A URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO:

O Setor Santa Helena como estudo de caso

Autores

  • Aires José Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Janyelle Bezerra Dias Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p134-154

Palavras-chave:

urbanização – Jardim Santa Helena – Araguaína – TO

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é estudar algumas questões, tais como, o processo de ocupação no Jardim Santa Helena na cidade de Araguaína - TO, uma vez que o mesmo acontece de forma acelerada e desordenada sem preocupações sociais e com o meio ambiente. Compreender o papel do poder público em relação à infraestrutura urbana e a seletividade das obras onde o mesmo atua a favor de áreas centrais ou nobres da cidade, excluindo assim as áreas tidas como periféricas e de status inferior capitalistamente falando.

Biografia do Autor

Aires José Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto IV, do Departamento de Geografia da UFMT - Campus de Rondonópolis. Doutor em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999). Especialista em organização e Produção do Espaço Geográfico pela UFMT - Campus de Rondonópolis (1995). Licenciado em Geografia pela UFMT Campus de Rondonópolis (1992). Possui graduação em FILOSOFIA pelo CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA (2008), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Araguaína - TO, Expansão Urbana de Tangará da Serra - MT, cidade e seus problemas ambientais, ensino de Geografia, Interdisciplinaridade Poética, urbanização, Geografia Agrária, Ensino de Geografia e problemas sociais urbanos. Leituras de Paisagens Urbanas, tema pelo qual se doutorou em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia no dia 23 de abril de 2013. É poeta que acredita nas palavras transfonadoras de homens e de espaços. Possui uma página no Recanto das Letras onde publica seus textos poéticos, entre outros. É membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, coautor do Hino Oficial de Rondonópolis - MT. Possui vários artigos publicados em eventos e Revistas Científicas, além de 17 livros editados. É membro pesquisador do NURBA. Atualmente é coordenador de Ensino do Curso de Geografia da UFMT e Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Rondonópolis - MT. 

Janyelle Bezerra Dias, Universidade Federal do Tocantins

Graudada em Geografia pela UFT – Campus de Araguaína.

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (RE) Produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 1994.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Milton Santos (organizadores). Ensaios de Geografia Contemporânea. Obra revisitada. São Paulo: Hucitec/Imprensa Oficial do Estado, 2001.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

GASPAR, Jacira Garcia. Araguaína e sua região: Saúde como reforço da polarização. (dissertação de mestrado). Recife, 2002.

PEREIRA, Aires José. Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética. 5. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2019.

PEREIRA, Aires José. Tangará da Serra: nova fronteira agrícola e sua urbanização. 3. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2019.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço habitado. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2001. SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço habitado. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, Otávio Barros. Breve História do Tocantins e de sua gente: uma luta secular. Araguaína: Federação da Indústria do Estado do Tocantins, Brasília: Solo Editores, 1996.

SOUZA, Maria Adélia. Governo Urbano. São Paulo: Nobel, 1988.

SOUZA, Maria Adélia A de, SANTOS, Milton. (organizadores). A construção do Espaço. São Paulo: Nobel, 1986.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

PEREIRA, Aires José; DIAS, Janyelle Bezerra. A URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO:: O Setor Santa Helena como estudo de caso. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 134–154, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n17p134-154. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7041. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>