A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE OS CURSOS ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p141

Palavras-chave:

Percepção Discente, Educação Online, Educação Superior

Resumo

Este artigo propõe a discussão sobre como os alunos ingressantes da graduação presencial estão percebendo a educação online fazendo um breve perfil dos mesmos. A pesquisa baseia-se em um questionário aplicado a 129 alunos ingressantes da graduação presencial, de seis cursos presenciais: Jornalismo, Pedagogia e Direito – Humanas; e Arquitetura, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil - Exatas; da Universidade Federal do Tocantins na cidade de Palmas-TO.  Por meio do questionário foi possível conhecer a percepção dos alunos em relação à Educação Online. Trata-se de um estudo exploratório de caso. Pelos resultados apurados, identificou-se que em geral a percepção dos alunos foi negativa, em especial, as percepções quanto ao rigor acadêmico, fraudes e plágio.

 

PALAVRAS-CHAVE: Percepção Discente; Educação Online; Educação Superior.

 

 

ABSTRACT

This article proposes a discussion about how undergraduate students in face-to-face education are perceiving online education by making a brief profile of these students. The research is based on an exploratory case study developed with 129 undergraduate students from six undergraduate programs in Journalism, Pedagogy, Law, Architecture, Electrical Engineering and Civil Engineering at the Tocantins Federal University in Palmas-TO. The methodology was developed through the application and analysis of a questionnaire to the 129 students. Results show that students perception is mostly negative, specially their perceptions regarding academic rigor, fraud and plagiarism.

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Biografia do Autor

Analía Verónica Losada, Universidade Católica da Argentina

Doutora em Psicologia pela Universidade Catolica da Argentina. Especialista e Mestre em Metodologia da Investigação pela Universidad Nacional de Lanús. Psicopedagoga, licenciada em Psicologia. Professora Pro Titular de Psicologia da Familia e das Instituições da Faculdade de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Católica da Argentina. Atualmente é Doutoranda em Sociologia pela Universidade Catolica da Argentina. E-mail: analia_losada@yahoo.com.ar

Gisana Nascimento Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Psicologia Social na Universidad Jonh F. Kennedy – Argentina. Especialista em MBA Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Tocantins - (UFT). Graduada em Secretariado Executivo Bilingue pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - (PUC-GO). E-mail: gisana@uft.edu.br

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

LOSADA, Analía Verónica; BRITO, Gisana Nascimento. A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE OS CURSOS ONLINE. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 141–164, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p141. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3312. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático