Arquivos - Página 4

  • Um pedacinho da Educação Física: a ginástica artística
    v. 27 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: o circo
    v. 26 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: o boliche
    v. 25 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Fisica: o Golfe
    v. 24 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Diálogos: Música, Cultura e Sociedade
    v. 23 n. 1 (2023)

    Esta é uma edição temática organizada pelos professores Adriana Demite Stephani, Aparecida de Jesus Soares Pereira e Waldir Pereira da Silva, docentes da Universidade Federal do Tocantins. A publicação tem origem no projeto de pós-graduação Lato senso Música, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins, vinculado ao grupo de pesquisa GIEM – Gabinete de investigação em Educação Musical e ao curso de Licenciatura em Educação do Campo: códigos e linguagens com habilitação em Artes Visuais e Música, cujo objetivo é proporcionar a formação continuada de docentes e pesquisadores para atuarem no contexto da pesquisa, do ensino e da extensão nas áreas da Música, das Ciências Humanas e Sociais.

    A publicação põe em relevo a colaboração de vários autores que pretendem em seus textos abrir a possibilidade de discussões em uma área de conhecimento interdisciplinar da Música e das Ciências Humanas e Sociais, por meio do diálogo das pluralidades epistemológicas. A maior parte dos autores compõem o corpo docente da pós-graduação e apresentam à comunidade acadêmica e geral, suas filiações teóricas e filosóficas no que tange a investigação em suas respectivas áreas.

  • Um pedacinho da Educação Fisica: o Handebol
    v. 22 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: o skate
    v. 21 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: a natação
    v. 20 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Manual de Extensión Rural: práctica colectiva, acceso al mercado y monitoramiento económico para grupos sociales
    v. 19 n. 1 (2023)

    La extensión rural y la asistencia técnica son temas críticos para el desarrollo regional, ya que el campo es una parte inexorable de cualquier estrategia dirigida a reducir las disparidades entre regiones y es con gran alegría que la Universidad Federal de Tocantins (UFT) pone a disposición de la sociedad brasileña este manual de orientación técnica.

    Es un manual que busca avanzar la diversidad presente en la extensión rural, desde el contexto histórico hasta la forma en que se consolidó la asistencia técnica rural en Brasil, pasando de una perspectiva puramente de transferencia de tecnología a debates inclusivos sobre género, participación popular, colectividad. el trabajo, el acceso a los mercados, la solidaridad y la puesta en el centro de la discusión de formas más amplias y aplicadas de políticas públicas.

  • Um pedacinho da Educação Física: Gênero e sexualidade
    v. 18 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: os jogos
    v. 17 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: as Práticas Corporais de Aventura
    v. 16 n. 1 (2023)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Manual da Extensão Rural: prática coletiva, acesso ao mercado e monitoramento econômico para grupos sociais
    v. 15 n. 1 (2023)

    O Manual Sobre Extensão Rural apresenta um conjunto de informações sobre a orientação técnica no campo e objetiva apoiar as ações de extensionistas nas áreas rurais, tanto em programas e projetos de extensão universitária quanto para auxiliar nos processos de intervenção de técnicos de empresas públicas e privadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atuar com diversos públicos e problemáticas do mundo rural. A ideia de construir um manual voltado para algumas questões da Extensão Rural vai de encontro ao objetivo geral do Programa de Extensão intitulado “Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional” que é realizar atividades de educação informal sobre temas correlatos ao meio ambiente e que proporcione a construção do conhecimento e a troca de saberes, seja por meio da transmissão de informações e/ou na sensibilização com os atores locais no campo. A maioria do público beneficiário das ações e dos projetos que compõe o Programa estão situados em comunidades rurais e quilombolas, ribeirinhos, assentados da reforma agrária, reassentados de grandes empreendimentos econômicos, pescadores artesanais e piscicultores familiares, produtores agroecológicos, comunidades quilombolas, entre outros. Os textos e as experiências que foram reunidos na construção deste Manual foram utilizados nas ações de campo e compõem resultados obtidos em projetos de pesquisa e, principalmente, naqueles de extensão universitária em que os autores estiveram envolvidos, o que corresponde a “um conjunto de ações sócio comunitárias voltadas para a produção de benefícios coletivos” (CARNEIRO, 1985). Assim, este Manual poderá apresentar, ainda que de forma sucinta, algumas boas práticas que possam auxiliar a sistematização de experiências inovadoras que conseguiram integrar o tripé estruturante das universidades públicas brasileiras: ensino, pesquisa e extensão, e que também se aplicam à realidade dos inúmeros extensionistas da ATER.

  • Docência e Formação : desafios em tempos de pandemia
    v. 14 n. 1 (2023)

    O presente livro tem como título - DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: desafios em tempo de pandemia. A obra reúne autores que discutem a docência em suas nuances em diferentes áreas do conhecimento, bem como a formação docente e muito especialmente essa  coletânea reúne estudos e reflexões que versam sobre a temática em alguns textos do momento crítico, a qual vive o Brasil e o mundo que é a pandemia da Covid-19. Os textos escritos por docentes, na maior crise sanitária dos últimos tempos, se propõem a retratar o momento histórico que certamente subsidiará outros pesquisadores a discutir e entender as possibilidades da defesa da educação como direito, tendo no ato de aprender um princípio universal.

    O livro compõe-se de onze capítulos e para o debate são apresentadas as discussões da docência, da formação, da pandemia, língua portuguesa, literatura, língua inglesa, libras, matemática, ensino remoto, formação inicial via estágio supervisionado em educação infantil, pedagogia, ensino híbrido para velhos e formação docente na pandemia da Covid-19.

    O leitor e a leitora podem conferir a seguir um breve resumo de cada capítulo, bem como a autoria de cada texto, assim desejamos profícua leitura.

  • Intercultural and inter-epistemical dialogues in interface with education
    v. 13 n. 1 (2023)

    This work invites us to reflect not only on educational practices, but also on cultural, political and economic issues that cross educational relationships and experiences in different times and spaces, seen here through the prism of an intercultural perspective and an epistemic bias that opposes the universalists pretensions of hegemonic Western thought. The central issue that articulates the studies gathered here are the possible relationships between different kno- wledge that can support theories and new practices. It is about highlighting dia- logues, experiences and knowledge that were denied and subjugated, as well as the histories and cultures of so many other peoples in Latin America, in a clear invitation to reflect on other possibilities and conditions for the production of knowledge

  • Aprender mais para ensinar melhor: o esporte e as lutas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    v. 12 n. 1 (2023)

    Os primeiros anos do Ensino Fundamental são caracterizados pelo estímulo, à cooperação e o raciocínio lógico. O objetivo desta cartilha  para esta etapa de ensino está diretamente ligada às práticas do esporte e das lutas com ênfase à cultura da região norte visando fortalecer o seu trabalho na escola, professor ou professora,  que material foi construído e idealizado para vocês da rede pública de ensino, sendo intitulado a coleção: "Aprender mais para ensinar melhor"e neste volume com destaque ao o ensino do esporte e das lutas nos anos iniciais do Ensino Fundametal"

    o objetivo desse material é auxiliar os professores do Ensino Fundamental a desenvolverem uma aula de Educaçação Física com contéudos sistematizados que forteleçam o processo de ensino do aluno. Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES), Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer - REDE CEDES/TO, Universidade Federal do Tocantins (UFT), PROGRAD, PROPESQ, PROEX, por meio do Edital Universal de Pesquisa e Edital de Núcleos de Pesquisa.

  • Diálogos interculturais e Interpistêmicos na interface com a educação
    v. 11 n. 1 (2023)

    A obra nos convida a refletir não somente sobre práticas educativas, mas também sobre questões culturais, políticas e econômicas que cruzam as relações educativas, vistas aqui pelo prisma da perspectiva intercultural e do viés interepistêmico. A questão central que articula os estudos reunidos na obra são as relações possíveis entre diferentes conhecimentos que possam fundamentar teorias e novas práticas. Trata-se de evidenciar diálogos, experiências e conhecimentos que foram negados e subjugados, num claro convite à reflexão sobre possiblidades e condições outras de produção de conhecimentos.

  • Aprender mais para ensinar melhor: os Jogos e a Capoeira nos anos inicias do Ensino Fundamental
    v. 10 n. 1 (2023)

    Esta cartilha, em parceira com o Programa de Residência Pedagógica do curso de Educação Física, juntamente com o mestrado profissional em Educação Física, todos da UFT, traz como temas principais a capoeira e jogos com ênfase nos jogos de matriz indigena, trazendo além de discussões acerca dos temas, algumas opções de brincadeiras, brinquedos e atividades que podem facilitar a inclusão da capoeira e dos jogos de matriz indígenas como conteúdos das aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Com o intuito de direcionar os professores ao ensino da capoeira e jogos na escola.

  • PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA NO PROF-FILO VOL 02
    v. 9 n. 1 (2023)

    Coletânea organizada em duas partes. Uma primeira abarca análises e reflexões sobre as Reformas Educacionais Brasileiras e o Ensino da Filosofia; entre elas são objeto de análise a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/2009, que normatizaram a presença de conteúdos sobre as africanidades e da cultura indígena, respectivamente, no currículo escolar, com referência especial às aulas de filosofia. E, também, a lei 13.415/2017, que se refere à nova estrutura curricular do ensino médio, que retirou a filosofia da categoria de disciplina e a nomeou como “estudos e práticas”. A formação continuada de professores e professoras de filosofia realizada no âmbito do Prof-Filo e a abrangência da constituição do pensamento filosófico brasileiro são temas que se somam para dar a pensar aos leitores e às leitoras sobre a complexidade das práticas de ensino da filosofia no Brasil. A segunda parte do livro – Fundamentos de Educação e Ensino de Filosofia, como seu título expressa, é composta por cinco (5) capítulos que tomam como referência filósofos e filósofas para pensar a educação e, de modo mais específico, o ensino da filosofia; Adorno, Hannah Arendt, Deleuze, Macintyre se destacam como referências centrais. Deste modo, esta segunda parte indica que estudos sobre ensino da filosofia e sobre filosofia da educação tem uma relação de familiaridade, a qual impede que uma linha nítida de separação epistêmica entre eles seja colocada; ao contrário, reforça a histórica interdependência entre Filosofia e Educação. É este um livro que oferece muitas ideias. É um livro que nos dá a pensar e que se mostra como afirmação da pesquisa produzida a partir do encontro entre universidade pública e escola básica.

  • Saúde mental, bem - estar e lazer no contexto universitário
    v. 8 n. 1 (2023)

    Esta cartilha tem como objetivo abordar algumas questões pertinentes ao bem estar, ao lazer e a saúde física e mental no contexto universitário trazendo alguns apontamentos de ações que tem ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. Este material faz parte de um projeto maior intitulado “A saúde, o bem estar e o lazer no contexto dos profissionais e estudantes da educação e da saúde”., em parceria com o Centro de Pesquisas em Esporte e Lazer, Rede Cedes do Tocantins, Programa de Inovação Pedagógica do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Residência Pedagógica do Curso de Educação Física e com recursos do Projeto Universal de pesquisa da UFT. O intuito é disseminar algumas das ações da UFT no que tange ao enfrentamento as questões ligadas à saúde mental visando o lazer e bem estar dos estudantes universitários.

  • A Máquina de Moer Mulher: Política, Produção e Estética na Pandemia
    v. 7 n. 1 (2023)

    Este livro reúne escritos de mulheres que atuam no movimento, na escrita e na teoria feminista. Entendendo que reunir mulheres para escrever é por si uma prática de transformação da realidade vigente. Tem como mote a escrita de mulheres durante a pandemia global provocada pela COVID-19 e visa compreender como mulheres estão se organizando na produção acadêmica conciliada ao trabalho reprodutivo, ao qual o gênero feminino não consegue se desvencilhar. Dessa forma, uma coletânea interdisciplinar, multifacetada e que transita em diferentes gêneros literários e de escrita.

  • Serviço Social, Política Social e Direitos Humanos
    v. 6 n. 1 (2023)

     O e-book Serviço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanos é a segunda coletânea organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins. Tem como objetivo divulgar a produção e sistematização de estudos e pesquisas realizados pelos docentes e discentes vinculados à pós-graduação. A obra foi materializada conforme as reflexões desenvolvidas no escopo dos fundamentos das principais categorias de análise integrantes das linhas de pesquisa do programa.

  • Cuidados Paliativos prestados pela equipe de Enfermagem
    v. 5 n. 1 (2023)

    O câncer é um dos principais problemas de saúde pública mundial desde 2003, na medida em que as neoplasias malignas se constituem na segunda causa de morte na população (INCA, 2010). A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009) estima 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030, 17 milhões de mortes por esse agravo e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. A OMS destaca ainda que esse aumento vai incidir em países com renda baixa e média. O câncer é uma doença com grande possibilidade de cura, e na impossibilidade desta, são estabelecidos os cuidados paliativos. O termo “paliativo” vem do latim pallium, com significado de proteção e qualidade de vida para os pacientes e familiares. A análise do estudo sobre cuidados paliativos em pacientes terminais se faz necessário devido a importância da prestação dos cuidados paliativos, que surgiram como uma modalidade terapêutica que tem por filosofia melhorar a qualidade de vida dos pacientes e famílias no enfrentamento de doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio dos sofrimentos físicos, psicossociais e espirituais.

  • Do Básico ao Complexo: Aprendendo a Programar em Python com o ChatGPT
    v. 4 n. 1 (2023)

    Caro leitor corajoso que se aventura a adentrar estas páginas, saiba que você está prestes a entrar no mundo curioso e maluco da programação em Python. Mas antes, deixe-me dizer uma coisa: este livro foi escrito por uma IA chamada ChatGPT, que provavelmente sabe mais sobre Python do que eu jamais serei capaz de aprender! Sim, é verdade! Enquanto você folheia este livro e se depara com exemplos brilhantes e claros, é tudo mérito do ChatGPT, a inteligência artificial suprema do universo da programação. E eu? Bem, sou apenas um humano desajeitado que às vezes confunde ponto e vírgula com pontos de interrogação. Mas hey, não se preocupe, estou aqui para te guiar através dessa jornada caótica. Enquanto você aprende a criar variáveis, condicionais e loops, eu estarei ocupado tentando não fazer um looping infinito de erros de sintaxe. Prepare-se para observar meus pequenos tropeços enquanto tento extrair conceitos complexos do ChatGPT. Às vezes, até o ChatGPT precisa intervir para salvar o dia e corrigir meus equívocos hilários de comandos e pedidos indecifráveis.

  • Cadernos Pedagógicos Topama: Oficinas em educação em saúde
    v. 3 n. 1 (2023)

    Este Caderno Pedagógico reúne doze PIP, com seus respectivos Planos de Ações das Oficinas, sendo quatro de cada estado que integra a Rede TOPAMA, considerados significativos, tendo em vista seus objetivos, e por saber realizar oficinas pedagógicas para 120 estudantes do Ensino Fundamental em escolas das redes e sistemas de ensino dos Municípios partícipes da Rede TOPAMA.

76-100 de 205