v. 1 n. 23 (2024): Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: caderno do cursista
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõe a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas. No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030. Este caderno é um guia para formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e de Municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das Secretarias Estaduais de Saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Adiante de um recurso didático para ações de educação permanente, este Caderno apresenta em sua organização e propósito, subsídios à elaboração técnica de projetos emergidos do contato da realidade local com o conteúdo apresentado, perfazendo a combinação teórico-prática necessária para construção de mudanças objetivas na saúde das pessoas.
Para tanto, lastreia a discussão dos ODS no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (Plano de DANT), 2021-2030, que apresenta as principais iniciativas e metas para este tema no Brasil e faz parte de uma agenda do Sistema Único de Saúde compartilhada nacionalmente. Esperamos que este material cumpra os objetivos estratégicos de subsidiar a interiorização dos ODS por meio da implementação do Plano de DANT e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população.