AS TRANFORMAÇÕES PAISAGÍSTICAS DA AVENIDA NEBLINA EM ARAGUAÍNA (TO) NO PERÍODO DE CHUVA

Autores

  • Aires José Pereira Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Janicléia Nunes Siqueira Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Amanda Martins de Brito Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Amanda Martins de Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Janicléia Nunes Siqueira Universidade Federal do Tocantins
  • Aires José Pereira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p53-66

Palavras-chave:

paisagem urbana, transformações paisagísticas, chuvas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as transformações que ocorrem na paisagem da Avenida Neblina em Araguaína (TO) durante o período de chuva. A dinâmica paisagística ocorre pela ação combinada de vários fatores, dentre os quais destacamos a ação humana como fator primordial na transformação da paisagem. A metodologia utilizada foi em primeiro lugar, uma pesquisa a campo com levantamento de dados, o que permitiu uma melhor compreensão da área de estudo e a pesquisa bibliográfica, em artigos, jornais e pesquisas na internet, abordando referenciais teóricos pertinentes ao tema. O estudo demonstra que são vários os transtornos causados pela chuva afetando tanto os estabelecimentos comerciais quanto as residências nas proximidades do córrego que corta a Avenida Neblina. Verificou-se também que a falta de planejamento urbano é um agravante para tais transtornos.

Biografia do Autor

Aires José Pereira, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em FILOSOFIA pelo CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA (2008), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professor Assitente da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Araguaína - TO, cidade, ensino, urbanização e problemas sociais urbanos. Atualmente está cursando o Doutorado em Geografia pelo Programa DINTER - UFU/UFT

Janicléia Nunes Siqueira, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Lincenciada em Geografia pela UFT

Amanda Martins de Brito, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciada em Geografia pela  Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Amanda Martins de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Janicléia Nunes Siqueira, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Aires José Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005), graduação em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado. Geografia Urbana. Geografia Agrária. Didática da Geografia. Araguaína - TO, ensino, cidade, séries iniciais e urbanização. Está coordenador do Curso de Geografia da UFR. É coordenador de Estágio Supervisionado. É coordenador do PIBID Geografia da UFR. Possui 17 livros editados e vários artigos publicados.É supervisor do Laboratório de Cartografia.

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE:Censo Demográfico 1991, Contagem Populacional 1996, Censo Demográfico 2000, Contagem Populacional 2007e Censo Demográfico 2010.

MACHADO, C. A.; OLIVEIRA, V. M.Planejamento Ambiental para a Cidade de Araguaína–TO. Interface. Porto Nacional(TO), v.2, n. 2, p.52-65, maio 2005.

PEREIRA, Aires José.TANGARÁ DA SERRA: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização. 2. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2012.

PEREIRA, Aires José.ENSAIOS GEOGRÁFICOS E INTERDISCIPLINARIDADE POÉTICA: 4. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2015.

PEREIRA, Aires José. LEITURAS DE PAISAGENS URBANAS: Um estudo de Araguaína –TO. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013. (Tese de Doutorado).

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

PEREIRA, Aires José; SIQUEIRA, Janicléia Nunes; BRITO, Amanda Martins de; BRITO, Amanda Martins de; SIQUEIRA, Janicléia Nunes; PEREIRA, Aires José. AS TRANFORMAÇÕES PAISAGÍSTICAS DA AVENIDA NEBLINA EM ARAGUAÍNA (TO) NO PERÍODO DE CHUVA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 53–66, 2016. DOI: 10.20873/rtg.v5n7p53-66. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/1807. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>