SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MOÇAMBIQUE
EXPERIÊNCIAS DE UMA RODA DE CONVERSA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P309Palavras-chave:
Roda de conversa; Estudantes universitários; Saúde mental; Psicodinâmica do Trabalho.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência ocorrida em 2018 na Universidade Eduardo Mondlane, uma universidade pública moçambicana localizada na capital Maputo. Realizou-se uma roda de conversa junto a estudantes do curso de psicologia com o objetivo de abordar a temática da saúde mental no contexto universitário. Participaram aproximadamente 20 estudantes de ambos os sexos, com idades variando entre 20 e 30 anos. A atividade permitiu o compartilhamento de ideias e vivências ligadas à vida universitária que impactavam o bem-estar e mal-estar no ambiente acadêmico. Dentre elas, destacam-se questões interpessoais, em especial no tocante ao relacionamento entre os colegas; administrativas, que se relacionam com as regras impostas nas disciplinas; e estruturais, que dizem respeito às condições físicas para a realização do trabalho acadêmico. Aspectos positivos e negativos foram mencionados. A roda de conversa propiciou maior interação entre estudantes, estimulou a empatia entre os colegas e permitiu elaboração conjunta de novos modos de solução dos problemas. Além disso, permitiu o compartilhamento de idéias a respeito de melhorias no relacionamento entre discentes e docentes e também de aspectos relacionados à estrutura física da universidade.
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