Arquivos - Página 3
-
Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
v. 1 n. 3 (2024)Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.
-
Introdução aos métodos de pesquisa em relações internacionais
v. 1 n. 2 (2024)A área de Relações Internacionais (RI) no Brasil ainda não usa amplamente métodos e técnicas de pesquisa. Buscando contribuir para suprir tal lacuna, o objetivo deste livro é introduzir estudantes de Relações Internacionais nos principais métodos de pesquisa na área. O livro tenta contribuir trazendo conteúdo acessível a iniciantes. Para isso, utiliza uma abordagem diferente de alguns livros sobre metodologia científica publicados no Brasil, já que transita por uma gama mais ampla de métodos (além do qualitativo) e centra-se em seu debate e aplicações na área de RI. Assim, discute a evolução em metodologia especificamente na área de RI e, apesar de seu dedicar mais espaço à tradição qualitativa, mais comumente utilizada na produção científica nacional, aborda também os métodos quantitativos e mistos. O livro também apresenta aplicações dos métodos, de forma a exemplificar como já foram utilizados na área. Em suma, é uma contribuição que poderá auxiliar docentes que lecionam na temática e discentes, principalmente no nível de graduação.
-
PSICOLOGIAS NA AMAZÔNIA E NO CERRADO: Visibilizando saberes, subvertendo práticas
v. 1 n. 1 (2024)A coletânea apresenta estudos e relatos de experiências oriundos de professores(as) e pesquisadores(as) que se encontram no contexto da Amazônia e do Cerrado, representando, em certa medida, esforços para pensar saberes e práticas (trans)formadoras de uma psicologia pautada no compromisso ético e social. Nosso objetivo é não só visibilizar o que temos produzido, mas também visa apontar para uma atuação que subverte práticas neoliberais, coloniais, biomédicas, patriarcais, heteronormativas e racistas que, por muito tempo, e ainda hoje, colocam-se presentes na psicologia.
-
Ensaios de história & histórias regionais
v. 1 n. 48 (2023)Essa é uma coletânea constituída por fios que agregam a diversidade da produção acadêmica de vários docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHISPAM) e está dividida em duas partes. A primeira agrupa estudos ensaísticos voltados para diferentes temas: divisão territorial no Brasil Central; concepção de anticomunismo; pena de prisão para mulheres; campo evangélico brasileiro; aspectos de cultura e alteridade na obra de freudiana; Amazônia peruana. A aparente dispersão cumpre uma função específica na obra, que é apontar para um exercício caro à historiografia recente, aquele que privilegia o intercâmbio nas abordagens históricas. Assim, territorialidade, religiões e religiosidades, política, sistemas prisionais, temas do campo da psicanálise e diferentes amazônias formam um conjunto de saberes a sinalizar para a complexidade histórica e seu exercício recente. Na segunda parte estão organizadas pesquisas com olhares concentrados em histórias do Tocantins. São capítulos relacionados à educação confessional dominicana em Porto Nacional, aos modos de organização de setores religiosos influenciados pelos teólogos da libertação, às relações entre cultura material e identidade, às ações de religiosas católicas; às relações entre campesinato e comunidade quilombola, ao bispado de Dom Alano e à questão ambiental envolvendo os indígenas Xerente.
-
Descrição dendrológica e caracterização energética de espécies florestais, Amazônia Legal
v. 1 n. 47 (2023)O objetivo desta pesquisa foi descrever os caracteres dendro-
lógicos e caracterizar o carvão vegetal de algumas espécies florestaisdo domínio Cerrado inserido na Amazônia Legal, bem como fornecer
informações que possam auxiliar órgãos ambientais na identifica-
ção de carvão produzido de forma ilegal. -
Um pedacinho da Educação Física: anatokids/Sistema Neural
v. 46 n. 1 (2023)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
Um pedacinho da Educação Física: anatokids/Sistema Respiratório
v. 45 n. 1 (2023)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Circulatório
v. 44 n. 1 (2023)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
FILOSOFIA EM DEBATE – VOLUME 4
v. 43 n. 1 (2023)A obra, uma produção coletiva dos docentes do Colegiado de Filosofia (UFT), apresenta uma diversidade de problemas, de objetos e de metodologias. Para mostrar esta pluralidade de perspectivas da produção deste coletivo de profissionais da área de Filosofia, há uma discussão sobre o filosofar em geral (cap.1); sobre o filosofar em tempos de pandemia, especificamente (cap. 2); sobre a filosofia em diversos autores e temáticas contemporâneas, como Camus, Adorno, Wittgenstein e sobre a técnica como problema ético (caps. 3 a 6); uma ênfase na relação entre filosofia e literatura, enfatizando Guimarães Rosa (cap. 7) e sobre filosofia e educação (no caso específico do curso de licenciatura da UFT), como demonstra o cap. 8. A coletânea, assim, destina-se a problematizar a filsoofia em diversos aspectos e interpretações, colaborando com a discussão filosófica no âmbito da UFT, da região Norte e do país.
-
Leitura de mundo, leitura da palavra: diálogos possíveis na construção de sentidos
v. 42 n. 1 (2023)Os estudos de letramento possibilitam entender a escrita e leitura dentro de contextos de práticas sociais, enfatizando a reflexão e criticidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as práticas na sala de aula almejam que os sujeitos estabeleçam sentidos sobre si e entendam suas múltiplas relações com o mundo. Dentro dessa perspectiva, enfatizamos o papel da leitura como uma importante aliada na construção de sujeitos-cidadãos. O ensino e aprendizagem da leitura não deve ficar restrito às aulas de Língua Portuguesa, tampouco a exercícios mecânicos que não exploram a responsividade. Ser responsivo, no contexto da leitura, é propiciar o diálogo crítico do texto com a sociedade partindo das palavras para se chegar ao mundo e vice-versa. Neste livro, apresentaremos uma coletânea de artigos que discutem práticas de leitura tendo em vista a formação de sujeitos emancipados. Nesse sentido, pesquisadoras e pesquisadores de Linguística Aplicada e de Literatura discutem teorias e práticas para proporem estudos de leitura de diferentes textos. Embora as reflexões sejam heterogêneas, o exercício de todas em conjunto nos mostra que o ensino e a aprendizagem da leitura ultrapassam os mecanismos oferecidos por uma disciplina em específico. Pelo contrário, cada área, em sua especificidade, pode desenvolver estratégias próprias, mas todas as disciplinas, a partir da leitura, objetivam fazer emergir da relação texto-leitor-mundo todo o potencial significativo possível. Propiciar essa formação ampla de leitura é o que norteia as reflexões dessa obra. O livro está dividido em duas partes: Leitura: estudos em Linguística Aplicada e Leitura: estudos literários e culturais. A primeira se apoia nos estudos da Linguística Aplicada para propor discussões acerca de práticas de leitura, seu ensino e aprendizagem, e a segunda recorre ao repertório dos estudos literários e culturais para promover leituras literárias. Assim, na primeira parte, vemos pesquisadores discutindo o que é leitura, quais práticas ou metodologias podem ser acionadas em sala de aula e como indivíduos se relacionam com a leitura. Na segunda parte, encontraremos proposições de leituras de textos literários a partir de conceitos da semiótica, dos estudos culturas e dos estudos biográficos e autobiográficos.
-
Tensões socioambientais na região do alto e médio rio Tocantins
v. 41 n. 1 (1)Este livro adota as tensões socioambientais como eixo condutor das investigações e discussões, visto que o debate sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente e sobre a relação entre homem e natureza emergem na sociedade atual com cada vez mais vigor. A região do alto e médio rio Tocantins possui uma peculiaridade sobre tais tensões devido à exploração econômica intensa de seus atributos naturais nas últimas décadas. Comumente, as investidas político-econômicas entram em contradição com as questões sociais e geram conflitos que devem ser esclarecidos e debatidos na sociedade.
-
Depressão Juvenil: a perspectiva do olhar dos professores da rede pública
v. 40 n. 1 (1)A depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores, em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem a possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa professores da rede pública e básica de ensino que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Os alunos manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.
-
Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Geniturinário
v. 39 n. 1 (1)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
Um pedacinho da Educação Física: Anatokids/Sistema Digestório
v. 38 n. 1 (1)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
Educação Física no 1⁰ ano do Ensino Fundamental: Jogos e Brincaderias
v. 37 n. 1 (2023)Esta cartilha digital é um Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Física, em Rede Nacional, envolvendo 26 Instituições de Ensino Superior, na qual a Universidade Federal do Tocantins (UFT) faz parte. Este material possui caráter informativo e formativo com diretrizes idealizadas para os professores que trabalham com crianças nesta faixa etária, possuindo como principal objetivo destacar a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento das crianças e propor atividades interessantes a elas. Este produto é fruto dos esforços de pesquisadores da área da Educação Física escolar que produziram perspectivas de conhecimento voltados à prática pedagógica.
-
Leituras históricas sobre populações tocantinenses
v. 1 n. 36 (2023)Este dossiê traz à público pesquisas realizadas por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, PPGHispam. Trata-se de estudos sobre o envolvimento de religiosos e religiosas católicas junto aos pobres da terra no Tocantins, sobre a formação da Diocese de Porto Nacional; sobre as práticas de ordens religiosas no interior desse estado. Aqui estão reflexões sobre os Xerente e Comunidade Barra do Aroeira. Há ainda estudos sobre as memórias sobre o sertão tocantinense e sobre as curas e práticas médicas quando Tocantins ainda era norte goiano. Cá estão também leituras históricas sobre a formação populacional e econômica do município de Natividade.
-
Estudos Urbanos e das Cidades: Debates e Reflexões
v. 1 n. 35 (2023)No grande desafio que é interpretar a cidade contemporânea, no intuito
de propor ações a partir de um campo disciplinar que trabalha o espaço e a vida
cotidiana, como Arquitetura e Urbanismo, cada vez mais tornam-se necessárias
pesquisas que cumprem a função de desvendar e investigar o papel determinante
do comércio e do consumo nas transformações sociais, culturais e urbanas no
século XXI.
Aqui, a lente de estudo é o setor terciário em uma cidade nova brasileira,
Palmas, inaugurada em 1989, resultado de um projeto urbano nascido da
prancheta do então coletivo de arquitetos GrupoQuatro. O traçado, de matizes
modernistas, configurou um arranjo inicial de comércio, serviços e lazer que
não priorizou os usos combinados, induzindo uma latente crise de urbanidade
em um sistema que não favorece o encontro e nem a diversidade. Percebe-se,
nas atividades do varejo, um novo tecimento de vida cotidiana nos estéreis espaços
projetados, ao contestar a monotonia da grelha ortogonal por meio de
subversões do projeto original, passando então a romper muros, abrir frentes
onde antes não se permitia, conectar quadras segregadas, criar esquinas, colocar
vitrines, dotar calçadas de mesas e bancos, enfim, dotar um cenário artificial em
consolidação com simultaneidade (de eventos, usos e pessoas), burburinho e um
não planejado mix de atividades. -
Estudos discursivos: objetos de circulação social
v. 1 n. 34 (2023)À luz dos consagrados referenciais teóricos da Análise do Discurso e de
outras teorias afins, Estudos discursivos: objetos de circulação social é composto
de artigos acadêmicos que procuram trazer análises, reflexões, críticas e apontamentos
acerca das discursividades circulantes na sociedade através de suportes
midiáticos. Desse modo, temas como: armamento civil, 11 de setembro,
corporalidade, Rio Turuna, imagem tocantinense e mídia impõem-se a partir
de análises ao integrar um mosaico de operadores de interpretações heterogêneas
em suas regularidades e em suas irregularidades de sentido. -
Modelagem e Cultura Digital
v. 1 n. 33 (2023)O livro Modelagem & Cultura Digital é uma compilação de artigos de pesquisadores que atuam em três Programas de Pós-Graduação distintos:
1. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína;
2. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia; e
3. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal de Catalão.Organizado pelos dois primeiros programas, ainda tiveram a honra e satisfação de contar com a experiência de ter tanto nas correções quanto na organização, também, a consagrada professora Doutora Maria Salett Biembengut, pesquisadora consagrada no tema da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Ela nos inspira a compreender a Modelagem como uma área do conhecimento humano que se inventa e reinventa. Outro pesquisador renomado em sua área de atuação, quem também ajuda na organização e nas discussões de alguns artigos é o professor Doutor Arlindo José de Souza Júnior, consagrado pesquisador da área de Tecnologias na Educação, o qual nos inspira na luta coletiva por termos escolas à altura de nosso tempo digital. Na convergência desses dois pesquisadores é que todos os artigos neste livro discutem o entrelaçamento da Modelagem Matemática com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Convergência que, neste livro, pode ser expressa em duas categorias TDIC – ENSINO e TEXTOS – ROBÓTICA + MAKER.
-
Figurações do Espaço Estrangeiro na Coleção "Amores Expressos"
v. 32 n. 1 (2023)A presente investigação aborda a coleção “Amores Expressos” a partir da categoria analítica do espaço, com vistas a compreender como são tratadas as questões de representação, identidade e alteridade em relação ao estrangeiro na literatura contemporânea brasileira. Publicada pela editora Companhia das Letras a partir de 2008 e ainda não concluída até o presente momento, a coleção é o resultado mais significativo do projeto, de mesmo nome, que enviou dezessete escritores brasileiros para uma estadia de 30 dias em diversas cidades do mundo com a intenção de que lá ambientassem romances tendo o amor como tema. Previa ainda documentários, roteiros de cinema baseados nos livros e blogs escritos por seus autores. Em uma literatura, como a brasileira, tradicionalmente autocentrada, tal como tem apontado a crítica, as obras apresentam uma perspectiva alternativa ao direcionar o seu olhar para fora das fronteiras nacionais. Espera-se, portanto, que a análise dê a entrever como os espaços estrangeiros são percebidos e significados pelos narradores e personagens de nacionalidade brasileira em seis obras, que se apresentam como viajantes ou migrantes que por motivos diversos se encontram em uma situação de contato com uma alteridade, a saber: Cordilheira, de Daniel Galera, Estive em Lisboa e Lembrei de Você, de Luiz Ruffato, O Livro de Praga: narrativas de amor e arte, de Sérgio Sant’Anna, Nunca Vai Embora, de Chico Mattoso, Do Fundo do Poço se Vê a Lua, de Joca Reiners Terron e Barreira, de Amilcar Bettega.
A dissertação foi estruturada em três capítulos. No primeiro, apresenta-se o projeto e a coleção “Amores Expressos”, a reação do campo literário ao seu anúncio e as características que os distinguem de outras iniciativas editoriais semelhantes. Nesse momento também se discute a metodologia de análise escolhida para abordagem da pesquisa. No segundo, a argumentação baseia-se nos conceitos de identidade a partir do prisma da nacionalidade, com apoio de autores do campo dos Estudos Culturais. A partir daí, desenvolve-se uma discussão teórica dos conceitos de espaço e representação, fundamentais para se compreender as várias formas que a cidade assume na literatura, com apoio de bibliografia interdisciplinar. No terceiro capítulo, realiza-se a leitura dos livros selecionados, conciliando os pontos de contato das narrativas nos aspectos mencionados, apresentando as visões da cidade estrangeira, os movimentos dos seus personagens e os pontos de vista adotados por seus narradores para alcançar os sentidos possíveis dessa tentativa de olhar para fora lançada pela coleção.
-
Psicologia, Educação e Homossexualidades: o normal e o patológico em revistas científicas de 1970 e 1980
v. 31 n. 1 (2023)Os preconceitos e julgamentos morais relativos à sexualidade humana, especialmente quando esta foge à norma social, não deixam de ter repercussões nas investigações científicas, principalmente naquelas localizadas na interface entre a Psicologia e a Educação. A presente tese tem como objetivo compreender como as questões relativas à normalidade e à patologia estiveram imbricadas na maneira pela qual as homossexualidades foram trabalhadas por essas áreas do conhecimento nas décadas de 1970 e 1980, tendo como base empírica a leitura de revistas científicas paulistanas editadas nesse período. A escolha dessas décadas deveu-se aos conceitos foucaultianos de proveniência e emergência histórica. Dito de outra forma, por se considerar esses anos como o momento de virada, em que as homossexualidades deixaram de ter para a Medicina e a Psiquiatria, por exemplo, a concepção de sexualidade desviante, patológica, para tornarem-se uma possibilidade de identidade. Essa virada, por força do movimento social gay, tem como marcos a retirada da homossexualidade do rol dos transtornos mentais pela Associação Americana de Psquiatria, em 1973; pela Associação Americana de Psicologia, em 1975; e, finalmente, pela Organização Mundial da Saúde, em 1990. No Brasil, a despatologização foi feita, em 1985, pelo Conselho Federal de Medicina. O Boletim de Psicologia, publicado pela Associação de Psicologia de São Paulo, e a Revista Brasileira de Psicanálise, publicada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, foram integrados ao corpus da pesquisa pela importância que exerceram no campo da psicologia brasileira. Dado seu prestígio e sua capacidade de impacto, o periódico Caderno de Pesquisa, publicado pela Fundação Carlos Chagas, foi tomado como contraponto no campo educacional. No recolhimento do material, foram encontrados 414 exemplares dessas revistas, totalizando 3822 artigos. Destes, 27 (0,6%) apresentam conteúdos sobre a temática investigada, sendo 18 (0,4%) da área de Psicologia e 9 (0,2%) da área de Educação; 13 (0,3%) fazem parte do Boletim de Psicologia, 5 (0,1%) da Revista Brasileira de Psicanálise, e 9 (0,2%) dos Cadernos de Pesquisa. As análises dos discursos científicos foram realizadas por meio de teorias que os compreendem como formulações sociais e historicamente localizadas. Para tanto, utilizou-se como referencial a perspectiva foucaultiana, particularmente no que se refere à relação poder-saber-sexualidade, como também a teoria Queer. Os resultados sinalizam o relativo silêncio dessas revistas sobre um assunto debatido socialmente e com referências antigas no campo da Psicologia e da Educação. Apesar do movimento de retirada da homossexualidade do rol dos distúrbios patológicos, observada nos catálogos médicos, psiquiátricos e psicológicos, e dos avanços do movimento gay a partir da década de 1970, os discursos presentes nessas revistas científicas são elaborados, em sua maioria, principalmente no Boletim de Psicologia e na Revista Brasileira de Psicanálise, no sentido de patologizar as homossexualidades, apontando para sua identificação através de casos clínicos e também de testes psicológicos e, por conseguinte, para a suposta cura e prevenção. Num sentido alternativo, foram encontrados, nos Cadernos de Pesquisa, discursos que vão no sentido liberalizante das sexualidades, mesmo não abordando de modo direto a homossexualidade. Os artigos analisados estão na contramão dos ganhos sociais, científicos e políticos do homossexual, uns permanecendo no sentido patologizador e outros não abordando diretamente o assunto. Com isso, mesmo estando em um período considerado repressor para as sexualidades dissidentes, os discursos reafirmam a dominação sobre as mentes e os corpos, o que se inscreve na crítica da hipótese repressiva de Foucault.
-
Ensino Superior e os desafios das aprendizagens mediadas pelas tecnologias educacionais
v. 30 n. 1 (2023)A presente obra discute a consolidação do Programa de Formação Docente Continuada - PROFOR da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Apresenta o seu fortalecimento e as suas relações com o ensino de graduação a partir de uma perspectiva reflexiva e integradora, valorizando os saberes institucionais e pedagógicos importantes no contexto educacional universitário, trazendo novas experiências educativas e as integrando com o universo das tecnologias educacionais.
-
Jornalismo, convergências e interfaces
v. 29 n. 1 (2023)A coletânea é composta por pesquisas desenvolvidas pelo Nepjor - Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq/UFT) – que, ao longo de mais de uma década, vem se dedicando em observar, debater e analisar objetos e fenômenos pertinentes às áreas da Comunicação e do Jornalismo, além de temáticas transversais. A obra Jornalismo, Convergência e Interfaces oferece essa pluralidade em três seções distintas: Estudos do Jornalismo, Convergência e Transmidialidades e Interfaces Comunicacionais. Portanto, nesse livro é possível conhecer um pouco mais sobre a presença da inteligência artificial no jornalismo, algumas especificidades da mídia regional, apreciações sobre modelos de jornalismo independente e sem fins lucrativos e outras experiências práticas envolvendo fotografia e checagem de fatos.
-
Um pedacinho da Educação Fisica: o Aikido
v. 28 n. 1 (2023)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
-
Um pedacinho da Educação Física: a ginástica artística
v. 27 n. 1 (2023)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.