UM ESTUDO SOBRE AS IRREGULARIDADES NO TRÂNSITO EM ARAGUAÍNA (TO) E A GRANDE OCORRÊNCIA DE ACIDENTES NA ÁREA URBANA DA CIDADE

Autores

  • Juliana Lopes do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Renielle Sanches Ribeiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Aires José Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Juliana Lopes do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Renielle Sanches Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Aires José Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n3p01-15

Palavras-chave:

Acidente, Trânsito, Araguaína.

Resumo

Os acidentes de trânsito têm sido uma das principais causas de mortes e invalidez no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes dessa natureza logo se tornarão a 5ª causa de morte até o ano de 2030. Na cidade de Araguaína, o trânsito encontra-se cada vez mais caótico fazendo vitimas praticamente todos os dias. Nesse contexto, o presente trabalho busca discutir os problemas do trânsito na cidade de Araguaína (TO) visando contribuir com a diminuição de acidentes. Para a realização deste estudo, além de pesquisas e leituras referentes à problemática, analisamos dados sobre o número de acidentes na cidade, quantitativo referente à frota de veículos e ao número de vitimas. A partir dos estudos realizados constatou-se que, para diminuir o número de acidentes, além de melhorias na infraestrutura geral da cidade, é preciso haver mais respeito e educação no trânsito.

Biografia do Autor

Renielle Sanches Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

 

 

Aires José Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

 

 


Juliana Lopes do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Referências

ABNT -ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Pesquisa de Acidentes de Trânsito: NBR 10697/TB331. Rio de Janeiro:1989.

AKISHINO, Pedro.Segurança viária e Meio Urbano. Curitiba:Universidade Federal do Paraná, 2004.

ALENCAR, Adalberto Arruda. Manual do Candidato a Motorista: Motorista consciente, trânsito seguro. Palmas: Editora Primavera, 2011.

ANTP. Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras: relatório executivo. Brasília: Ipea, ANTP, 2003.

ARAGUAÍNA NOTÍCIAS. Disponível em: http://www.araguainanoticias.com.br/noticia/5495/apos-exigencia-do-mpe-dimas-anuncia-concurso-para-procurador-e-agentes-de-transito.htmlPágina visitada em: 01 de Novembro de 2013

CÓDIGO DE TRÂNSITOBRASILEIRO. Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997.Brasília: Ministério dos Transportes, 2003.

DETRAN/TO. Disponível em: http://www.detran.to.gov.br/noticia.php?id=885Página visitada em: 25 de Julho de 2013

GOLD, Philip A.; Alan E. R. Reduzindo acidentes: o papel da fiscalização de trânsito e do treinamento de motoristas. S/L, 2001.

PEREIRA, Aires José. Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética. 3. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2012.

PEREIRA, Aires José. Leituras de Paisagens Urbanas: Um estudo de Araguaína –TO. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013. Tese de doutorado em Geografia.

ONU. Disponível em: http://www.onu.org.br/12-milhao-de-pessoas-ja-morreram-em-acidentes-de-transito-em-2012-diz-secretario-geral-da-onu/Página visitada em:28 de Julho de 2013

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

NASCIMENTO, Juliana Lopes do; RIBEIRO, Renielle Sanches; PEREIRA, Aires José; NASCIMENTO, Juliana Lopes do; RIBEIRO, Renielle Sanches; PEREIRA, Aires José. UM ESTUDO SOBRE AS IRREGULARIDADES NO TRÂNSITO EM ARAGUAÍNA (TO) E A GRANDE OCORRÊNCIA DE ACIDENTES NA ÁREA URBANA DA CIDADE. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 01–15, 2014. DOI: 10.20873/rtg.v2n3p01-15. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/655. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>