PERFORMANCES TRANSGRESSORAS E TRANSVIADAS

Narrativas Audiovisuais sobre a Transexualidade na Escola

Autores

  • Judivan Alves Ferreira UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3033

Palavras-chave:

Performances Culturais. Estudos Transviados. Narrativas Audiovisuais. Transexualidade. Educação.

Resumo

As representações da sexualidade e do gênero têm se diversificado, multiplicado e vem ganhando espaço nos territórios midiáticos. Este ensaio analisa as narrativas audiovisuais sobre a transexualidade no ambiente escolar a partir dos produtos culturais audiovisuais Vestido Nuevo (2007), fragmentos da série televisiva Glee (2009-2015) e Laurence Anyways (2012).  Tais produtos foram analisados sob a perspectiva das performances culturais, dos estudos transviados, das relações entre gênero e diversidade e das narrativas audiovisuais. Observa-se que é preciso, e cada vez mais, que se criem narrativas nas quais transexuais e travestis sejam representadas como pessoas dignas de viverem plenamente suas vidas e que estas vozes emerjam e encontrem espaços para narrarem suas próprias histórias.

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Publicado

2017-01-27

Como Citar

Ferreira, J. A. (2017). PERFORMANCES TRANSGRESSORAS E TRANSVIADAS: Narrativas Audiovisuais sobre a Transexualidade na Escola. Espaço E Tempo Midiáticos, 1(1), 108–128. https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3033

Edição

Seção

Artigos