DECIDING WHAT’S NEWS: After 20 years
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p284Keywords:
Deciding what’s news, Newsworthiness, TV NewsAbstract
TV News are the main media for most Brazilians. TV News help in a relevant way showing men and women on an everyday basis, the world surrounding them, not only regarding social, cultural, political and economic aspects but also, in particular, regarding facts which happen daily such as protests and strikes. Taking this into consideration, the aim of this work is to review a previous research we have done 20 years ago, about the decision-making process of journalists on what’s news. The purpose is to show some aspects which are visible these days and which were not in 1997. As a result, we tried to highlight how these changes may interfere in the democracy process.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão: seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BARTHES, Roland. Ensaios críticos. Tempo Brasileiro, 1987.
BREED, Warren. Controle social na redação: uma análise funcional. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega Editora, 1999.
GANS, Herbert J. A study of CBS Evening News and Newsweek and Time. New York: Vintage Books, 1980.
GARAU, Elaine de Lima Castro. WhatsApp e telejornalismo participativo: das rotinas produtivas ao relacionamento com o telespectador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
LEITE, Flora; SILVA, Elane Gomes. Filósofo diz que democracia só existe com participação do povo na comunicação. Diario de Pernambuco, Recife, 14 mar. 2017. Divirta-se. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2017/03/13/internas_viver,693753/filosofo-diz-que-democracia-so-existe-com-participacao-do-povo-na-comu.shtml>. Acesso em: 17 jul. 2017.
MESQUITA, Giovana Borges. Intervenho, logo existo: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
MUSSE, Christina Ferraz. MUSSE, Mariana Ferraz. A TV e o Instagram: como os jornalistas usam a rede social para ampliar a visibilidade e seduzir o público. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
PALOMO, Bella. Claves de laimplantación y laexpansióndel perfil social del periodista. Comunicación y medios, Chile, n. 28, p. 113-129, 2013.
PAVLIK, John V. Ubiquidade: O 7.º princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João (Org). Webjornalismo: sete características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, 2014.
SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, Samuel. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Editorial Sol90, 2008.
SÁNCHEZ-GARCÍA, P; CAMPOS-DOMÍNGUEZ, E; BERROCAL GONZALO, S. Las funciones inalterablesdel periodista ante los perfiles multimedia emergentes. Revista Latina de Comunicación Social, n. 70, p. 187-208, 2015.
SCHLESINGER, Philip. Putting "reality"together. Reprinted, London: Routledge, 1992.
SHOEMAKER, Pamela J; VOS, Tim P. Teoria do gatekeeping: seleção e construção da notícia. Porto Alegre: Penso, 2011
TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.) .Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1999.
TUCHMAN, Gaye. La producción de la noticia. Estudo sobre la construcción de la realidad. Barcelona: Gili, 1983.
VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 5.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 1.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
VIZEU, Alfredo; ROCHA, Heitor Costa Lima da; MESQUITA, Giovana Borges. O Cidadão como Co-Produtor da Notícia: Novos Desafios ao Jornalismo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, 2010.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.