ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO TOCANTINS: o que revelam os dados e indicadores do PRISME/RCT
Palavras-chave:
Políticas Públicas e Gestão Educacional; Planos Municipais de Educação; Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação; Tocantins.Resumo
O acompanhamento, monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação por meio dos Conselhos de acompanhamento, Monitoramento e Avaliação e Fóruns Municipais de Educação são fundamentais para assegurar a efetividade e a melhoria contínua das políticas educacionais. Este artigo objetiva analisar os dados e indicadores do Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME), empreendido pela Rede ColaborAção Tocantins, no movimento de institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação do Tocantins, tendo como referência os instrumentos apresentados durante a realização do V Momento Formativo do PRISME. A metodologia deste estudo é fundamentada no materialismo histórico e dialético, que proporciona uma análise crítica das estruturas sociais e das relações de poder envolvidas na gestão educacional. A discussões dos dados oferecem uma compreensão abrangente e crítica sobre o papel dos fóruns e comissões no contexto educacional do Tocantins. Desvelam ainda que eles são instrumentos essenciais de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação.
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