A INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA DA CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS-TO SOBRE OS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS

Autores

  • Saimon Lima de Britto Universidade Federal de Goiás
  • Aires José Pereira Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p33-50

Palavras-chave:

fenómenos urbanos, Tocantinópolis, Região Bico do Papagaio, Influência socioeconômica

Resumo

A presente pesquisa tem por natureza a análise científica dos fenômenos urbanos e socioeconômicos na cidade de Tocantinópolis – TO, localizada na região do Bico do Papagaio no extremo norte do Estado do Tocantins, região amazônica. Tem o objetivo de compreender a sua influência socioeconômica sobre os municípios circunvizinhos, buscando identificar quais deles dependem direta e/ou indiretamente socioeconomicamente da referida cidade. A pesquisa visa suprir a necessidade de estudos e materiais bibliográficos sobre as questões socioeconômicas e territoriais que se encontram na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado do Tocantins. Os poucos trabalhos desenvolvidos e publicados sobre a temática ainda são insatisfatórios perante a gama de problemas socioeconômicos e socioterritoriais da referida região.

Biografia do Autor

Saimon Lima de Britto, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG); Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT/IESA/UFG); Membro do Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários (NURBA/UFT); Fiscal Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Tem experiência nas áreas de Geografia Agrária, Movimentos Sociais, Luta Pela Terra, Pequenas Cidades no Interior do Brasil, Região, Território e Meio Ambiente.

Aires José Pereira, Universidade Federal de Rondonópolis

É Professor Associado I do Colegiado de Geografia da UFR. Supervisor do Laboratório de Cartografia. Coordenador de Ensino do Curso de Geografia da UFR. Coordenador do PIBID da Geografia. Coordenador de Estágio Supervisionado. Prof. de Estágio Supervisionado. Coordenador de Pesquisa. Membro do NDE. Membro do ICHS. Membro e Presidente de Colegiado de Curso. Foi Membro do Departamento de Geografia. Foi Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Rondonópolis. Doutor em Geografia pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia;  Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB; com graduação e especialização em Geografia pela UFMT; Membro Efetivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense; Membro Pesquisador do NURBA; Coautor do Hino Oficial de Rondonópolis - MT. Possui vários artigos publicados em Revistas Especializadas e eventos científicos, além de 17 livros editados, entre eles: "Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética" na 6ª Edição e "TANGARÁ DA SERRA; Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização" na 4ª Edição, etc.

Referências

BECKER, Bertha K. Amazônia. Série Princípios. São Paulo: Editora Ática, 1990.

BEZZI, Meri Lourdes. Região: uma (re) visão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria: Ed. EDUFSM, 2004.

BRASIL. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/tocantinopolis.pdf Acesso em: 03 de março de 2017.

BRASIL. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: http://CIDADEs.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=172120 Acesso em: 03 de março de 2017.

CORREIA, Aldenora Alves. Boa Vista do “Padre João”: Tocantinópolis-Goiás. Goiânia: Casa Editora APLIC, 1977.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio o dicionário da língua portuguesa. 8. Ed. Curitiba: Positivo, 2010.

LENCIONE, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2009.

RODRIGUES, Lysias Augusto. O Rio Dos Tocantins. Goiânia: UNIGRAF, 1978.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, Milton. Espaço e método. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SAQUET, Marco Aurélio. Abordagens e concepções de território. Coleção Geografia em Movimento. 3. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

SOUSA, Carlos Antônio de Oliveira (org.). Tocantinópolis: 150 anos de urbanização. Goiânia: Kelps, 2008.

SOUSA, Carlos Antônio de Oliveira. Repensando o turismo em Tocantinópolis: críticas e possíveis viabilidades. Goiânia: Kelps, 2007.

TOCANTINS. Secretária de Planejamento, 2015. Disponível em: http://to.gov.br/reas-de-interesse/cultura/patrimonio-cultural/CIDADEs-e-monumentos-historicos/tocantinopolis/ Acesso em: 03 março de 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-26

Como Citar

BRITTO, Saimon Lima de; PEREIRA, Aires José. A INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA DA CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS-TO SOBRE OS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 33–50, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n21p33-50. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/11254. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>