POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi

Authors

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972

Keywords:

AVALIAÇÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, ATO PEDAGÓGICO

Abstract

Interview held during the 10th IFMA / Campus Acailândia Technical Meeting on January 23, 2019, with education theorist Cipriano Carlos Luckesi, retired professor of the Faculty of Philosophy and the Graduate Program in Education of the Faculty of Education of the University Federal of Bahia (UFBA). Outstanding theorist in the studies in Evaluation of School Learning, there are 5 decades of seminal reflections on the theme. During the interview, the theorist Cipriano Luckesi spoke about his professional trajectory, and made reflections about the evaluation of learning as a pedagogical act, passing through the evaluation as a love act, the distinction between evaluating and examining until the process of consolidation of the studies in Learning Assessment in Brazil. Finally, he addressed the challenges of education for the teacher of the 21st century, as well as the trajectories, experiences and perspectives of the School Learning Assessment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

References

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame, Revista Tecnologia Educacional, ABT, Rio de Janeiro, RJ, nº 101, pp. 82-86. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n.101, pp. 82-86, 1991.

LUCKESI, C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 2018.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora, 22a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: sendas percorridas. 1992. 560p. Tese [Doutorado em Filosofia da Educação]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1a. ed. Salvador Bahia: Edição do Autor, 2003.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Cortez Editora, São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LUCKESI, C. Equívocos teóricos na prática educativa. Rio de Janeiro: ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1983.

LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. Cortez Editora, 17a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. Cortez Editora, 3a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

LUCKESI, C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?, Pateo Revista Pedagógica, Artemed, Porto Alegre, RS, nº 12, pp. 06-11. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre/RS, v. 4, n.12, pp. 6-11, 2000.

LUCKESI, C.; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LUCKESI, C. Série Estudos e Pesquisas: prática docente e avaliação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 1990.

LUCKESI, C. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. Cortez Editora, 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13a. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

REICH, W. Psicologia de massas do fascismo. Tradução de Maria da Graça Macedo. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SOARES, F. da S.. Avaliar ou examinar? Eis a questão do erro. In.: Revista Mundo Jovem, Porto Alegre: PUC-RS 2012.

WERNECK, H. Se a escola boa é a que reprova, hospital bom é o que mata. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Published

2019-10-01

How to Cite

SOARES, Fagno da Silva. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 972–993, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031. Acesso em: 22 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>