METÁFORAS E VALORES SOCIAIS: o que uma marca pode revelar sobre a sociedade de nosso tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a29pt

Palavras-chave:

marcas, metáforas, valores sociais

Resumo

O presente estudo é uma proposta analítica tem como foco entender a relação entre metáforas e valores sociais. Teoricamente, compreendemos as metáforas como pensamentos inseridos em nosso cotidiano e que, portanto, podem revelar os valores de um tempo. Empiricamente, coletamos o conteúdo divulgado pela marca Matteo Sorvete Criativo em sua conta oficial no Instagram e, por meio de uma grade analítica qualitativa, identificamos as metáforas e valores presentes. Nossas conclusões indicam como as metáforas utilizadas pela marca (trabalhador, jovem, família, joia, recompensa e história) revelam os valores de uma sociedade capitalista, meritocrática, segregadora e globalizada.

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Biografia do Autor

THAIS CRISTO DE LIMA, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

FERREIRA, Dôuglas Aparecido; CRISTO DE LIMA, THAIS. METÁFORAS E VALORES SOCIAIS: o que uma marca pode revelar sobre a sociedade de nosso tempo. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a29pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a29pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15798. Acesso em: 29 abr. 2024.