DECIDINDO O QUE É NOTÍCIA: 20 anos depois
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p284Mots-clés :
Decidindo o que é notícia, Noticiabilidade, TelejornalismoRésumé
O telejornal é o grande meio de informação da maioria dos brasileiros e brasileiras. O noticiário televisivo contribui de forma relevante para apresentar o mundo que cerca homens e mulheres no seu dia a dia, tanto no que diz respeito aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, quanto, em particular, acerca dos fatos que ocorrem no cotidiano, como manifestações, greves, etc. É considerando isso que este trabalho busca revisitar a pesquisa que realizamos há 20 anos, sobre o processo de decisão dos jornalistas acerca do que é noticiável. A intenção é apresentar alguns aspectos presentes hoje no jornalismo e que inexistiam em 1997. Por fim, procuramos destacar como estas mudanças podem interferir no processo democrático.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão: seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BARTHES, Roland. Ensaios críticos. Tempo Brasileiro, 1987.
BREED, Warren. Controle social na redação: uma análise funcional. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega Editora, 1999.
GANS, Herbert J. A study of CBS Evening News and Newsweek and Time. New York: Vintage Books, 1980.
GARAU, Elaine de Lima Castro. WhatsApp e telejornalismo participativo: das rotinas produtivas ao relacionamento com o telespectador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
LEITE, Flora; SILVA, Elane Gomes. Filósofo diz que democracia só existe com participação do povo na comunicação. Diario de Pernambuco, Recife, 14 mar. 2017. Divirta-se. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2017/03/13/internas_viver,693753/filosofo-diz-que-democracia-so-existe-com-participacao-do-povo-na-comu.shtml>. Acesso em: 17 jul. 2017.
MESQUITA, Giovana Borges. Intervenho, logo existo: a audiência potente e as novas relações no jornalismo. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
MUSSE, Christina Ferraz. MUSSE, Mariana Ferraz. A TV e o Instagram: como os jornalistas usam a rede social para ampliar a visibilidade e seduzir o público. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
PALOMO, Bella. Claves de laimplantación y laexpansióndel perfil social del periodista. Comunicación y medios, Chile, n. 28, p. 113-129, 2013.
PAVLIK, John V. Ubiquidade: O 7.º princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João (Org). Webjornalismo: sete características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, 2014.
SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, Samuel. Periodismo integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones. Barcelona: Editorial Sol90, 2008.
SÁNCHEZ-GARCÍA, P; CAMPOS-DOMÍNGUEZ, E; BERROCAL GONZALO, S. Las funciones inalterablesdel periodista ante los perfiles multimedia emergentes. Revista Latina de Comunicación Social, n. 70, p. 187-208, 2015.
SCHLESINGER, Philip. Putting "reality"together. Reprinted, London: Routledge, 1992.
SHOEMAKER, Pamela J; VOS, Tim P. Teoria do gatekeeping: seleção e construção da notícia. Porto Alegre: Penso, 2011
TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.) .Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1999.
TUCHMAN, Gaye. La producción de la noticia. Estudo sobre la construcción de la realidad. Barcelona: Gili, 1983.
VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 5.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
VIZEU, Alfredo. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. 1.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
VIZEU, Alfredo; ROCHA, Heitor Costa Lima da; MESQUITA, Giovana Borges. O Cidadão como Co-Produtor da Notícia: Novos Desafios ao Jornalismo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, 2010.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.