Arquivos - Página 5
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PESQUISA CIENTÍFICA NO CENTRO DO MAGISTÉRIO: memórias forjadas nos desafios da vida
v. 2 n. 1 (2023)Este livro é uma versão adaptada do meu memorial acadêmico descritivo apresentado na modalidade remota, no dia 05 de julho de 2022, numa tarde calorosa, conforme costumeiro em Palmas, no Estado do Tocantins. Foi um momento fortalecedor, muito especial em minha vida profissional e, portanto, ficará registrado em minhas lembranças. O memorial acadêmico descritivo é exigido como requisito parcial para promoção docente à Classe E – Professor Titular, na Universidade Federal do Tocantins (UFT)1.
Em 17 de novembro de 2005, ingressei na referida instituição como docente efetivo na classe de Professor Assistente. Foram quase 17 anos de trabalho ininterrupto e alocação em dois câmpus da mesma universidade. Aqui apresento uma análise descritiva da minha produção acadêmica no período. Diante de uma banca formada por quatro professores titulares, fui submetido à avalição pública para alcançar a classe e o nível máximos da carreira do magistério da rede pública federal de ensino superior no Brasil. Na instituição, fui o primeiro docente na Área de Letras e do curso ao qual estou vinculado, Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas, a alcançar tal posição acadêmica.
Para redigir este texto, procurei me distanciar do registro acadêmico convencional, marcado principalmente pela impessoalidade e objetividade. Assim, esforcei-me para elaborar um estilo memorialístico e confesso que matutei bastante para iniciar a empreitada, pois não tinha experiência com a efetiva produção do registro reflexivo profissional, apesar de assumi-lo como objeto de investigação científica em pesquisas. -
Didática da Educação Superior e a formação pedagógica de docente na Pós-Graduação Stricto Sensu
v. 1 n. 1 (2023)A criação da Rides tem um sentido político e pedagógico e foi idealizada por Ilma Passos Alencastro Veiga, com o intuito de articular e integrar pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dando visibilidade às pesquisas e publicações sobre docência na Educação Básica e na Superior. Este livro é um dos frutos desse empreendimento coletivo que tem na figura de Veiga, a timoneira, que, ao longo de anos, vem conduzindo com ética, sensibilidade, vigor e sabedoria a pesquisa e a formação docente, como eixos estruturantes da educação superior São essas/es educadoras/es que inquietas/os com as divergências na concepção, desenvolvimento e avaliação das propostas formativas na pós-graduação stricto sensu por meio da disciplina curricular Didática da Educação Superior e com os desafios que envolvem a formação pedagógica de docentes para a educação superior, se reuniram em uma pesquisa inter-regional para estudarpropostas voltadas à formação pedagógica de docentes para a educação superior, no período de 2020 a 2022. Essa formação pedagógica é voltada para os pós-graduandos que pretendem atuar como docentes na educação superior.
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O canto da Carpideira
v. 1 n. 1 (2015)"O Canto da Carpideira' revela o cotidiano sofrido, monótono e simples de pessoas também simples, moradoras de lugares ermos, quase anônimos, no interior do Brasil. O romance está ambientado ficcionalmente nos arredores do povoado conhecido como Campineira do Anu Preto, lugar de gente que tira da lida diária, à custa de sofrimento, o sustento próprio e o da família, tecendo um dia de cada vez, sem pressa. O enredo é construído a partir do trabalho da parteira ou aparadora e da profissional que chora um defunto alheio. É a carpideira. É a pranteadeira que, por um acordo com a família do defunto, pranteava o morto. Qual o motivo de contratar uma carpideira para prantear um defunto? Há vários vieses. Um deles é a tentativa de marcar a morte com a beleza do ritual de despedida, através de cantos bem entoados e lamuriados, em um clima de saudade. Há ainda o poder que a carpideira tinha, através de seu canto, de atenuar os pecados do defunto, aliviando a dor da família, fazendo o coro no velório para que o morto não ficasse sem o choro, sem o carpir, em nenhum momento dessa passagem. Sobre o aprendizado de ambas as profissões, vê-se que elas partem de conhecimentos passados de mãe para filha. Essas profissões muitas vezes tinham a sua paga feita com crias caseiras, emoldurando algum lugar no interior do Brasil, onde a rotina e a melancolia das casas simples são metáforas de vida e morte, deixando entrever o sertão que habita cada um de nós.
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RECEITAS REGIONAIS DO TOCANTINS
v. 7 n. 1 (2022)Este e-book é um dos produtos do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde ofertado pelo Projeto de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do Sistema Único de Saúde (ECOA-SUS/Tocantins), no período de 2021 e 2022. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso teve como propósito capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o estado, proporcionando informações sobre a obesidade, sua complexidade e desafios. Foram incluídas nesse processo formativo as categorias profissionais que compõem as equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais. Essa temática é relevante, pois, nas últimas décadas, as mudanças no modo de vida e consumo da população têm sido associadas ao aumento da prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Entre estas, a obesidade assume papel de destaque, pois além de ser considerada uma DCNT, é também fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiometabólicas, sendo um problema de saúde pública que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo.
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Curso de formação para a gestão do Programa Academia de Saúde: Caderno de apoio
v. 6 n. 1 (2022)O programa Academia da Saúde, criado em 2011, tem o objetivo de subsidiar a construção de espaços de saúde voltados ãs ações de Promoção de Saúde e prevenção das Doenças Crônicas não Transmissíveis como componente do cuidada na Atenção Primária à Saúde sob responsabilidade de profissionais de saúde. Esta publicação resulta da experiência de formação presencial de trabalhores de saúde envolvidos com o programa nos municípios do estado do Tocantins no ano de 2019.
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CIDADE PARA DIVERSIDADE
v. 1 n. 5 (2022)O obra "Cidade para diversidade" nasce de um conjunto de preocupações mais amplas, que têm sido pensandas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). Ela reúne textos de pesquisadores preocupados com o cidade como observatório para a inscrião ou não de práticas de grupos marcados pela diversidade.
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Urbanodiversidade: possibilidades e contradições
v. 1 n. 4 (2022)A interiorização da produção científica é um dos desafios que se apresenta ao Brasil, tarefa ainda mais árdua quando proposta no interior da Amazônia Legal. Partimos de Araguaína-TO; distante 380 km ao norte de Palmas e às margens da Rodovia BR – 153, a Belém-Brasília. Sensibilizados por nosso cotidiano nesta cidade média, que exerce protagonismo regional e sedia um dos campus da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), propusemos discutir os espaços urbanos em suas especificidades, contradições e interações diversas, tanto no ambiente da Amazônia Legal, quanto em outros espaços nacionais tocados pela urbanização.
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O primeiro de todos os diabos
v. 1 n. 1 (2018)Nem todos sabem, mas os diabos, por vezes, magoam mais, não por serem malignos ou por não terem escrúpulos, mas por sua ironia. Quando se alteram os enigmas, é preciso aborrecer-se um pouco, afinal quem está livre de si?Sabemos disso, e com algum sofrimento as coisas passam. A maior maldade é não se importar. A este dom, há de se dedicar os tributos inúteis. E disso é que de fato nascem os diabos. -
Trajetórias, temas e problemas das relações entre educação, pobreza e desigualdades sociais
v. 1 n. 3 (2022)A obra Trajetórias, temas e problemas das relações: educação, pobreza
e desigualdades sociais em formato de E-book é fruto do trabalho acadêmico
realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdades sociais e
Políticas Públicas − NEPED da Universidade Federal do Tocantins – UFT, em âmbito
da segunda fase do projeto da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social
(EPDS) − Trajetórias Escolares, com apoio da Secadi/MEC desenvolvida entre os
anos de 2018 e 2019 com os recursos do FNDE. O livro compõe-se de textos que
apresentam reflexões sobre o fenômeno educativo e suas relações com a pobreza e
as desigualdades sociais, predominantes em várias partes e regiões do Brasil e, mais
precisamente, no Estado do Tocantins. -
A escuta intergeracional em tempos de pandemia
v. 1 n. 2 (2022)Os relatos de experiências aqui registrados fazem parte do projeto de extensão Internato
Integrado em Saúde – IRIS, lançado antes da pandemia da Covid-19. Este projeto (IRIS) tem
como objetivo envolver os acadêmicos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem,
Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Artes e Teatro e da Pós Graduação em
Serviço Social e Ensino em Ciências em Saúde na realidade social dos municípios para que, em
parceria com os profissionais da saúde, educação e assistência social desses municípios, realizem
ações básicas de proteção à saúde, de assistência social e de educação com a comunidade -
Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: Vulnerabilidades, Projeções e Desenvolvimento
v. 1 n. 1 (2022)Este livro trata de uma questão estratégica para nosso país. O setor da
agricultura será um dos mais impactados pelas mudanças climáticas. A produção
de alimentos é criticamente dependente das condições do clima, em termos de
precipitação, umidade do solo, temperatura, insolação etc. E neste sentido, o
Brasil, por ser uma país tropical, tem vulnerabilidades importantes que terão que
ser levados em conta no planejamento de políticas públicas para o setor. Isso tem
que ser feito com políticas integradas, em todas as esferas, dos governos federal,
estaduais e municipais, para que sejam efetivas.
É fundamental para nosso país ordenar a questão do uso da terra, trazendo
políticas que preservem a qualidade do solo, a produtividade agrícola, e ao mesmo
tempo dê sustentabilidade econômica para este setor tão importante na economia
brasileira. E, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades sociais em nosso país,
construindo um país mais justo, produtivo e próspero para todos. -
Pesquisa em Ensino no Contexto Amazônico: um Processo em Construção
v. 1 n. 22 (2021)A proposta deste livro nasceu com intuito de unir esforços para o fortalecimento da área de Ensino na região Norte do Brasil, mais especificamente no Ensino em Ciências, Linguagens, Humanidades e Saúde, áreas em que os Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual de Roraima e Universidade Federal do Acre vêm desenvolvendo suas pesquisas.
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PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções
v. 1 n. 21 (2021)O livro PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções traz estudos e reflexões sobre elementos da implantação do Processo de Bolonha. Entendemos que as discussões e críticas, não se esgotam em si, mas criam novas problematizações e possibilidades. Nesse volume, reunimos textos escritos no âmbito do Projeto Implementação do Quadro de Qualificações Europeu na Formação e no Ensino de Comunicação Social e Jornalismo: Estudo das Estratégias de Aplicação em Portugal, aprovado por meio do Edital Universal nº 14/2014, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil).
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PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume I: Aspectos estruturantes e históricos
v. 1 n. 20 (2021)Avolumam-se os estudos sobre o Processo de Bolonha no mundo e, já ser percebe a importância para os processos formativos das propostas implementadas nos países da União Europeia. Mais do que colaborar com transformações curriculares, o Processo de Bolonha imprime uma identidade europeia, que permite aos países aderentes uma reorganização e atualização de seus processos e propostas formativas, na consolidação do que vem a ser um Espaço Europeu de Ensino Superior. Trata-se de uma caminhada, repleta de intencionalidades, ora claramente indicada, mas por vezes, não compreendida pelos participantes e opositores. Mas como entender os impactos das mudanças implantadas a partir do vislumbre da Declaração de Sorbonne em 1998? Essa é uma pergunta motivante, que traz um si o desafio de compreender como dezenas de países – com suas centenas de instituições e milhares de professores, técnicos e acadêmicos – resolvem empreender uma mudança que não apenas reorganiza, mas cria novos elementos na formação.
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FORMACIÓN PARA LA EXCELENCIA: experiencias de supervisión y redes de investigación en la formación postdoctoral - Vol. 2: Experiencias formativas
v. 1 n. 19 (2021)Es inmensamente gratificante encontrarse con investigadores con inquietudes centradas en nuestra diversidad latinoamericana, con énfasis en nuestras raíces y herencia de pueblos originarios, ya sea de las selvas, de las regiones andinas, de los pueblos de la diáspora africana y de otras regiones del mundo que se han agregado en América Latina. Además de buscar la comprensión de los movimientos de construcción de la identidad, establecen otros canales de comunicación destinados a formar lazos más fuertes de solidaridad y un mayor compromiso con las luchas comunes por la comunicación democrática y la defensa de los derechos humanos. Los estudios proponen la convergencia de áreas, invitan a las perspectivas de organización de nuevas formas de intercambio y difusión de conocimientos que respeten la multirreferencialidad de las comunidades de práctica e información.
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FORMACIÓN PARA LA EXCELENCIA: experiencias de supervisión y redes de investigación en la formación postdoctoral - Vol. 1: Formación para la excelencia
v. 1 n. 18 (2021)Los textos reunidos llenan un vacío porque ponen a la vista un abanico de experiencias, a nivel nacional e internacional, en torno a procesos de colaboración e interlocución de alto nivel, que involucran la conducción de la investigación académica en Brasil; llenan un vacío porque detallan modelos de organización de espacios colectivos de producción de conocimiento; llenan un vacío porque plantean nuevos problemas y presentan una miríada de propuestas para resolverlos. En su conjunto, este esfuerzo colectivo ayuda de forma decisiva a iluminar un foco esencial para la evaluación de los avances y cambios cualitativos que se están produciendo en las fronteras y áreas punteras de la investigación académica en Brasil, a través de informes que, de otro modo, quedarían enterrados en las memorias de investigación, con escasa o nula circulación más allá de los muros académicos. Tan importante como los resultados concretos alcanzados por un proyecto de investigación realizado colectivamente, son los caminos y las vías que los hicieron posibles, con la evaluación crítica de los errores y los aciertos en el delicado proceso de establecer vías de colaboración científica serias, fructíferas, duraderas y multiplicadoras de los potenciales individuales implicados.
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FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA: experiências em supervisão e redes de pesquisa no pós-doutoramento – Vol. II – Experiências Formativas
v. 1 n. 17 (2021)É imensamente gratificante deparar-me com pesquisadoras e pesquisadores com preocupações focalizadas na nossa diversidade latino-americana, com ênfase em nossas raízes e heranças dos povos originários sejam das florestas, das regiões andinas, dos povos da diáspora africana e de outras regiões do mundo que se agregaram na América Latina. Além de buscarem entender os movimentos de construção identitários, estabelecem outros canais de comunicação visando a formação de laços mais fortalecidos de solidariedade e comprometimento maior nas lutas comuns em prol da comunicação democrática e defensora dos direitos humanos. Estudos propõem convergência de áreas, convidam às perspectivas de organização de novas formas de intercâmbio e difusão do conhecimento que respeita a multirreferencialidade das comunidades de práticas e de informação.
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FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA: experiências em supervisão e redes de pesquisa no pós-doutoramento – Vol. 1: Formação de Excelência
v. 1 n. 16 (2021)Os textos reunidos preenchem uma lacuna porque colocam à vista uma gama de experiências, no plano nacional e internacional, em torno dos processos colaborativos e de interlocução de alto nível, envolvendo a condução da pesquisa acadêmica no Brasil; preenchem uma lacuna porque detalham modelos de organização de espaços coletivos de produção de conhecimento; preenchem uma lacuna porque colocam problemas novos e apresentam uma miríade de propostas para equacioná-los. Em seu conjunto, este esforço coletivo ajuda decisivamente na iluminação de um foco essencial para a avaliação dos avanços e mudanças qualitativas que se vão verificando nas fronteiras e áreas de ponta da pesquisa acadêmica no Brasil, através de relatos que, de outra forma, permaneceriam enterrados em relatórios de pesquisa, de pouca ou nenhuma circulação para além dos muros acadêmicos. Tão importantes quanto os resultados específicos alcançados por um projeto de investigação levado a cabo coletivamente, são os caminhos e descaminhos que os possibilitaram, com a avaliação crítica de erros e acertos no delicado processo de estabelecer vias de colaboração científica sérias, proveitosas, duradouras e multiplicadoras dos potenciais individuais envolvidos.
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Direitos Humanos e direito à saúde: perspectivas críticas
v. 1 n. 15 (2021)Essa coletânea intitulada Direitos Humanos e direito à saúde: perspectivas críticas é fruto do esforço acadêmico e científico de vários pesquisadores que, em rede, compartilham as suas produções em curso, nos seus respectivos Programas de Pós-Graduação e grupos de pesquisa em diversas Instituições de Ensino Superior, da Universidade Federal do Tocantins, da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Católica do Tocantins e da Escola Superior de Magistratura Tocantinense. A contribuição do livro pode ser sintetizada nas três seções que o compõe e se interseccionam para expor um panorama crítico acerca das seguintes temáticas da saúde: I. Crise, determinação social da saúde e privatização; II. Direitos Humanos e Judicialização da saúde; III. Direitos Humanos, direitos da criança e acessibilidade. Os debates trazem contribuições para a compreensão dos Direitos Humanos com foco na saúde em tempos de pandemia, em que, não raro, proliferam perspectivas mercadológicas de saúde que contribuem para deteriorar os serviços públicos e inviabilizam a garantia desses direitos.
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TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS NO SÉCULO XXI: Trabalho, Desinformação, Tecnologias Educacionais e COVID- 19
v. 1 n. 14 (2021)O objetivo principal deste trabalho é discutir um conjunto de temas relacionados aos desafios e transformações para o século XXI: Trabalho, Desinformação, Tecnologias Educacionais, e COVID 19. A presente coletânea de artigos foi resultado de trabalhos de alunos do doutorado em Política Científica da Unicamp. Os assuntos trazem conhecimento contemporâneo e possibilidade de aprofundamento dos estudos.
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FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO NA REGIÃO NORTE: um estudo sobre alterações nas universidades federais a partir de 2013
v. 1 n. 13 (2021)Um dos objetivos centrais desta obra é contribuir para o debate sobre a formação em Comunicação Social/Jornalismo. Menos em função das recentes mudanças tecnológicas ou das novas formas de consumir notícia e mais em decorrência da importância do jornalista para a sociedade. Durante as próximas páginas iremos discutir várias questões sobre a formação na área e a importância deste profissional. A discussão apresentada neste livro situa-se na confluência de duas grandes áreas do conhecimento, a Comunicação e a Educação. Trafegar por esse percurso no impeliu a apresentar ideias de autores de ambas as áreas para no final termos uma obra diversa, interdisciplinar.
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COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. II: Construir caminhos
v. 1 n. 12 (2021)O livro Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar (Vol. II: Construir caminhos) é um constructo teórico reflexivo em 9 (nove) Capítulos, os quais abordam uma variedade de temas sobre os desafios da docência frente às novas tecnologias voltadas à educação do ensino do jornalismo. Na perspectiva da educação jornalística e tecnologia, o livro é uma coletânea de artigos científicos, com temas que abordam, por exemplo, desde os desafios do ensino teórico do jornalismo, o uso da gamificação com técnicas jornalísticas, tecnologia mobile e jornalismo até a integração dessas tecnologias digitais e o jornalismo. Sendo assim, todos os artigos demonstram claramente a importância de um fazer jornalístico inovador na educação utilizando as temáticas jornalísticas com enfoque na aplicação das novas tecnologias como uma forma criativa de metodologia, a partir da interpretação da realidade que é inerente ao ensino.
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COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. I: Pensar e problematizar
v. 1 n. 11 (2021)Essa série - COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar - que se inicia tem como foco em pensar o lugar, ou melhor, os lugares que o ensinar têm nas áreas de Comunicação e do Jornalismo. Claro que não pretende ser direcionado apenas a essas áreas (podendo e devendo, se possível, ser útil a outras áreas), mas seu objeto são as questões que muitos profissionais, ao se “fazerem docentes” encontram nas práticas pedagógicas. O livro 1, ora apresentado, tem como foco o pensar e problematizar. Este é o fio condutor dos textos que compõem essa investida inicial.
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O Tema da Saúde na Educação Física Escolar: Propostas Pedagógicas (críticas) a partir da Saúde Coletiva
v. 1 n. 10 (2021)A obra descrita em três partes e contempla desde reflexões críticas teóricas sobre o tema da saúde na escola até propostas de experiências práticas em Educação Física Escolar e Saúde Coletiva.
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Relatos da pandemia COVID-19: A experiência vivida por discentes, egressos, docentes e colaboradores do PPGECS-UFT
v. 1 n. 9 (2021)A obra versa sobre a experiência universitária durante a Pandemia pela COVID-19 por diferentes pontos de visa. Docentes e discentes compartilham suas vivências registrando as suas impressões de mundo durante esse momento, buscando registrar na história da Pós Graduação brasileira as principais dificuldades do período.