COMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram

Palavras-chave: instagram, Marca, Publicidade, Instagram, marca, Comunicação Digital

Resumo

Este trabalho busca identificar os estilos de abordagem publicitária das marcas no Instagram. Para tanto, adota-se como aporte teórico os conceitos de mobilidade, espaços intersticiais, visibilidade e marketing 3.0, apoiados em Santaella (2007; 2008); Thompson (1998; 2008) e Kotler (2010). A empiria acompanha o método netnográfico, apresentando como corpus da pesquisa as marcas brasileiras Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima e Iorane, cujos estilos são categorizados como conceitual, varejista, semi varejista, semi varejista-colaborativo e semi varejista de patrocínio. No entanto, os dados observados também levam a crer que os estilos podem ser híbridos e que as marcas ainda tateiam para apreender o fenômeno da convergência digital.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alves de Albuquerque Othon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e integrante do grupo de pesquisa Gemini - Análise e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos. Executiva de contas na empresa Artc&C Comunicação Integrada. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRN (2013) e em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (UnP, 2012). E-mail: renata.othon@hotmail.com

Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Bolsista-sanduíche da CAPES na Loughborough University - Reino Unido, onde produziu pesquisas em metodologias de estudos de mídia, ano: 2000. Participou como membro do Grupo de Pesquisas e Estudos de Mídia da Loughborough University - Reino Unido - Culture and Media Analysis Research Group (CaMARG). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex- coordenadora do Programa de pós-graduação em Estudos da Mídia, além de membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGCOM/UFRJ. E-mail: gpcoelho@ufrnet.br.  

Referências

ADNEWS. Vendas de smartphones crescem 23% no mundo em 2014. Mar. 2015. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/tecnologia/vendas-de-smartphones-crescem-23-no-mundo-em-2014>. Acesso em: 04 abril. 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

COMÉRCIO eletrônico cresce 16% no Brasil apesar de crise. Out. 2015. Disponível em: < http://visie.com.br/comercio-eletronico-cresce-16-no-brasil-apesar-da-crise/>. Acesso em: 04 mar. 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto. 2000.

HINERASKI, Daniela A. O Instagram como plataforma de negócio de moda: dos “it-bloggers” às “it-marcas”. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 4., 2014, São Paulo. Anais... 2014. Disponível em: http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_seis/GT06_HINERASKY.pdf. Acesso em: 20 de abril. 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KOTLER, P; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LEMOS, André. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 121-137, out. 2007.

MARTELETO, Regina M.; SILVA, Antonio Braz O. Redes e capital social: o enfoque da informação para o desenvolvimento local. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 3, p.41-49, set./dez. 2004.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

Publicado
2016-08-31
Como Citar
OTHON, R.; COELHO, M. COMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram. Revista Observatório, v. 2, n. 3, p. 221-245, 31 ago. 2016.