PAISAGEM E POTENCIAL TURÍSTICO

Um estudo sobre o Cristo Redentor e do Parque das Águas em Araguaína – TO

Autores

  • Aires José Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tiara Lima da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p137-151

Palavras-chave:

Cristo Redentor, Parque das Águas em Araguaína, Paisagem turística

Resumo

Com intuito de ampliar os conhecimentos, o presente trabalho discute a paisagem local e potencial turístico do Cristo Redentor e Parque das Águas em Araguaína – TO, onde a pesquisa tem por finalidade apresentar a paisagem urbana local dessas duas áreas com atributos turísticos que definem uma paisagem belíssima. O principal objetivo é analisar os principais problemas das localidades. Para a análise requer a reconstrução dos aspectos de cunho econômico, político e ambientais onde acabam influenciando direta e indiretamente na organização socioespacial. Portanto, é relevante uma avaliação na parte estrutural externa e interna do Cristo Redentor e Parque das Águas no município de Araguaína- TO, bem como as condições econômicas e o bem estar da população.

Biografia do Autor

Aires José Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005), graduação em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado. Geografia Urbana. Geografia Agrária. Didática da Geografia. Araguaína - TO, ensino, cidade, séries iniciais e urbanização. Está coordenador do Curso de Geografia da UFR. É coordenador de Estágio Supervisionado. É coordenador do PIBID Geografia da UFR. Possui 17 livros editados e vários artigos publicados.É supervisor do Laboratório de Cartografia.

Tiara Lima da Silva , Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins

Referências

BENI, M.C. (1990). SISTUR: Estudo do turismo face à moderna teoria de sistemas - Turismo em análise. São Paulo: ECA/USP, p 15.

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do Espaço Turístico. Tradução Josely Viana Baptista. Bauru. EDUSC, 2002.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (Re) produção do espaço urbano. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2007.

CORIOLANO, Luzia Neide M. Teixeira. Turismo e geografia: abordagens críticas. Fortaleza: Ed. UECE, 2005. 174 p.

CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Introdução à Geografia do Turismo. 2. ed. São

Paulo: Roca, 2003.

FERREIRA, Vanderlei de Oliveira. A abordagem da paisagem no âmbito dos estudos ambientais integrados in: GeoTexto. Vol. 6, n° 2, dez. 2010, p. 187 a 208.

LEITE, Maria Angela Faggin Pereira. Destruição ou desconstrução? São Paulo: Hucitec, 1994.

MARCHEZINI, Flávia de Sousa. Paisagem urbana e dano ambiental estético: as cidades feias que me desculpem, mas beleza é direito fundamental. Revista da Procuradoria – Geral do Município de Belo Horizonte – RPGMBH, Belo Horizonte, ano 3, n. 5, jan./jun. 2010.

MAXIMIANO, Liz A. Considerações sobre o conceito de paisagem. R. RA’ E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, 2004.

PEREIRA, Aires José. ENSAIOS GEOGRÁFICOS E INTERDISCIPLINARIDADE POÉTICA: 6. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2020.

PEREIRA, Aires José. LEITURAS DE PAISAGENS URBANAS: Um estudo de Araguaína – TO. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013. (Tese de Doutorado).

PEREIRA, Aires José. TANGARÁ DA SERRA: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização. 4. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2021.

RUSCHMANN, Doris van de Meene. Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 1997. (Coleção turismo).

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

SILVA, Linyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2001.

SILVA, Andréa Cristina Alves da. Parque das Águas: complexo de lazer e turismo de Araguaína. 2006 http://www.achetudoeregiao.com.br/to/araguaina/historia_araguaina.htm.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

PEREIRA, Aires José; SILVA , Tiara Lima da. PAISAGEM E POTENCIAL TURÍSTICO: Um estudo sobre o Cristo Redentor e do Parque das Águas em Araguaína – TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 137–151, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p137-151. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/10236. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>