Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 7MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O artigo tem extensão mínima de 12 e máxima de 30 páginas, está em em espaçamento 1,5; usa fonte Calibri tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e identificadas com títulos e fontes, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os direitos autorais são do autor e concedem à revista Tocantinense de Geografia, sem custo, o direito de primeira publicação, com o texto licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License e mediawiki.org/wiki/User:Revista_Tocantinense_de_Geografia

Diretrizes para Autores

Para submissão de artigos na Revista Tocantinense de Geografia é necessário que seja realizado um cadastro, com o propósito de facilitar o contato entre o conselho editorial e os autores. Quando o arquivo é submetido, o sistema emite um e-mail ao autor correspondente informando sobre a submissão do manuscrito. O processo editorial é iniciado com a conferência das normas de submissão. Se o texto estiver fora das normas será devolvido para adequação. Assim, para agilizar o processo editorial, recomenda-se aos autores que encaminhem os seus manuscritos, rigorosamente, de acordo com as normas do periódico.

Os artigos originais que estiverem em conformidade com as normas da revista serão avaliados pelo Conselho Editorial. Havendo correções será informado ao autor e este, por sua vez, terá o prazo máximo de 30 dias para fazer as devidas adequações para ser encaminhado para nova avaliação de mérito. Toda devolução de trabalhos será acompanhada de justificativa consubstanciada. Os trabalhos aprovados pelo Conselho Editorial terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois ou três especialistas no assunto, que farão a avaliação dos artigos, resenhas e ensaios. 

Periodicidade

A Revista Tocantinense de Geografia possui uma publicação quadrimestral. Os artigos são recebidos e publicados conforme submissão e ao final dos quatro meses a edição é encerrada.

 Política de Acesso Livre

 Todo o conteúdo da revista possui acesso livre, com a finalidade de garantir a difusão do conhecimento.

Missão

Permitir a difusão do conhecimento em Geografia e áreas afins por meio de artigos e ensaios científicos de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais, com o propósito de contribuir com o debate em torno de questões relacionadas ao espaço geográfico, sociedade e educação. 

Indexação

DIADORIMLATINDEXCROSSREFJIFACTORDRJIBIBLIOTEKEVIRTUAL

Referências e citações

  1. Os textos de artigos devem ser apresentados com extensão mínima de 12 e máxima de 30 páginas, em espaçamento 1,5, formato A-4, utilizando-se a fonte Calibri, tamanho 12.  Utilizar o template da revista. Para Ensaio, deve ter uma extensão minima de 08 páginas; Resenha de 04 páginas.
  2. O cabeçalho deve conter o título em caixa alta tamanho 14 centralizado (e opcional subtítulo, centralizado) em português e traduzido para o inglês (tamanho 12 em caixa alta, centralizado). Não deve inserir o nome do autor para garantir avaliação cega.
  3. O texto deve ser acompanhado obrigatoriamente com um resumo em português e em inglês, sendo opcional um terceiro resumo em espanhol, italiano e francês, com no máximo 200 e minimo de 150 palavras, em espaço simples, recuado 2cm, tamanho 10 e uma relação de até 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto devidamente traduzidas.

4 – A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos. É essencial conter introdução, objetivo, metodologia, discussão dos resultados e conclusão ou considerações finais, referências.

  1. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 3 linhas.
  2. As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente. As menções a idéias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página).

Ex.: (CARLOS, 1991) ou (CARLOS, 1991, p. 25). Caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses. Ex.: “A esse respeito, Valverde tratando sobre a... (1985)”. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data. Ex.: (SANTOS, 2005a), (SANTOS, 2005b).

  1. A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética de

sobrenome do(s) autor(es). Recomenda-se utilizar a ferramenta More para elaboração das referências.

Modelos:

  1. a) no caso de livro: SOBRENOME, Nome (completo dos autores). Título da obra (negrito. Não negritar o subtítulo). cidade de publicação: Editora, data.

Ex.: DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. São Paulo: Atica, 1991.

  1. b) no caso de capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org). Título do livro. Local de publicação: Editora, data. página inicial-página final.

Ex.: SAQUET, Marcos Aurélio. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In: RIBAS, Alexandre D.; SPOSITO, Eliseu S.; SAQUET, Marcos A (Org.). Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2004. p.121-147.

c) no caso de artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.

Ex.: HAESBAERT, ROGÉRIO. Região, Diversidade Territorial e Regionalização. GEOgraphia anos 1, n. 1. Niterói, Pós-Graduação em Geografia, p. 01-10 , 1999.

  1. d) no caso de artigo apresentado em congresso: Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Ex: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização e as regiões-rede. Anais do 5º. Encontro Brasileiro de Geógrafos. Curitiba: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1994.
  2. e) no caso de dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (tese). Local: Instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. (Categoria, grau e área de concentração).

Ex.: RIBEIRO, Miguel C. A complexidade da Rede Urbana Amazônica: três dimensões de análise. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998 (UFRJ, Tese, doutorado em Geografia).

  1. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias) devem ser enviadas preferencialmente em arquivos nos formatos JPG ou TIF, já inseridas no texto. 

                                Figura 1 - A igreja Nossa Senora do Rosário.

                                                 Foto: o autor, mar. 2016.

  1. O artigo completo deve ter no máximo 7mb.
  2. Os artigos enviados serão apreciados pela Comissão Cientifica da Revista Tocantinense em Geografia, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais.

 

Artigos

A revista Tocantinense de Geografia publica artigos com temática que contempla discussões sobre o espaço geográfico, a sociedade e a educação.

Dossiê

A Revista Tocantinense de Geografia a partir de 2022 abriu a seção para Dossiê. Conforme solicitação de autores e decisão do conselho editorial, será escolhido temáticas para a submissão dos textos na revistas.

Resenhas

Publica resenhas de livros com as mais diversas temáticas

Ensaios

Publica ensaios com temáticas diversas e que contribua para o debate científico.

Entrevista

Publicar entrevista que tenha contribuição no debate da ciências

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.