ATUAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS EM CONTEXTOS DE DISPUTA: o currículo e as implicações da pedagogia histórico-crítica
Mots-clés :
Grêmio estudantil, Gestão Democrática, Participação, Pedagogia Histórico-CríticaRésumé
O presente artigo aborda a participação estudantil em ações decisórias no âmbito escolar em um quadro de profundas transformações sociais. O objetivo deste artigo é investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, as implicações da pedagogia histórico-crítica na formação cidadã e democrática dos alunos envolvidos em agremiações estudantis. Busca-se entender como essa abordagem pedagógica pode contribuir para a revitalização da participação estudantil em processos decisórios no âmbito escolar. Os embates empreendidos indicam riscos e traços de autoritarismo, revelando a possibilidade de retrocessos. Isso corrobora a necessidade de ações coletivas constantes e de esforços para resistir a tais ameaças, promovendo processos formativos democráticos e participativos.
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