A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA:

UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MODELO EM ARAGUAÍNA – TO

Autores

  • Raquel Almeida Mendes
  • Elaine da Silva Sousa
  • Aires José Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p153-169

Resumo

Neste trabalho pretendemos realizar um estudo sobre o ensino de Geografia a partir da categoria de análise Lugar na Escola Estadual Modelo, estabelecendo uma prática reflexiva na construção dos saberes geográficos como consequência de uma visibilização do Lugar dos estudantes em sala de aula. Para a elaboração deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica de estudiosos da temática supracitada, aplicação de questionários para estudantes e professores e a realização de oficinas sobre a percepção do lugar por meios dos quatro sentidos, instituindo as oficinas por meio das geografias do cheiro, tato, visão e audição. As oficinas possibilitaram uma compreensão quanto às noções espaciais dos alunos, demonstrando a eficácia de compartilhar e considerar como ponto de partida a realidade referente ao Lugar dos estudantes para a construção de conhecimentos e a subjetividade de captar os conteúdos a partir da ótica no qual os discentes estão familiarizados. Apresentar em sala de aula as experiências e vivências espaciais geradas pelo contato diário do Lugar possibilita uma concepção geográfica significativa aos estudantes.

Palavas-chave: Ensino; Geografia; Lugar.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes

Acadêmica de Geografia na Univrsidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

MENDES, Raquel Almeida; SOUSA, Elaine da Silva; PEREIRA, Aires José. A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA:: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MODELO EM ARAGUAÍNA – TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 153–169, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n11p153-169. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3715. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>