was a quantitative evaluation based on the questionnaire application. The research sample consisted of 500 respondents. The analysis of the results showed that social media already have great influence in the process of planning of trips and that has a space for an even greater growth, since the social medias are in constant evolution according to the needs the people. The survey also pointed out that people rely on information gained through the media and are increasingly reluctant to believe in conventional media.
KEYWORDS: Social media; Media; Travel planning
RESUMEN
El objetivo de esta investigación y medir la influencia de los medios sociales en el proceso de planificación de viajes en relación a la población de la ciudad de Palmas, capital del estado de Tocantins. La metodología utilizada en esta investigación fue una evaluación cuantitativa a partir de la aplicación del cuestionario. La muestra de la encuesta fue compuesta de 500 respondedores. El análisis de los resultados mostró que los medios sociales ya tienen gran influencia en el proceso de planificación de viajes y que tienen un espacio para un crecimiento aún mayor, pues los medios sociales están en constante evolución de acuerdo a las necesidades de las personas. La investigación también apuntó que la gente confía en las informaciones obtenidas a través de los medios y están dejando de creer cada vez más en los medios de comunicación convencionales.
PALABRAS CLAVE: Medios sociales; Medios de comunicación; Planificación de viajes
Downloads
References
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, DF: Secom, 2015;
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, DF: Secom, 2016;
BAPTISTA, M. L. Maquinismos Emocionais das Narrativas Jornalísticas Turísticas. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 271-293, 26 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p271.
BRITO, B. B. O turista e o viajante: contributos para a conceptualização do turismo alternativo e responsável. IV Congresso Português de Sociologia, Portugal, 2011;
CARNEIRO, T; MARIANO, A. M; REIS, M; RIBEIRO, C; SANTOS, L. Facebook: A expansão do marketing nas redes sociais. ADM 2013 – Congresso Internacional de Administração – Gestão Estratégica: Criatividade e Interatividade, 2013.
CAMARGO, R. Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 174-193, 8 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p174.
CASALÓ, L. V.; FLAVIÁN, C.; GUINALÍU, M. Understanding the intention to follow the advice obtained in an online travel community. Computers in Human Behavior, 27(2), 622-633. doi: 10.1016/j.chb.2010.04.013, 2011.
CASADEI, E. COMO CARREGAR O PESO DAS PALAVRAS E O CHOQUE DAS IMAGENS: mapeamento histórico das características editoriais de Paris Match. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 428-451, 25 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p428.
COX, C.; BURGESS, S.; SELLITO, C.; BUULTJENS, J. The Role of User-Generated Content in Tourists’ Travel Planning Behavior. Journal of Hospitality Marketing & Management, 18(8), 743-764. Doi: 10.1016/j.chb.2010.04.013. 2009;
FERREIRA, L. D. Estudo analítico das variáveis da macro envolvente de um destino turístico. Revista de Estudos Politécnicos, v. 2, n. 4, p. 135-147, 2005;
FERREIRA, N. S.; FILHO, E. J. M. A. Facebook e WhatsApp: Uma Análise das Preferencias Uso, REUNA – Centro Universitário UMA, v. 20, n. 3, p. 47-64, 2015;
GOULART, E. E; GOLLNER, A. P. Comunicação organizacional aplicada no ambiente do site de redes sociais Facebook, v. 34, n. 2, p. 233-259, 2013;
INSTAGRAM.COM (2018). Disponível em: https://www.instagram.com/
MACHADO, S. C.; SOUZA, D. F. C. Uso e influência das mídias sociais no planejamento de viagens: um estudo quantitativo. Revista Turismo em Analise, v. 28, n. 2, p. 254-270, USP, 2017.
MACHADO, D. F. C. Fotografias de viagens nas redes sociais: um estudo sobre os efeitos da visualização de fotografias na imagem do destino e na intenção futura de visita. Programa de Pós-Graduação em Administração, UFRS, 2015.
MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A Elaboração de Questionários na Pesquisa Quantitativa. Departamento de Ciência e Computação e Estatística – UNESP, 2012.
MANSO, M.; MELLO, R.; LOPES, R. Mídias digitais e as invisíveis violências contra idosos. Revista Observatório, v. 4, n. 2, p. 265-278, 1 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p265.
MESQUITA, G. O que fazem o community manager e o editor de mídias sociais em dois veículos de referência: ciberjornalismo ou marketing?. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 327-345, 1 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p327.
MONDO, T. S.; TALINI, M. C.; FIATES, G. G. S. A Qualidade de Serviços em Atrativos Turísticos de Florianópolis a Luz da Teoria do Turismo de Experiência. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 4, n. 2, p. 242-261, 2016.
MONTEIRO, J. O.; MONTEIRO, J. O. Novas Tendências no Mercado Turístico: Análise de Algumas Agências de Viagens Online no Brasil. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, issn 1984-9354, 2014.
MOHERDAUI, L. Jornais de internet simulam o papel. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 63-86, 30 set. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p63.
NUNES, S.; MORAES, N. R. DE; NASCIMENTO, R. R. DO. A PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E DO ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS PÚBLICOS VIA INTERNET: um estudo no Estado do Tocantins. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 396-427, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p396.
NUNES, S. Capacidade de Absorção do Conhecimento e a Comunicação com o Ambiente Externo: Uma Análise em Empresas de Palmas/TO. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 123-146, 30 set. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p123.
NUNES, S.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338.
FARIA, D. C. DE; ALVES, E. J.; NUNES, S. G. DA C. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 166-187, 1 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166.
NUNES, S.; LEAL, T. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO A DISTÂNCIA NO TOCANTINS: um estudo do curso de Administração Pública a distância da UFT. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 85-117, 1 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p85.
ONU (1999). Tourism and Sustainable development. Commission on Sustainable Development, 19-30 April.
OTHON, R.; COELHO, M. Comunicação de marcas em redes sociais na internet: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram. Revista Observatório, v. 2, n. 3, p. 221-245, 31 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221.
PANKE, L.; LIMA, A. Instagram e a desqualificação do feminino nas eleições presidenciais brasileiras em 2014. Revista Observatório, v. 3, n. 1, p. 84-104, 30 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p84.
PEREIRA, T. C.; CRUZ, E. P. O Uso de YouTube como Ferramenta de Marketing: O Caso do Guaraná Antarctica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 3, n. 2, p. 01-19, 2009.
PEREZ, C. Estéticas do consumo a partir do ecossistema publicitário. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 788-812, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p788.
PIZA, M. V. O Fenômeno Instagram: Considerações Sob a Perspectiva Tecnológica. Trabalho de Graduação, UNB, 2012.
RECUERO, R. (2011) Jornalista, Professora e Pesquisadora. Blog Pessoal. Recuperado de http://www.raquelrecuero.com/arquivos/o_que_e_midia_social.html
RECUERO, R. Para Entender Mídias Sociais, v. 2, isbn. 978-85-60936-09-0, Bahia, Salvador, 2012.
RESULTADOS Digitais (2017). Empresa Especializada em Marketing Digital. Recuperado de https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/#
ROSÁRIO, F. Encontro de Administradores do Tocantins (ENATO), 2018.
SANTOS, L.; AMORIM, C. R. T. C. Juventude atingida pela mineração da Vale S.A na Amazônia: articulações comunicativas da Rede Justiça nos Trilhos. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 729-752, 8 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p729.
SANTOS, M.; HANAOKA, F. Turismo e desenvolvimento regional: atrativos turísticos. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 194-215, 8 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p194.
SANTOS, A.; NEIVA, I. APRENDIZAGEM EM TURISMO: experiências. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 878-897, 8 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878.
SANTOS, L. C. S. As narrativas mitomidiatizadas propagandeadas sobre a amazônia pela publicidade. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 293-309, 25 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p293.
SILVA, F. F. DA; ARAÚJO, A. F. N.; ROCHA, E. DE C. Projeto repórter junino e a construção da memória dos festejos juninos em ambiência digital: novos formatos, linguagens e saberes em rede. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 81-101, 1 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p81.
SPINELLI, E.; BENVENIDO, M. PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DIGITAL E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS NA CRIAÇÃO DE VALOR: um estudo da Revista Exame. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 285-304, 1 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p285.
TELHADO, M. G. L.; CRUZ, E. P. O Uso do YouTube como Forma de Propaganda para o Hotel Sul América. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 3, n. 1, p. 01-09, 2009.
WE Are Social (2017). Site de Pesquisas Globais. Recuperado de: https://wearesocial.com/special-reports/digital-in-2017-global-overview
WE Are Social (2018). Site de Pesquisas Globais. Recuperado de: https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018
WERNECK, C. L. L.; CRUZ, E. P. O Uso do YouTube como Ferramenta de Marketing: Estudo de Caso da Imobiliária Tecnisa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 3, n. 3, p. 01-09, 2009.
WHATSAPP.COM (2018). Disponível em: https://www.whatsapp.com/
WORLD Tourism Organization. (2008). International Recommendations for Tourism Statistics. United Nation Publication. United Nation. Recuperado de https://unstats.un.org/ unsd/tradeserv/tourism/manual.html.
XIANG, Z; GRETZEL, U (2010). Role of social media in online travel information search.Tourism Management, 31(2), 179-188. doi: 10.1016/j.tourman.2009.02.016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.