ATUAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS EM CONTEXTOS DE DISPUTA: o currículo e as implicações da pedagogia histórico-crítica

Autores/as

Palabras clave:

Grêmio estudantil, Gestão Democrática, Participação, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

O presente artigo aborda a participação estudantil em ações decisórias no âmbito escolar em um quadro de profundas transformações sociais. O objetivo deste artigo é investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, as implicações da pedagogia histórico-crítica na formação cidadã e democrática dos alunos envolvidos em agremiações estudantis. Busca-se entender como essa abordagem pedagógica pode contribuir para a revitalização da participação estudantil em processos decisórios no âmbito escolar. Os embates empreendidos indicam riscos e traços de autoritarismo, revelando a possibilidade de retrocessos. Isso corrobora a necessidade de ações coletivas constantes e de esforços para resistir a tais ameaças, promovendo processos formativos democráticos e participativos.

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Publicado

2024-11-30

Cómo citar

BRITO, Katia Cristina Custódio Ferreira; MIRANDA, Adriano Pereira de; BRITO, Joildy Gomes; BRITO, Ana Gabriela Ferreira. ATUAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS EM CONTEXTOS DE DISPUTA: o currículo e as implicações da pedagogia histórico-crítica. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a46, 2024. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20308. Acesso em: 8 abr. 2025.

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