A AUSÊNCIA DE ARBORIZAÇÃO URBANA NO BAIRRO SÃO JOÃO EM ARAGUAÍNA – TO

Autores

  • Camilo Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Marivaldo Cavalcante da Silva
  • Aires Jose Pereira UFT
  • Camilo Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Marivaldo Cavalcante da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Aires José Pereira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p140-159

Palavras-chave:

Arborização, Paisagem urbana, Ausência, Qualidade de vida

Resumo

O presente artigo trata da ausência de arborização no bairro São João em Araguaína – TO. Tem como finalidade mostrar um dos problemas que afetam esse bairro, acima de tudo a qualidade de vida dos moradores e da população que transitam na área de estudo. Além de trazer diversos benefícios para a sociedade, a urbanização também muda a paisagem urbana constituindo desta maneira, uma melhor relação entre a natureza e a sociedade. O trabalho foi realizado a partir de aporte teórico pertinente ao tema, observações in lócus, realização de registros fotográficos de ruas do Bairro São João. Percebe- se que o bairro São João carece de arborização em vários trechos de suas longas ruas. Verificou-se que a estrutura das ruas dificulta a implantação e execução da arborização haja vista que, nas ruas existem fossas nas calçadas, linhas de transmissão de energia elétrica tanto na margem direita quanto esquerda de algumas ruas.

 

 http://dx.doi.org/10.22241/2317-9430/rtg.v5n8p140-159

Biografia do Autor

Camilo Machado, Universidade Federal do Tocantins

Grandaundo em Geografia pela UFT

Camilo Machado, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia

Marivaldo Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Dr. em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia com trabalho na área de geografia da saúde abordando Leishmaniose Visceral. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Prof. Dr. do curso de Geografia em Araguaína-TO UFT. Prof. no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. Atua nas áreas relacionadas com a sociedade, natureza e o desenvolvimento, Degradação ambiental, uso e gestão dos recursos hídricos e geografia da saúde. Coordenou o curso de geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no campus de Araguaína-TO entreAgosto de 2011 a Outubro de 2017.

Aires José Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005), graduação em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado. Geografia Urbana. Geografia Agrária. Didática da Geografia. Araguaína - TO, ensino, cidade, séries iniciais e urbanização. Está coordenador do Curso de Geografia da UFR. É coordenador de Estágio Supervisionado. É coordenador do PIBID Geografia da UFR. Possui 17 livros editados e vários artigos publicados.É supervisor do Laboratório de Cartografia.

Referências

RESENDE, Otávia Melina de. Arborização Urbana. Barbacena: Universidade Presidente Antonio Carlos. 2011.

SANTOS, Antonio Silveira Ribeira dos. Flora Brasileira: Arborização Urbana. Disponível em: www.aultimaarcadenoe.com/flora8.htm. Acessado. 10 de março de 2015.

SCHUCH, Mara Ione Sarturi. Arborização urbana: uma contribuição a qualidade de vida com uso de geotecnologias. Universidade federal de Santa Maria. 2006. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br. Acesso em 24 de março de 2015.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

MACHADO, Camilo; SILVA, Marivaldo Cavalcante da; PEREIRA, Aires Jose; MACHADO, Camilo; SILVA, Marivaldo Cavalcante da; PEREIRA, Aires José. A AUSÊNCIA DE ARBORIZAÇÃO URBANA NO BAIRRO SÃO JOÃO EM ARAGUAÍNA – TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 140–159, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n8p140-159. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/2399. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>