TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: impactos e desafios para uma nova configuração de subjetividade
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p962Mots-clés :
Tecnologias digitais, educação, impactosRésumé
Este trabalho pretende problematizar à luz da Teoria Crítica da Sociedade os impactos e desafios que o atual regime de vida apoiado no uso das tecnologias digitais traz para o campo da educação, com o intuito de que esta investigação possibilite um novo olhar metodológico sobre a utilização destes recursos em prol de um ambiente escolar que reconecte o espaço alargado entre os tradicionais moldes de ensino e a nova subjetividade e identidade contemporânea do alunado.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais; Educação; Impactos; subjetividade
ABSTRACT
This work is designed to problematize in the light of the Critical Theory of the Society of the impacts and challenges that the current regime of life supported without the use of the digital technologies brings to the field of education, with the intention that this investigation allows a new methodological look on one of these resources in favor of a school environment that covers the wide space between the translators of teaching and new subjectivity and contemporary identity of the student.
KEYWORDS: Digital technologies; Education; Impacts; subjectivity
RESUMEN
Este trabajo pretende problematizar a la luz de la Teoría Crítica de la Sociedad los impactos y desafíos que el actual régimen de vida apoyado en el uso de las tecnologías digitales trae al campo de la educación, con el propósito de que esta investigación posibilite una nueva mirada metodológica sobre la utilización de éstos recursos en pro de un ambiente escolar que reconecte el espacio ampliado entre los tradicionales moldes de enseñanza y la nueva subjetividad e identidad contemporánea del alumnado.
PALABRAS CLAVE: Tecnologías digitales; Educación; Impactos; subjetividad.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1985.
ALMEIDA, José Luiz Vieira de; Oliveira, Edilson Moreira de e ARNONI, Maria Eliza Brefere. Mediação dialética na educação escolar: Teoria e prática. São Paulo: Ed: Loyola, 2007.
CAAR, N. A geração superficial – o que a internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução de M. G. F. Friaça. Rio de Janeiro: Ed: Agir, 2011.
CHAUÍ, M. As manifestações de junho de 2013 em São Paulo. In: Revista Teoria e Debate, 26 de junho de 2013.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses e Karl-Heiz Efken. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.
KEHL, Maria Rita. A Juventude como Sintoma da Cultura. In: Novaes, Regina &Vannuchi, Paulo (Org.). Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2004.
PLATÃO. A República. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Abril Cultural, 1999. (Coleção Os Pensadores).
SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TURCKE, Christoph. Filosofia do Sonho. Ijuí: Unijuí, 2010a.
________. Sociedade excitada. Campinas: Ed. Unicamp, 2010b.
________. Entrevista Revista Filosofia. Portal Ciência e vida. Disponível em: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/53/artigo192215-1.asp>. Acesso em: 15 de dezembro de 2013
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.