ESCUTA MUSICAL E NARRATIVAS: diferença e alteridade nos processos comunicacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a2pt

Palavras-chave:

Escuta musical, diferenças, narrativas, experiência, hibridismo

Resumo

O presente trabalho visa pensar a prática da escuta musical como convite à diferença. O ponto de partida considera a organização da música pop nas mídias, sua aderência às estéticas do chamado Ocidente, para propor reflexões sobre obras de perfil híbrido, cuja matriz é o Sul Global. A análise empírica usa narrativas construídas em oficinas de escuta musical oferecidas a alunos do ensino médio como atividade de extensão. O caminho teórico metodológico aproxima a experiência de pesquisa narrativa à análise semiótica das canções para repensar a universalização dos regimes de reconhecimento dominantes nas mídias, com base em outras existências e campos de enunciação.

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Biografia do Autor

Nilton Faria de Carvalho, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-doutorando no Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP. niltonfar.carvalhol@gmail.com.

Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

FARIA DE CARVALHO, Nilton; VARGAS, Herom. ESCUTA MUSICAL E NARRATIVAS: diferença e alteridade nos processos comunicacionais. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a2pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10759. Acesso em: 19 nov. 2024.