Transgressives and “Transviadas” Performances
Audiovisual Narratives about Transsexuality in School
DOI:
https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3033Keywords:
Cultural as Performances. Queer Theory. Audiovisual Narratives. Transsexuality. Education.Abstract
As representações da sexualidade e do gênero têm se diversificado, multiplicado e vem ganhando espaço nos territórios midiáticos. Este ensaio analisa as narrativas audiovisuais sobre a transexualidade no ambiente escolar a partir dos produtos culturais audiovisuais Vestido Nuevo (2007), fragmentos da série televisiva Glee (2009-2015) e Laurence Anyways (2012). Tais produtos foram analisados sob a perspectiva das performances culturais, dos estudos transviados, das relações entre gênero e diversidade e das narrativas audiovisuais. Observa-se que é preciso, e cada vez mais, que se criem narrativas nas quais transexuais e travestis sejam representadas como pessoas dignas de viverem plenamente suas vidas e que estas vozes emerjam e encontrem espaços para narrarem suas próprias histórias.
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