ESTUDO SOBRE SEGREGAÇÃO URBANA NO BAIRRO RESIDENCIAL JARDIM MATO GROSSO – PEDRA PRETA – MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15298

Palavras-chave:

Planejamento, Modificações, Intervenção, Segregação Urbana

Resumo

O presente trabalho tem como tema o estudo sobre segregação urbana do bairro residencial Vila Jardim Mato Grosso – Pedra Preta - MT. Com objetivo a busca e a compreensão acerca do funcionamento do planejamento urbano e sua intervenção na configuração da paisagem urbana da vila através da análise na qual a mesma foi proposta.  Esta parte da necessidade de observar a organização do espaço urbano da Vila Jardim Mato Grosso, surge pela necessidade das observações juntamente com a sociedade que ali convive, uma que se tem disposto todo um aparato para estruturar essa organização de forma eficiente e adequada às necessidades da localidade. Apesar disso o espaço ainda está estruturado de forma notoriamente caótica, na qual demostra problemas tanto no âmbito social, representado pela falta de infraestrutura urbana e ausência de serviços básicos entre eles, saúde, asfalto, moradia, segurança, drenagem pluvial, tratamento de esgoto, quanto ambiental o mesmo sendo observados pelas erosões, deslizamentos de terra, inundações desde seu surgimento, compactação do solo e etc. O método é o qualitativo apontando para uma pesquisa qualitativa, no método hipotético dedutivo, no que possibilitou aos sujeitos entrevistados emitirem suas opiniões sobre o tema em discussão. Para mencionar as questões, se busca responder com a presente pesquisa na qual fez-se um levantamento teórico-conceitual com embasamento nos pressupostos teóricos de diversos autores que tratam do tema abordado. 

Biografia do Autor

Aires José Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. Associado II do curso de Geografia e do mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da UFR.  Aires José Pereira é graduado e especialista pela UFMT – Campus de Rondonópolis, Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, Doutor em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia. Aires José Pereira possui vários livros e artigos publicados, é coautor do Hino Oficial de Rondonópolis – MT, é membro efetivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.  Há 34 anos atua no magistério do ensino básico e superior, como também é pós-graduação. Ministrou aulas em escolas municipais, estaduais e particulares em Rondonópolis e Tangará da Serra – MT. Desde 2004 é professor federal atuando na UFT – Campus de Araguaína, UFMT – Campus de Rondonópolis e UFR. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase e Planejamento Urbano, ambiental e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão desmedida do perímetro urbano, leituras de paisagens urbanas, cidades médias, educação ambiental, gestão ambiental, ensino de Geografia, Interdisciplinaridade Poética, urbanização, etc.

Paulo Ricardo Silva Pereira , Universidade Federal de Rondonópolis

graduado em Geografia pela UFR, é professor da Rede Municipal de Rondonópolis – MT, está concluindo graduação em Pedagogia na UNIUBE e pós graduação em Gestão Ambiental pela UNIASSELVI.

Max Roberto de Oliveira , Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis (2020) e mestrado em Geografia na área de GEOTENCOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL na mesma instituição (2022). Possui Especialização em Geografia Ambiental pela Faculdade única de Ipatinga (2021). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade única de Ipatinga e Faculdade Prominas (2023). É professor da Educação Básica rede municipal de Rondonópolis e na rede estadual de ensino no Estado de Mato Grosso.

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (RE) produção do espaço urbano. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8. ed. São Paulo: contexto, 1992.

CORRÊA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

DIAS, J. C; SILVA, S. M. B; PEREIRA, Aires José. UM ESTUDO SOBRE AS CALÇADAS DO BAIRRO SÃO JOÃO EM ARAGUAÍNA - TO. Observatorium, v. 4, p. 45-61, 2012.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Online: IBGE, 2010. Disponível em: https://ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt/pedra-preta.html. Acesso em: 20 abr. 2022.

PALÁCIO DO PLANALTO. GOV.BR - Presidência da República. LEI. No 10.257. Brasília: Presidência da República - Casa Civil, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10257.htm. Acesso em: 7 mar. 2022.

PEREIRA, Aires José. Algumas reflexões sobre a paisagem urbana de Araguaína (TO). Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO). Volume 1, número 1, p. 1-14, novembro de 2013.

PEREIRA, Aires José. Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética. 6. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2020.

PEREIRA, Aires José. Expansão Urbana e Exclusão Social em Tangará da Serra - MT. Produção Acadêmica (UFT) Porto Nacional, v. 03, p.

PEREIRA, Aires José. LEITURAS DE PAISAGENS URBANAS: Um Estudo de Araguaína – TO. Uberlândia: UFU, 2013. (Tese de Doutorado).

PEREIRA, Aires José. Tangará da Serra: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização. 4. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2021.

SANTOS, Milton. A urbanização Brasileira. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2009.

SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 5.ed. São Paulo: EDUSP, 2021.

SILVA, Regina Celly Nogueira da. As singularidades do bairro na realização da cidade: um estudo sobre as transformações na paisagem urbana do bairro da Torre na cidade de João Pessoa – PB. São Paulo, USP, 1999. (Dissertação de Mestrado em Geografia).

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: Esboço metodológico. Curitiba, 2004.

CULLEN, G. Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

PEREIRA, Aires José; PEREIRA , Paulo Ricardo Silva; OLIVEIRA , Max Roberto de. ESTUDO SOBRE SEGREGAÇÃO URBANA NO BAIRRO RESIDENCIAL JARDIM MATO GROSSO – PEDRA PRETA – MATO GROSSO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 196–219, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i27.15298. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/15298. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>