Arquivos - Página 4

  • Um pedacinho da Educação Física: saúde na escola/Alimentação saudável e prevenção da obesidade
    v. 1 n. 43 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/Promoção da Atividade Fisica
    v. 1 n. 42 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Experiências Intergeracionais na Amazônia
    v. 1 n. 41 (2024)

    Em "Experiências Intergeracionais na Amazônia", as autoras mergulham nas profundas transformações demográficas do Brasil, revelando um panorama onde uma população idosa cresce a passos largos. Com dados recentes do IBGE destacando que a proporção de pessoas com 65 anos ou mais saltou de 7,7% em 2012 para 10,5% em 2022, o livro examina como esse impacto impacta a sociedade, especialmente no estado do Tocantins, localizado na Amazônia. Ao explorar a riqueza cultural e ecológica da região, as autoras investigam as interações intergeracionais que emergem nesse contexto. Por meio de relatos vívidos e experiências únicas, ele destacou a importância dos vínculos entre jovens e idosos, mostrando como essas trocas não apenas enriquecem a educação, mas também fortalecem a saúde, os valores e a compreensão mútua entre as gerações.

  • Universidade da Maturidade: Caminhos Formativos para a Pessoa Idosa
    v. 1 n. 39 (2024)

    O debate sobre o envelhecimento humano perpassou vivenciadas por aqueles que alcançaram o privilégio de serem centenários. Homens e mulheres que acompanharam e vivenciaram o número de pessoas idosas aumentaram no mundo, graças aos avanços que garantem a prosperidade humana e às conquistas que a sociedade permitiu a esse grupo, dentre eles as possibilidades de satisfação em desejos sujeitos. Nesse contexto, é fundamental refletir sobre a riqueza de experiências e histórias que os centenários carregam. Eles não apenas testemunharam transformações sociais, tecnológicas e culturais, mas também moldaram essas mudanças com suas vivências. Cada um deles possui uma narrativa única, repleta de desafios superados e sabedoria acumulada ao longo dos anos. Além disso, a presença de pessoas idosas ativa discute a qualidade de vida, a saúde mental. É essencial promover um olhar mais positivo sobre o envelhecimento, valorizando a contribuição dos idosos e criando espaços que possibilitem sua participação plena. Assim, ao comemorar o centenário de vida, confirmamos não apenas a longevidade, mas também a vitalidade e a relevância desses indivíduos em nossa sociedade.

  • Brincando com o Terceiro Ano do Ensino Fundamental
    v. 1 n. 38 (2024)

    Caro(a) leitor(a)!

    Qual era o seu jogo, brinquedo ou brincadeira favorita, na sua infância?

    Os jogos, brinquedos e brincadeiras fizeram e fazem parte do universo infantil estendendo-se por toda a nossa vida, para alguns, com mais ênfase, para outros, muitas vezes, só nas recordações e nas reminiscências do baú da memória. Não importa qual seja a sua resposta. Queremos convidá- lo(a) a mergulhar nessa temática e aprofundar seus conhecimentos. É no brincar que as crianças convidam os adultos a olhar o mundo — assim como elas — com olhos de quem pergunta! Para apoiar as famílias, cuidadores e professores, preparamos esse e-book que apresenta as brincadeiras que permeiam a infância de hoje, resgatando as brincadeiras tradicionais e apresentando as brincadeiras digitais de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. 

     

  • Agregação de valor e uso sustentável de frutos exóticos
    v. 1 n. 37 (2024)

    A diversidade de espécies de fruto exóticos e/ou nativas da floresta amazônica, oferece grande potencial para a indústria e sociedade. A alta concentração de composto nutricional, bioativos e antioxidantes, podem ser utilizados na fabricação de produtos alimentícios e desenvolvimento de fármacos de grande relevância, agregando valor aos frutos e gerando renda para as comunidades que os produzem. No entanto, o uso dessa matéria-prima deve ser estratégico e direcionado, minimizando o extrativismo e maximizando os benefícios tanto à saúde da população quanto à economia do país, em atendimento a diversos objetivos para o desenvolvimento sustentável.

  • A política urbana como instituição: o caso do planejamento e gestão urbanos em Palmas (TO) pós-estatuto da cidade
    v. 1 n. 36 (2024)

    A Constituição Federal apresenta um capítulo sobre a Política Urbana e contém dois artigos o 182 e o 183. Após 88, esse capítulo foi regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/2001, o Estatuto da Cidade. Como consequência, surgiram os Planos Diretores Participativos Municipais como os principais instrumentos de planejamento para o desenvolvimento urbano nas cidades brasileiras. Para compreender a política urbana em Palmas-TO, pós-Estatuto da Cidade, se fez necessário analisar a elaboração, aprovação, implementação e revisão do Plano Diretor Participativo de Palmas (2007-2018).

  • Um pedacinho da Educação Física: Esgrima em cadeira de rodas
    v. 1 n. 35 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

     
  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Ciclismo
    v. 1 n. 34 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Remo
    v. 1 n. 33 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes paralímpicos/ Triatlo
    v. 1 n. 32 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Do Básico ao Complexo: Aprendendo Banco de Dados em SQL com o ChatGPT
    v. 1 n. 31 (2024)

    Assim como no nosso primeiro livro, este também foi escrito pela incrível inteligência artificial ChatGPT, que provavelmente sabe mais sobre SQL do que eu jamais saberei! Sim, é verdade! Você vai encontrar páginas repletas de exemplos brilhantes e explicações claras, tudo graças ao nosso genial ChatGPT. E eu? Bem, sou apenas um humano que às vezes confunde um comando INNER JOIN com um OUTER JOIN (brincadeira, mas você entendeu a ideia). Mas não se preocupe, estou aqui para te guiar através dessa jornada igualmente caótica e fascinante. Enquanto você aprende a criar e gerenciar bancos de dados, a realizar consultas eficientes e a otimizar suas operações em SQL, eu estarei ocupado tentando não fazer uma query que acabe deletando todo o banco de dados. Prepare-se para mais uma vez observar meus pequenos tropeços enquanto tento extrair conceitos complexos do ChatGPT. E sim, às vezes até o ChatGPT precisa intervir para salvar o dia e corrigir meus pedidos confusos, mas no final a gente sempre se entende e levamos a você um material 100% confiável!

  • Teatro-audiovisual-literatura: Diálogos & Fronteiras
    v. 1 n. 30 (2023)

    A presente coletânea reúne textos de estudos do Teatro, em interseção com as linguagens do Audiovisual e Literatura. As inquietações que mobilizam os ensaístas, originam-se no hibridismo de diálogos como fundamento e regra para o artista-pesquisador, pois o desafio maior é, por um lado, sinalizar sensivelmente aquilo que o teatro sabe fazer, e, por outro, borrar as fronteiras interartes, fomentando e prospectando, novos hibridismos, constelações, procedimentos e expedientes de criação entre tradições intelectuais e artísticas diversas.

  • As comunidades terapêuticas na política sobre drogas do Governo Federal
    v. 1 n. 29 (2024)

    Comunidades terapêuticas são instituições de acolhimento e tratamento às pessoas com demandas de saúde mental, decorrentes do uso prejudicial de substâncias psicoativas. Tem-se acompanhado a ampliação dessas instituições no país, entre outros fatores, com a destinação de verbas do Governo Federal mediante a transferência das responsabilidades na atenção em saúde mental no processo de desmonte dos serviços substitutivos. Diante disso, a obra realiza uma análise dessas entidades considerando os amparos legais, a destinação de recursos públicos e o trabalho realizado por elas.

  • Startup - Tive uma ideia, por onde começar?
    v. 1 n. 28 (2024)

    Esse livro foi escrito para ser um guia básico. Aqui você vai encontrar apenas o que é fundamental saber para iniciar um empreendimento. Quando comecei a escrever esse livro estabeleci uma meta, não passar de 60 páginas e proporcionar os primeiros passos em uma direção correta para o futuro empreendedor. Já vi muita gente iniciando uma caminhada no mundo das startups em uma direção não muito indicada e posteriormente afirmar coisas do tipo: “se eu soubesse disso antes”; “se alguém tivesse me dado essa orientação”; “apenas uma dica e eu não teria perdido todo esse tempo”.

  • Vida cotidiana, diversidade e urbanidade: fissuras e desvios promovidos pelas atividades terciárias em Palmas (TO)
    v. 1 n. 27 (2024)

    O livro avalia a lógica de realização do setor terciário em Palmas (TO) e, para tanto, analisa, desde sua fundação, a dicotomia entre o planejado e o realizado, evidenciando as motivações e impactos de desvios e fissuras promovidos pelas atividades terciárias que, nas suas acepções tangível e intangível, induzem novas formas de vivenciar a cidade, ressignificando a vida cotidiana e potencializando a urbanidade.

  • Agenda 2030 e a sua divulgação pelo diálogo formativo
    v. 1 n. 26 (2024)

    Esta obra foi resultado de um longo processo de construção de oito anos de acúmulo em atividades extensionistas, com enfoque na Agenda 2030 e de atuação interdisciplinar.Buscamos com esta temática ambientalista apresentar um recorte por relatos que mostram as possibilidades de transformação cidadã, que foram estruturados a partir de comunicação simples, porém, com análise e apresentação de casos que ratificam o respeito ao saber popular, ao diálogo comunitário, ao olhar cotidiano do cidadão e a conversa aberta e franca sobre a cidade real. A produção esta agregada ao PDI/UFT.

  • Via cega: sobre a possibilidade dos onómata como “intermediários” no Crátilo de Platão
    v. 1 n. 25 (2024)

    No diálogo Crátilo, Platão opõe às duas teses extremas, naturalista e convencionalista, uma síntese entre estas que permita conceber a origem da relação ónoma-ón, isto é, entre o nome e a coisa para empregar com justeza os nomes e, mais tarde, compreender a função desta relação no ato de conhecer.A presente obra procura mostrar como as ideias surgem na estrutura da linguagem de modo que fundamente um falar verdadeiro, embora somente aproximativo, como veremos, devido à impossibilidade de identidade plena entre os logoí e os objetos.

  • Tópicos especiais em microbiologia agrícola II
    v. 1 n. 74 (2024)

    Apresentamos mais uma obra dedicada aos tópicos especiais em microbiologia agrícola, voltada para a comunidade técnica e os produtores envolvidos no avanço das pesquisas científicas na agricultura. Este livro é fruto da colaboração de diversos pesquisadores, tanto do setor público quanto do privado, com contribuições valiosas de instituições como a Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins, Centro Universitário Católica do Tocantins, entre outras parceiras. É importante ressaltar que este segundo volume não se propõe a ser um tratado abrangente sobre microbiologia agrícola, pois nosso objetivo principal é compartilhar informações relevantes para o setor agropecuário sobre a microbiologia agrícola que desempenha um papel crucial para promover a sustentabilidade e a produtividade da agricultura, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

  • Inseto-Praga: Principais ordens e conceitos introdutórios
    v. 1 n. 24 (2024)

    A Entomologia Agrícola é uma das áreas mais fascinantes da zoologia, e é também uma das mais cruciais para a compreensão das dinâmicas agroecológicas e dos seus impactos na vida humana e no meio ambiente. Dessa forma, a presente obra tem por objetivo levar aos leitores os embasamentos conceituais básicos que fundamentam o estudo dos insetos pragas e o seu manejo. Ela tem como público-alvo prioritário os estudantes universitários de graduação e demais sujeitos que necessitam de uma introdução geral sobre os principais conceitos, ordens de insetos e processos afins da entomologia agrícola.

    O Capítulo 1 do livro apresenta o conceito de praga, os danos usualmente causados por esses animais, a relação negativa entre pragas e o uso de inseticidas, a diferença entre o manejo convencional e o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

    Os Capítulos 2 e 3 são destinados às principais ordens, famílias e espécies de insetos pragas. O Capítulo 2 oferece um guia de identificação rápido das oito ordens de interesse agrícola: Lepidoptera, Hemiptera, Thysanoptera, Coleoptera, Orthoptera, Diptera, Hymenoptera e Blattodea. O Capítulo 3 apresenta as listas de famílias e espécies que necessitam de atenção por parte dos agricultores pelo potencial de danos econômicos.

    O Capítulo 4 é dedicado aos conceitos de pragas quarentenárias. E o Capítulo 5 aborda o Manejo Integrado de Pragas (MIP) com a descrição da sua aplicação e caracterização dos tipos de controles que podem ser implementados. Adicionalmente, é discutida a seletividade de inseticidas e o manejo de resistência.

    O livro é finalizado, no Capítulo 6, com a apresentação do Receituário Agronômico que é uma das formas de racionalizar e monitorar a compra e o uso de agrotóxicos.

    Espera-se que este livro sirva de base para a construção de um conhecimento mais aprofundado e que seja utilizado de forma complementar com as demais obras de referências da área de Entomologia Agrícola.

  • Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: caderno do cursista
    v. 1 n. 23 (2024)

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõe a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas. No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030. Este caderno é um guia para formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e de Municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das Secretarias Estaduais de Saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
    Adiante de um recurso didático para ações de educação permanente, este Caderno apresenta em sua organização e propósito, subsídios à elaboração técnica de projetos emergidos do contato da realidade local com o conteúdo apresentado, perfazendo a combinação teórico-prática necessária para construção de mudanças objetivas na saúde das pessoas.
    Para tanto, lastreia a discussão dos ODS no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (Plano de DANT), 2021-2030, que apresenta as principais iniciativas e metas para este tema no Brasil e faz parte de uma agenda do Sistema Único de Saúde compartilhada nacionalmente. Esperamos que este material cumpra os objetivos estratégicos de subsidiar a interiorização dos ODS por meio da implementação do Plano de DANT e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população.

  • Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: Caderno do Tutor
    v. 1 n. 22 (2024)

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõe a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas. No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030. Este caderno é um guia para formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e de Municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das Secretarias Estaduais de Saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
    Adiante de um recurso didático para ações de educação permanente, este Caderno apresenta em sua organização e propósito, subsídios à elaboração técnica de projetos emergidos do contato da realidade local com o conteúdo apresentado, perfazendo a combinação teórico-prática necessária para construção de mudanças objetivas na saúde das pessoas. Para tanto, lastreia a discussão dos ODS no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (Plano de DANT), 2021-2030, que apresenta as principais iniciativas e metas para este tema no Brasil e faz parte de uma agenda do Sistema Único de Saúde compartilhada nacionalmente. Esperamos que este material cumpra os objetivos estratégicos de subsidiar a interiorização dos ODS por meio da implementação do Plano de DANT e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população.

  • Bioprospecção de enzimas e probióticos : a partir de frutos amazônicos para aplicação em alimentos
    v. 1 n. 21 (2024)

    Esta obra apresenta informações relevantes sobre vários frutos amazônicos no aspecto biotecnológico, por meio da exploração de microrganismos autóctones dos frutos e moléculas de valor agregado, e tecnológico, por meio da identificação de compostos bioativos presentes nos frutos e do aproveitamento dos resíduos para o desenvolvimento de novos produtos. A obra é fruto do esforço de pesquisadores de instituições de ensino de diversas regiões do Brasil com o apoio do Programa de Cooperação Acadêmica – Amazônia Legal – PROCAD, CAPES.

  • Parques lineares ao longo de cursos hídricos urbanos: Conflitos e possibilidades
    v. 1 n. 20 (2024)

    A pesquisa apresenta a revisão de conceitos relacionados à “paisagem” e ao “espaço”, tendo como foco de estudo espaços livres públicos. Um desses exemplos são os parques lineares multifuncionais que, alocados ao longo de cursos d’água, fazem parte de um repertório recente que visa à consonância de expectativas de usos humanos com os processos da natureza. Essa pesquisa parte da hipótese de que o parque linear poderia servir como um elo de interação entre os mais diversos elementos naturais (vida animal, vegetação, solo, água) com o uso múltiplo humano, tendo como base o lazer e o turismo.

  • Mídias, Tecnologias e Sociedade
    v. 1 n. 19 (2024)

    Esta coletânea reúne trabalhos que discutem sobre os usos e impactos das mídias e tecnologias digitais no ensino, na pesquisa e na sociedade. A indústria do entretenimento não produz narrativas neutras, ela legitima discursos produzidos por negacionistas e criminosos que estão utilizando as mídias e redes sociais para afirmar-se e lucrar. Esta obra é um local de resistência ao garantir e ampliar trabalhos que tencionam esses assuntos. Dialogamos, ainda, com as humanidades digitais, contribuindo, assim, para novas formas de encarar o presente, que muitas pessoas ainda custam a aceitar.

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