COVID-19 E A EDUCAÇÃO NOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO DA REGIÃO NORTE: primeiras lições

Auteurs-es

  • Katia Cristina Custodio Ferreira Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade federal de Goiás (UFG)/Anpae
  • Ana Gabriela Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins (TO).
  • Lêda Lira Costa Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6pt

Mots-clés :

COVID-19; Sistemas Estaduais de Ensino; Região Norte; Educação; Ensino remoto

Résumé

O artigo apresenta e analisa o nível de desenvolvimento das ações e deliberações dos Sistemas Estaduais de Ensino da Região Norte a partir da ocorrência do primeiro caso de contaminação pelo COVID-19 no Brasil desvelando potencialidades, tendências e lacunas. Utiliza-se de análise documental a partir de três categorias: suspensão das aulas, deliberações a respeito das possibilidades de ensino remoto e destinação da alimentação escolar. Identificou-se que as deliberações têm sido provisórias e indicam uma tendência predominante de utilização de ferramentas de educação a distância embora se identifique parcas condições de acesso e aprendizagem a partir das soluções apresentadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade federal de Goiás (UFG)/Anpae

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atualmente, atua como professora de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO). E-mail: melucia26@hotmail.com. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6735648604184569. Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-1237-6422

Ana Gabriela Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins (TO).

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (TO). Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. E-mail: anagfbrito@gmail.com. ID Lattes http://lattes.cnpq.br/1232228878683918. Orcid iD https://orcid.org/0000-0002-8533-7176..

Lêda Lira Costa Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação (PPPGE/UFT). Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Administração Escolar pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atualmente, é técnica na Unidade Técnica Executiva em Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. 0. E-mail: costa.lira@mail.uft.edu.br Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7163363624278376 Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0003-2701-2848.

 

Références

Referências

Colemarx. (22 de abril de 2020). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. UFRJ - Rio de Janeiro - RJ. Recuperado em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf.

Conselho Federal De Medicina. (12 de Setembro de 2018). Menos de 10% dos municípios brasileiros possuem leito de UTI. Recuperado em: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27828:2018-09-04-19-31-41&catid=3.

Governo do Estado do Amapá. (17 de março de 2020). Decreto suspende aulas e muda a rotina do serviço público no Amapá. Veja os detalhes: O governador Waldez Góes adotou outras medidas como a suspensão de eventos coletivos em ambientes fechados promovidos pelo governo do estado por 30 dias. Recuperado em: https://portal.ap.gov.br/ler_noticia.php?slug=1703/decreto-suspende-aulas-e-muda-a-rotina-do-servico-publico-no-amapa-veja-os-detalhes

Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Recuperado em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735

Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Medida Provisória nº Nº 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, 1 abr. 2020. Recuperado em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591

Ministério da Saúde. (30 de abril de 2020). Coronavírus Brasil. Recuperado em: https://covid.saude.gov.br/.

Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 30 de abril de 2020. Recuperado em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

Projeto de Lei nº 786, de 24 de maio de 2020. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica, 2020. Recuperado em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141262.

Publié-e

2020-04-01

Comment citer

BRITO, Katia Cristina Custodio Ferreira; SILVA, Meire Lúcia Andrade da; BRITO, Ana Gabriela Ferreira; BARBOSA, Lêda Lira Costa. COVID-19 E A EDUCAÇÃO NOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO DA REGIÃO NORTE: primeiras lições. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9426. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s