SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE

EXPERIÊNCIAS DE UMA RODA DE CONVERSA

Autores

  • Ana Cláudia Almeida Machado Universidade de Brasília
  • Augusto Joaquim Guambe Curso de Psicologia, Faculdade de Educação - Universidade Eduardo Mondlane
  • Larissa Polejack Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - Departamento de Psicologia Clínica - Universidade de Brasília
  • Eliane Maria Fleury Seidl Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - Departamento de Psicologia Clínica - Universidade de Brasília
  • Bento Daniel Saloio Mazuze
  • Emílio Peres Facas Universidade de Brasília UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P309

Palavras-chave:

Roda de conversa; Estudantes universitários; Saúde mental; Psicodinâmica do Trabalho.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência ocorrida em 2018 na Universidade Eduardo Mondlane, uma universidade pública moçambicana localizada na capital Maputo. Realizou-se uma roda de conversa junto a estudantes do curso de psicologia com o objetivo de abordar a temática da saúde mental no contexto universitário. Participaram aproximadamente 20 estudantes de ambos os sexos, com idades variando entre 20 e 30 anos. A atividade permitiu o compartilhamento de ideias e vivências ligadas à vida universitária que impactavam o bem-estar e mal-estar no ambiente acadêmico. Dentre elas, destacam-se questões interpessoais, em especial no tocante ao relacionamento entre os colegas; administrativas, que se relacionam com as regras impostas nas disciplinas; e estruturais, que dizem respeito às condições físicas para a realização do trabalho acadêmico. Aspectos positivos e negativos foram mencionados. A roda de conversa propiciou maior interação entre estudantes, estimulou a empatia entre os colegas e permitiu elaboração conjunta de novos modos de solução dos problemas. Além disso, permitiu o compartilhamento de idéias a respeito de melhorias no relacionamento entre discentes e docentes e também de aspectos relacionados à estrutura física da universidade.

Biografia do Autor

Augusto Joaquim Guambe, Curso de Psicologia, Faculdade de Educação - Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretor do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Eduardo Mondlane e do Curso de Psicologia da Universidade Wutivi/UniTiva, Moçambique. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane.

Larissa Polejack, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - Departamento de Psicologia Clínica - Universidade de Brasília

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Tulane, Nova Orleans, EUA. Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Coordenou o projeto Pró Mobilidade Internacional CAPES-AULP relativo à parceria entre o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e a Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane.

Eliane Maria Fleury Seidl, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - Departamento de Psicologia Clínica - Universidade de Brasília

Pós-doutora em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Chefe do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Coordena o Projeto Com-Vivência do Hospital Universitário de Brasília

Bento Daniel Saloio Mazuze

Psicólogo, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane

Emílio Peres Facas, Universidade de Brasília UnB

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Coordenador do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho do Departamento de Psicologia e Social e do Trabalho da Universidade de Brasília - LPCT/UnB.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Machado, A. C. A., Joaquim Guambe, A., Polejack, L., Fleury Seidl, E. M., Saloio Mazuze, B. D., & Facas, E. P. (2020). SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EXPERIÊNCIAS DE UMA RODA DE CONVERSA. Trabalho (En)Cena, 5(1), 309–327. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P309

Edição

Seção

Relato de Experiência