Arquivos - Página 4

  • FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA: experiências em supervisão e redes de pesquisa no pós-doutoramento – Vol. II – Experiências Formativas
    v. 1 n. 17 (2021)

    É imensamente gratificante deparar-me com pesquisadoras e pesquisadores com preocupações focalizadas na nossa diversidade latino-americana, com ênfase em nossas raízes e heranças dos povos originários sejam das florestas, das regiões andinas, dos povos da diáspora africana e de outras regiões do mundo que se agregaram na América Latina. Além de buscarem entender os movimentos de construção identitários, estabelecem outros canais de comunicação visando a formação de laços mais fortalecidos de solidariedade e comprometimento maior nas lutas comuns em prol da comunicação democrática e defensora dos direitos humanos. Estudos propõem convergência de áreas, convidam às perspectivas de organização de novas formas de intercâmbio e difusão do conhecimento que respeita a multirreferencialidade das comunidades de práticas e de informação. 

  • FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA: experiências em supervisão e redes de pesquisa no pós-doutoramento – Vol. 1: Formação de Excelência
    v. 1 n. 16 (2021)

    Os textos reunidos preenchem uma lacuna porque colocam à vista uma gama de experiências, no plano nacional e internacional, em torno dos processos colaborativos e de interlocução de alto nível, envolvendo a condução da pesquisa acadêmica no Brasil; preenchem uma lacuna porque detalham modelos de organização de espaços coletivos de produção de conhecimento; preenchem uma lacuna porque colocam problemas novos e apresentam uma miríade de propostas para equacioná-los. Em seu conjunto, este esforço coletivo ajuda decisivamente na iluminação de um foco essencial para a avaliação dos avanços e mudanças qualitativas que se vão verificando nas fronteiras e áreas de ponta da pesquisa acadêmica no Brasil, através de relatos que, de outra forma, permaneceriam enterrados em relatórios de pesquisa, de pouca ou nenhuma circulação para além dos muros acadêmicos. Tão importantes quanto os resultados específicos alcançados por um projeto de investigação levado a cabo coletivamente, são os caminhos e descaminhos que os possibilitaram, com a avaliação crítica de erros e acertos no delicado processo de estabelecer vias de colaboração científica sérias, proveitosas, duradouras e multiplicadoras dos potenciais individuais envolvidos.

  • Direitos Humanos e direito à saúde: perspectivas críticas
    v. 1 n. 15 (2021)

    Essa coletânea intitulada Direitos Humanos e direito à saúde: perspectivas críticas é fruto do esforço acadêmico e científico de vários pesquisadores que, em rede, compartilham as suas produções em curso, nos seus respectivos Programas de Pós-Graduação e grupos de pesquisa em diversas Instituições de Ensino Superior, da Universidade Federal do Tocantins, da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Católica do Tocantins e da Escola Superior de Magistratura Tocantinense. A contribuição do livro pode ser sintetizada nas três seções que o compõe e se interseccionam para expor um panorama crítico acerca das seguintes temáticas da saúde: I. Crise, determinação social da saúde e privatização; II. Direitos Humanos e Judicialização da saúde; III. Direitos Humanos, direitos da criança e acessibilidade. Os debates trazem contribuições para a compreensão dos Direitos Humanos com foco na saúde em tempos de pandemia, em que, não raro, proliferam perspectivas mercadológicas de saúde que contribuem para deteriorar os serviços públicos e inviabilizam a garantia desses direitos.

  • TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS NO SÉCULO XXI: Trabalho, Desinformação, Tecnologias Educacionais e COVID- 19
    v. 1 n. 14 (2021)

    O objetivo principal deste trabalho é  discutir um conjunto de temas relacionados aos desafios e transformações para o século XXI: Trabalho, Desinformação, Tecnologias Educacionais, e  COVID 19. A presente coletânea de artigos foi resultado de trabalhos de alunos do doutorado em Política Científica da Unicamp. Os assuntos trazem conhecimento contemporâneo  e possibilidade de aprofundamento dos estudos.

  • FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO NA REGIÃO NORTE: um estudo sobre alterações nas universidades federais a partir de 2013
    v. 1 n. 13 (2021)

    Um dos objetivos centrais desta obra é contribuir para o debate sobre a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Menos em função das recentes mudanças tecnológicas ou das novas formas de consumir notícia e mais em decorrência da importância do jornalista para a sociedade. Durante as próximas páginas iremos discutir várias questões sobre a formação na área e a importância deste profissional. A discussão apresentada neste livro situa-se na confluência de duas grandes áreas do conhecimento, a Comunicação e a Educação. Trafegar por esse percurso no impeliu a apresentar ideias de autores de ambas as áreas para no final termos uma obra diversa, interdisciplinar.

     

     

  • COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. II: Construir caminhos
    v. 1 n. 12 (2021)

    O livro Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar (Vol. II: Construir caminhos) é um constructo teórico reflexivo em 9 (nove) Capítulos, os quais abordam uma variedade de temas sobre os desafios da docência frente às novas tecnologias voltadas à educação do ensino do jornalismo. Na perspectiva da educação jornalística e tecnologia, o livro é uma coletânea de artigos científicos, com temas que abordam, por exemplo, desde os desafios do ensino teórico do jornalismo, o uso da gamificação com técnicas jornalísticas, tecnologia mobile e jornalismo até a integração dessas tecnologias digitais e o jornalismo. Sendo assim, todos os artigos demonstram claramente a importância de um fazer jornalístico inovador na educação utilizando as temáticas jornalísticas com enfoque na aplicação das novas tecnologias como uma forma criativa de metodologia, a partir da interpretação da realidade que é inerente ao ensino.

  • COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. I: Pensar e problematizar
    v. 1 n. 11 (2021)

    Essa série - COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar  - que  se inicia tem como foco em pensar o lugar, ou melhor, os lugares que o ensinar têm nas áreas de Comunicação e do Jornalismo. Claro que não pretende ser direcionado apenas a essas áreas (podendo e devendo, se possível, ser útil a outras áreas), mas seu objeto são as questões que muitos profissionais, ao se “fazerem docentes” encontram nas práticas pedagógicas. O livro 1, ora apresentado, tem como foco o pensar e problematizar. Este é o fio condutor dos textos que compõem essa investida inicial.

  • O Tema da Saúde na Educação Física Escolar: Propostas Pedagógicas (críticas) a partir da Saúde Coletiva
    v. 1 n. 10 (2021)

    A obra descrita em três partes e contempla desde reflexões críticas teóricas sobre o tema da saúde na escola até propostas de experiências práticas em Educação Física Escolar e Saúde Coletiva.

  • Relatos da pandemia COVID-19: A experiência vivida por discentes, egressos, docentes e colaboradores do PPGECS-UFT
    v. 1 n. 9 (2021)

    A obra versa sobre a experiência universitária durante a Pandemia pela COVID-19 por diferentes pontos de visa. Docentes e discentes compartilham suas vivências registrando as suas impressões de mundo durante esse momento, buscando registrar na história da Pós Graduação brasileira as principais dificuldades do período.

  • Inflexões do Ensino Híbrido
    v. 1 n. 8 (2021)

    A obra INFLEXÕES DO ENSINO HÍBRIDO é o resultado da reflexão de um grupo de jovens pesquisadores sobre a transformação digital na educação. A questão do ensino híbrido transversaliza a produção dos autores e ganhou o centro do debate. É uma obra coletiva, não tem autoria, mas coautoria! Os escritos misturam-se com a história de vida dos seus autores e nos levam ao diálogo sobre os fundamentos do ensino híbrido. Podemos perceber na leitura desta obra a narrativa crítica e provocadora que vai ajuda o leitor a refletir sobre as possibilidades de relação entre o ensino, a aprendizagem e as tecnologias digitais contemporâneas. O leitor vai perceber que todos os conceitos tratados são parte da reflexão sobre o ensino híbrido. É a oportunidade para compreender a necessidade de investir em currículo flexíveis mediado por meio tecnologias digitais. Verá também que a questão do ensino híbrido nos provoca a pensar as novas formas de docências demandadas pelo contexto atual.

  • Escritos Sobre educação e Democracia
    v. 1 n. 7 (2021)

    O volume reúne dez trabalhos de Eric Weil (1904-1977) sobre a educação e democracia escritos entre as décadas de 1940 e 1970. Os textos trazem objetivos distintos e apresentam naturezas diferentes, uns escritos originalmente para publicação em revistas especializadas em educação, outros foram preparados para conferências em congressos e, finalmente, alguns redigidos em resposta a convites, como é o caso de "A democracia em um mundo de tensões", escrito especialmente para um volume produzido pela UNESCO, em 1951. Apesar dessas distinções, em todos eles, o autor destaca o valor da cultura humanística para uma sociedade centrada no desenvolvimento técnico, o importantíssimo papel das universidades na formação integral do ser humano, as condições irrenunciáveis para a defesa das democracias e o enfrentamento da violência como problema capital do nosso tempo.

  • A Transformação Digital: O futuro no presente da educação
    v. 1 n. 6 (2021)

    O livro traz uma reflexão sobre o impacto da transformação digital na sociedade, em particular na educação. Os autores tiveram a precaução em produzir uma narrativa acessível a qualquer público, sem fugir dos conceitos específicos necessários para tratar do tema. É uma obra provocadora e sem a pretensão de responder em definitivo as questões relevantes sobre a transformação digital e social que estamos vivendo. Traz o conceito de Humanismo Digital que nos ajuda a entender o processo contemporâneo de hibridação social em que as tecnologias digitais estão impactando de forma significativa ao que a sociedade atual entende por humanização. O conceito Inteligência Potencial que nos ajuda a pensar o processo de aprendizagem nos dias atuais. É um conceito que serve de base para entendermos o processo de construção do conhecimento mediado nas redes virtuais. Quanto ao impacto da transformação digital na educação, traz uma tese intrigante: o futuro impacta mais no presente que o passado, por isso precisamos aprender a processar as incertezas do futuro. O passado parece distante com muita rapidez, enquanto o futuro torna-se e comanda a sociedade.

  • Possibilidades de Aprendizagem e Mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias Digitais: Desafios Contemporâneos Volume II
    v. 1 n. 5 (2021)

    Esta coleção está dividida em 2 volumes e é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da educação como pedagogia e licenciaturas. Ela também é destinada a todos os profissionais que estão atuando em sala de aula ou na gestão de escolas e sistemas de educação governamentais. Este volume está dividido nos seguintes capítulos: 1. A literacia digital como elemento integrador do professor no design instrucional e planejamento; 2. A literacia digital na contextualização da prática docente: curadoria de conteúdos e avaliação da aprendizagem; 3. E-learning, AVEA, redes de aprendizagem e comunidades virtuais de aprendizagem; 4. Sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativa; 5. Ludocentrismo: como e porquê utilizar na educação; 6. A robótica na perspectiva pedagógica: contribuições à prática educativa; 7. Laboratórios tradicionais, remotos e simuladores; 8. As tecnologias de realidade e suas aplicações no ensino.

  • Possibilidades de Aprendizagem e Mediações do Ensino com o Uso das Tecnologias Digitais: Desafios Contemporâneos Volume I
    v. 1 n. 4 (2021)

    Esta coleção está dividida em 2 volumes e é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da educação como pedagogia e licenciaturas. Ela também é destinada a todos os profissionais que estão atuando em sala de aula ou na gestão de escolas e sistemas de educação governamentais. Este volume está dividido nos seguintes capítulos: 1. Tecnofilia e tecnofobia: visões controversas das tecnologias na educação; 2. Tecnologia e ensino: do homo sapiens ao homo zapiens; 3. Geração zappiens: entre a grande quantidade de informação e a desinformação; 4. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte I; 5. Teorias da aprendizagem e o uso de TICs: parte II; 6. A epistemologia da complexidade, docência e discência na era da indústria 4.0; 7. Educação e tecnologias: caminhos viáveis (de condução) às aprendizagens; 8. Educação na contemporaneidade: aprendizagem, uso da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar.

  • Guia de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
    v. 1 n. 3 (2021)

    Esta obra é destinada a servir como bibliografia básica em cursos de treinamento periódico obrigatório para manipuladores de alimentos. Ela apresenta todo o conteúdo necessário para esse treinamento, além de uma linguagem simples e acessível, compatível com o seu público alvo.

  • Saúde Mental: Abordagens e Estratégias para a Promoção do Cuidado
    v. 1 n. 2 (2021)

    Este é o volume 1 de uma série de livros sobre Saúde Mental. Esta obra é destinada a servir como bibliografia básica ou complementar dos cursos da área da saúde em disciplinas relacionadas a Saúde Mental. Ela também é destinada a profissionais da área da saúde que atuam no SUS como importante fonte de informação para sua prática diária. O livro está dividido nos seguintes capítulos: 1. Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Rede de Atenção Psicossocial: perspectivas para o cuidado integral em Saúde Mental; 2. Acompanhamento e encaminhamento; 3. O Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica a partir do Projeto Terapêutico Singular: fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); 4. Tecendo a Raps em Municípios de pequeno porte; 5. Acolhimento; 6. Identificação de problemas e transtornos mentais na atenção básica; 7. Práticas em saúde mental.

  • Estado, Políticas Sociais e Territórios
    v. 1 n. 1 (2021)

    O livro “Estado, Política Social e Territórios – Reflexões sobre a pandemia”, expressa um amplo esforço de intelectuais e de militantes de “combater as trevas” do negacionismo genocida, das fakes News, dos ataques à ciência e aos direitos da população brasileira. A obra em seu conjunto analítico evidencia-se como numa “trincheira do pensamento crítico”, que por meio de pesquisas e ensaios buscam nos aportes das ciências sociais e humanas a compreensão dos diferentes impactos da Covid-19 na sociedade brasileira, em especial, nas regiões norte e nordeste, qual parte dos autores são docentes nas universidades públicas.

  • Intenções de Desenvolvimento em Espacialidades Desiguais
    v. 1 n. 72 (2020)

    Este é o primeiro livro da cooperação entre os Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Universidades Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Regional de Blumenau (FURB) que aprovaram Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) no âmbito do PROCAD-Amazônia 2018 da CAPES, tendo como objetivo a construção de uma parceria capaz de contribuir para o fortalecimento institucional e acadêmicos desses programas. A obra está organizada em nove capítulos que foram produzidos em três tipos de abordagens temáticas: uma de natureza teórica relacionada a compreensão do desenvolvimento regional; uma abordagem com foco em experiências vivenciadas na Amazônia e nos estados onde os programas atuam; e uma terceira centrada nas experiências com a construção de indicadores de desenvolvimento. O livro representa uma amostra da produção de conhecimento, com capacidade de utilizar ferramentas teórico metodológica do desenvolvimento regional para contribuir na correção das mazelas criadas nos chamados “processos de desenvolvimento”, dentre elas, e principalmente, a desigualdade manifestada em suas diferentes intenções e espacialidades.

  • Coletânea de inovação: Uma abordagem informativa
    v. 1 n. 71 (2020)

    Esta coletânea foi resultado da pesquisa recomendada na disciplina de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, no mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para
    Inovação PROFNIT. e, tem como objetivo demonstrar marcos conceituais, analíticos e empíricos que subsidiaram os discentes para a aplicabilidade em trabalhos científicos. Com o desenvolvimento de temas relevantes espera-se que a relação teórica e prática, possa trazer indicadores de conhecimento e inovação 
    e serem compartilhados com a sociedade. Assim, o desafio desta coletânea de artigos é tornar disponível a comunidade acadêmica e pessoas interessadas no assunto, a produção do conhecimento realizado na universidade e torna-lo disseminado. 

  • Produção de recursos didáticos na extensão: propostas de ensino de ciências usando instrumentos didáticos
    v. 1 n. 70 (2020)

    A obra Produção de Recursos Didáticos na Extensão: Propostas de Ensino de Ciências Usando Instrumentos Didáticos tem como objetivos centrais e confluentes a aproximação de alunos e professores da Educação Básica com a comunidade acadêmica, o fomento do senso de investigação científica de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e apresentação e captação de futuros acadêmicos para o curso de Biologia.

  • Manual para legislações sanitárias para produção e comércio de produtos alimentícios
    v. 1 n. 69 (2020)

    A presente obra traz um compilado de legislações para a produção de alimentos, bem como o direcionamento para normativas complementares sobre cada uma das categorias abordadas no âmbito de todos os órgãos regulamentadores que versam sobre a matéria em questão, sendo resultado e um dos materiais produzidos para o projeto “Painel Agrotec: ferramenta de suporte ao produtor e ao consumidor”.

  • Reflexões sobre acesso ingresso e permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Tocantins
    v. 1 n. 68 (2020)

    A obra reúne estudos sobre práticas extensionistas na Universidade Federal do Tocantins com os povos indígenas da Região Norte do estado. Os/as autores/as se atém a olhar à educação superior aos indígenas como ponto de observação e análise, mas também como uma possibilidade de autorreflexão. Os textos discutem três questões básicas: acesso, ingresso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior, com destaque ao papel enriquecedor do processo pedagógico e das práticas extensionistas, diante das possibilidades e das reais condições de produção do conhecimento.

  • Mídia, imagem e cultura
    v. 1 n. 67 (2020)

    Qual é o Tocantins que temos vivido e experimentado? O livro busca responder esta questão, que conecta os participantes do projeto de extensão Mídia, Imagem e Cultura, desenvolvido pelos grupos Coletivo 50 graus: pesquisa e prática fotográfica e CID: Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural, da Universidade Federal do Tocantins. Explora as experiências dos extensionistas com fotografia experimental, produção de audiovisual e oficinas. O projeto foi financiado pelo Edital PROEX/UFT 2019 e teve apoio do Programa de Pós-Graduação em
    Comunicação e Sociedade e dos cursos de Pedagogia e Jornalismo da UFT.

  • Roteiro Geo-turístico em Porto Nacional: Reflexões de Ensino, Pesquisa e Extensão
    v. 1 n. 66 (2020)

    Para divulgar a produção científica de colaboradores e equipe do Projeto Roteiro Geo-Turístico, organizamos
    uma obra cujos capítulos foram escritos na maioria por docentes da UFT. O Projeto é cadastrado na PROEX e
    criado no curso de Geografia, campus de Porto Nacional, e, posteriormente conta com outros cursos/áreas da
    instituição e outras entidades. A coletânea proporciona aos leitores uma visão sobre as experiências no aspecto
    da extensão, pesquisa e ensino sobre o projeto e assuntos relacionados a cidade de Porto Nacional.

  • Poéticas do Isolamento: ações artísticas em extensão
    v. 1 n. 65 (2020)

    Esta obra é composta por textos de um grupo de professores, que no ano de 2020, reinventaramse em suas ações pedagógicas, buscando por meio da extensão dar continuidade ao ensino com a comunidade acadêmica e externa. O momento de distanciamento, em função da pandemia do Coronavírus, nos levou a busca de meios que possibilitassem o desenvolvimento das ações pedagógicas a distância. Então, iniciamos o processo de ampliar o nosso repertório digital para aplicá-lo no desenvolvimento das aprendizagens propostas por meio de minicursos, seminários, palestras e performances artísticas.

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