Arquivos - Página 3

  • Diálogos interculturais e Interpistêmicos na interface com a educação
    v. 11 n. 1 (2023)

    A obra nos convida a refletir não somente sobre práticas educativas, mas também sobre questões culturais, políticas e econômicas que cruzam as relações educativas, vistas aqui pelo prisma da perspectiva intercultural e do viés interepistêmico. A questão central que articula os estudos reunidos na obra são as relações possíveis entre diferentes conhecimentos que possam fundamentar teorias e novas práticas. Trata-se de evidenciar diálogos, experiências e conhecimentos que foram negados e subjugados, num claro convite à reflexão sobre possiblidades e condições outras de produção de conhecimentos.

  • Aprender mais para ensinar melhor: os Jogos e a Capoeira nos anos inicias do Ensino Fundamental
    v. 10 n. 1 (2023)

    Esta cartilha, em parceira com o Programa de Residência Pedagógica do curso de Educação Física, juntamente com o mestrado profissional em Educação Física, todos da UFT, traz como temas principais a capoeira e jogos com ênfase nos jogos de matriz indigena, trazendo além de discussões acerca dos temas, algumas opções de brincadeiras, brinquedos e atividades que podem facilitar a inclusão da capoeira e dos jogos de matriz indígenas como conteúdos das aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Com o intuito de direcionar os professores ao ensino da capoeira e jogos na escola.

  • PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA NO PROF-FILO VOL 02
    v. 9 n. 1 (2023)

    Coletânea organizada em duas partes. Uma primeira abarca análises e reflexões sobre as Reformas Educacionais Brasileiras e o Ensino da Filosofia; entre elas são objeto de análise a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/2009, que normatizaram a presença de conteúdos sobre as africanidades e da cultura indígena, respectivamente, no currículo escolar, com referência especial às aulas de filosofia. E, também, a lei 13.415/2017, que se refere à nova estrutura curricular do ensino médio, que retirou a filosofia da categoria de disciplina e a nomeou como “estudos e práticas”. A formação continuada de professores e professoras de filosofia realizada no âmbito do Prof-Filo e a abrangência da constituição do pensamento filosófico brasileiro são temas que se somam para dar a pensar aos leitores e às leitoras sobre a complexidade das práticas de ensino da filosofia no Brasil. A segunda parte do livro – Fundamentos de Educação e Ensino de Filosofia, como seu título expressa, é composta por cinco (5) capítulos que tomam como referência filósofos e filósofas para pensar a educação e, de modo mais específico, o ensino da filosofia; Adorno, Hannah Arendt, Deleuze, Macintyre se destacam como referências centrais. Deste modo, esta segunda parte indica que estudos sobre ensino da filosofia e sobre filosofia da educação tem uma relação de familiaridade, a qual impede que uma linha nítida de separação epistêmica entre eles seja colocada; ao contrário, reforça a histórica interdependência entre Filosofia e Educação. É este um livro que oferece muitas ideias. É um livro que nos dá a pensar e que se mostra como afirmação da pesquisa produzida a partir do encontro entre universidade pública e escola básica.

  • Saúde mental, bem - estar e lazer no contexto universitário
    v. 8 n. 1 (2023)

    Esta cartilha tem como objetivo abordar algumas questões pertinentes ao bem estar, ao lazer e a saúde física e mental no contexto universitário trazendo alguns apontamentos de ações que tem ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. Este material faz parte de um projeto maior intitulado “A saúde, o bem estar e o lazer no contexto dos profissionais e estudantes da educação e da saúde”., em parceria com o Centro de Pesquisas em Esporte e Lazer, Rede Cedes do Tocantins, Programa de Inovação Pedagógica do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Residência Pedagógica do Curso de Educação Física e com recursos do Projeto Universal de pesquisa da UFT. O intuito é disseminar algumas das ações da UFT no que tange ao enfrentamento as questões ligadas à saúde mental visando o lazer e bem estar dos estudantes universitários.

  • A Máquina de Moer Mulher: Política, Produção e Estética na Pandemia
    v. 7 n. 1 (2023)

    Este livro reúne escritos de mulheres que atuam no movimento, na escrita e na teoria feminista. Entendendo que reunir mulheres para escrever é por si uma prática de transformação da realidade vigente. Tem como mote a escrita de mulheres durante a pandemia global provocada pela COVID-19 e visa compreender como mulheres estão se organizando na produção acadêmica conciliada ao trabalho reprodutivo, ao qual o gênero feminino não consegue se desvencilhar. Dessa forma, uma coletânea interdisciplinar, multifacetada e que transita em diferentes gêneros literários e de escrita.

  • Serviço Social, Política Social e Direitos Humanos
    v. 6 n. 1 (2023)

     O e-book Serviço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanos é a segunda coletânea organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins. Tem como objetivo divulgar a produção e sistematização de estudos e pesquisas realizados pelos docentes e discentes vinculados à pós-graduação. A obra foi materializada conforme as reflexões desenvolvidas no escopo dos fundamentos das principais categorias de análise integrantes das linhas de pesquisa do programa.

  • Cuidados Paliativos prestados pela equipe de Enfermagem
    v. 5 n. 1 (2023)

    O câncer é um dos principais problemas de saúde pública mundial desde 2003, na medida em que as neoplasias malignas se constituem na segunda causa de morte na população (INCA, 2010). A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009) estima 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030, 17 milhões de mortes por esse agravo e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. A OMS destaca ainda que esse aumento vai incidir em países com renda baixa e média. O câncer é uma doença com grande possibilidade de cura, e na impossibilidade desta, são estabelecidos os cuidados paliativos. O termo “paliativo” vem do latim pallium, com significado de proteção e qualidade de vida para os pacientes e familiares. A análise do estudo sobre cuidados paliativos em pacientes terminais se faz necessário devido a importância da prestação dos cuidados paliativos, que surgiram como uma modalidade terapêutica que tem por filosofia melhorar a qualidade de vida dos pacientes e famílias no enfrentamento de doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio dos sofrimentos físicos, psicossociais e espirituais.

  • Do Básico ao Complexo: Aprendendo a Programar em Python com o ChatGPT
    v. 4 n. 1 (2023)

    Caro leitor corajoso que se aventura a adentrar estas páginas, saiba que você está prestes a entrar no mundo curioso e maluco da programação em Python. Mas antes, deixe-me dizer uma coisa: este livro foi escrito por uma IA chamada ChatGPT, que provavelmente sabe mais sobre Python do que eu jamais serei capaz de aprender! Sim, é verdade! Enquanto você folheia este livro e se depara com exemplos brilhantes e claros, é tudo mérito do ChatGPT, a inteligência artificial suprema do universo da programação. E eu? Bem, sou apenas um humano desajeitado que às vezes confunde ponto e vírgula com pontos de interrogação. Mas hey, não se preocupe, estou aqui para te guiar através dessa jornada caótica. Enquanto você aprende a criar variáveis, condicionais e loops, eu estarei ocupado tentando não fazer um looping infinito de erros de sintaxe. Prepare-se para observar meus pequenos tropeços enquanto tento extrair conceitos complexos do ChatGPT. Às vezes, até o ChatGPT precisa intervir para salvar o dia e corrigir meus equívocos hilários de comandos e pedidos indecifráveis.

  • Cadernos Pedagógicos Topama: Oficinas em educação em saúde
    v. 3 n. 1 (2023)

    Este Caderno Pedagógico reúne doze PIP, com seus respectivos Planos de Ações das Oficinas, sendo quatro de cada estado que integra a Rede TOPAMA, considerados significativos, tendo em vista seus objetivos, e por saber realizar oficinas pedagógicas para 120 estudantes do Ensino Fundamental em escolas das redes e sistemas de ensino dos Municípios partícipes da Rede TOPAMA.

  • PESQUISA CIENTÍFICA NO CENTRO DO MAGISTÉRIO: memórias forjadas nos desafios da vida
    v. 2 n. 1 (2023)

    Este livro é uma versão adaptada do meu memorial acadêmico descritivo apresentado na modalidade remota, no dia 05 de julho de 2022, numa tarde calorosa, conforme costumeiro em Palmas, no Estado do Tocantins. Foi um momento fortalecedor, muito especial em minha vida profissional e, portanto, ficará registrado em minhas lembranças. O memorial acadêmico descritivo é exigido como requisito parcial para promoção docente à Classe E – Professor Titular, na Universidade Federal do Tocantins (UFT)1.
    Em 17 de novembro de 2005, ingressei na referida instituição como docente efetivo na classe de Professor Assistente. Foram quase 17 anos de trabalho ininterrupto e alocação em dois câmpus da mesma universidade. Aqui apresento uma análise descritiva da minha produção acadêmica no período. Diante de uma banca formada por quatro professores titulares, fui submetido à avalição pública para alcançar a classe e o nível máximos da carreira do magistério da rede pública federal de ensino superior no Brasil. Na instituição, fui o primeiro docente na Área de Letras e do curso ao qual estou vinculado, Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas, a alcançar tal posição acadêmica.
    Para redigir este texto, procurei me distanciar do registro acadêmico convencional, marcado principalmente pela impessoalidade e objetividade. Assim, esforcei-me para elaborar um estilo memorialístico e confesso que matutei bastante para iniciar a empreitada, pois não tinha experiência com a efetiva produção do registro reflexivo profissional, apesar de assumi-lo como objeto de investigação científica em pesquisas.

  • Didática da Educação Superior e a formação pedagógica de docente na Pós-Graduação Stricto Sensu
    v. 1 n. 1 (2023)

    A criação da Rides tem um sentido político e pedagógico e foi idealizada por Ilma Passos Alencastro Veiga, com o intuito de articular e integrar pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dando visibilidade às pesquisas e publicações sobre docência na Educação Básica e na Superior. Este livro é um dos frutos desse empreendimento coletivo que tem na figura de Veiga, a timoneira, que, ao longo de anos, vem conduzindo com ética, sensibilidade, vigor e sabedoria a pesquisa e a formação docente, como eixos estruturantes da educação superior São essas/es educadoras/es que inquietas/os com as divergências na concepção, desenvolvimento e avaliação das propostas formativas na pós-graduação stricto sensu por meio da disciplina curricular Didática da Educação Superior e com os desafios que envolvem a formação pedagógica de docentes para a educação superior, se reuniram em uma pesquisa inter-regional para estudarpropostas voltadas à formação pedagógica de docentes para a educação superior, no período de 2020 a 2022. Essa formação pedagógica é voltada para os pós-graduandos que pretendem atuar como docentes na educação superior. 

  • O canto da Carpideira
    v. 1 n. 1 (2015)

    "O Canto da Carpideira' revela o cotidiano sofrido, monótono e simples de pessoas também simples, moradoras de lugares ermos, quase anônimos, no interior do Brasil. O romance está ambientado ficcionalmente nos arredores do povoado conhecido como Campineira do Anu Preto, lugar de gente que tira da lida diária, à custa de sofrimento, o sustento próprio e o da família, tecendo um dia de cada vez, sem pressa. O enredo é construído a partir do trabalho da parteira ou aparadora e da profissional que chora um defunto alheio. É a carpideira. É a pranteadeira que, por um acordo com a família do defunto, pranteava o morto. Qual o motivo de contratar uma carpideira para prantear um defunto? Há vários vieses. Um deles é a tentativa de marcar a morte com a beleza do ritual de despedida, através de cantos bem entoados e lamuriados, em um clima de saudade. Há ainda o poder que a carpideira tinha, através de seu canto, de atenuar os pecados do defunto, aliviando a dor da família, fazendo o coro no velório para que o morto não ficasse sem o choro, sem o carpir, em nenhum momento dessa passagem. Sobre o aprendizado de ambas as profissões, vê-se que elas partem de conhecimentos passados de mãe para filha. Essas profissões muitas vezes tinham a sua paga feita com crias caseiras, emoldurando algum lugar no interior do Brasil, onde a rotina e a melancolia das casas simples são metáforas de vida e morte, deixando entrever o sertão que habita cada um de nós. 

     

  • RECEITAS REGIONAIS DO TOCANTINS
    v. 7 n. 1 (2022)

    Este e-book é um dos produtos do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde ofertado pelo Projeto de Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do Sistema Único de Saúde (ECOA-SUS/Tocantins), no período de 2021 e 2022. O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso teve como propósito capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o estado, proporcionando informações sobre a obesidade, sua complexidade e desafios. Foram incluídas nesse processo formativo as categorias profissionais que compõem as equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais. Essa temática é relevante, pois, nas últimas décadas, as mudanças no modo de vida e consumo da população têm sido associadas ao aumento da prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Entre estas, a obesidade assume papel de destaque, pois além de ser considerada uma DCNT, é também fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiometabólicas, sendo um problema de saúde pública que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo.

  • Curso de formação para a gestão do Programa Academia de Saúde: Caderno de apoio
    v. 6 n. 1 (2022)

    O programa Academia da Saúde, criado em 2011, tem o objetivo de subsidiar a construção de espaços de saúde voltados ãs ações de Promoção de Saúde e prevenção das Doenças Crônicas não Transmissíveis como componente do cuidada na Atenção Primária à Saúde sob responsabilidade de profissionais de saúde.  Esta publicação resulta da experiência de formação presencial de trabalhores de saúde envolvidos com o programa nos municípios do estado do Tocantins no ano de 2019.  

  • CIDADE PARA DIVERSIDADE
    v. 1 n. 5 (2022)

    O obra "Cidade para diversidade" nasce de um conjunto de preocupações mais amplas, que têm sido pensandas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire). Ela reúne textos de pesquisadores preocupados com o cidade como observatório para a inscrião ou não de práticas de grupos marcados pela diversidade.

  • Urbanodiversidade: possibilidades e contradições
    v. 1 n. 4 (2022)

    A interiorização da produção científica é um dos desafios que se apresenta ao Brasil, tarefa ainda mais árdua quando proposta no interior da Amazônia Legal. Partimos de Araguaína-TO; distante 380 km ao norte de Palmas e às margens da Rodovia BR – 153, a Belém-Brasília. Sensibilizados por nosso cotidiano nesta cidade média, que exerce protagonismo regional e sedia um dos campus da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), propusemos discutir os espaços urbanos em suas especificidades, contradições e interações diversas, tanto no ambiente da Amazônia Legal, quanto em outros espaços nacionais tocados pela urbanização.

  • O primeiro de todos os diabos
    v. 1 n. 1 (2018)

    Nem todos sabem, mas os diabos, por vezes, magoam mais, não por serem malignos ou por não terem escrúpulos, mas por sua ironia. Quando se alteram os enigmas, é preciso aborrecer-se um pouco, afinal quem está livre de si?Sabemos disso, e com algum sofrimento as coisas passam. A maior maldade é não se importar. A este dom, há de se dedicar os tributos inúteis. E disso é que de fato nascem os diabos.
  • Trajetórias, temas e problemas das relações entre educação, pobreza e desigualdades sociais
    v. 1 n. 3 (2022)

    A obra Trajetórias, temas e problemas das relações: educação, pobreza
    e desigualdades sociais  em formato de E-book  é fruto do trabalho acadêmico
    realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdades sociais e
    Políticas Públicas − NEPED da Universidade Federal do Tocantins – UFT, em âmbito
    da segunda fase do projeto da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social
    (EPDS) − Trajetórias Escolares, com apoio da Secadi/MEC  desenvolvida entre os
    anos de 2018 e 2019  com os recursos do FNDE. O livro compõe-se de textos que
    apresentam reflexões sobre o fenômeno educativo e suas relações com a pobreza e
    as desigualdades sociais, predominantes em várias partes e regiões do Brasil e, mais
    precisamente, no Estado do Tocantins.

  • A escuta intergeracional em tempos de pandemia
    v. 1 n. 2 (2022)

    Os relatos de experiências aqui registrados fazem parte do projeto de extensão Internato
    Integrado em Saúde – IRIS, lançado antes da pandemia da Covid-19. Este projeto (IRIS) tem
    como objetivo envolver os acadêmicos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem,
    Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Artes e Teatro e da Pós Graduação em
    Serviço Social e Ensino em Ciências em Saúde na realidade social dos municípios para que, em
    parceria com os profissionais da saúde, educação e assistência social desses municípios, realizem
    ações básicas de proteção à saúde, de assistência social e de educação com a comunidade

  • Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: Vulnerabilidades, Projeções e Desenvolvimento
    v. 1 n. 1 (2022)

    Este livro trata de uma questão estratégica para nosso país. O setor da
    agricultura será um dos mais impactados pelas mudanças climáticas. A produção
    de alimentos é criticamente dependente das condições do clima, em termos de
    precipitação, umidade do solo, temperatura, insolação etc. E neste sentido, o
    Brasil, por ser uma país tropical, tem vulnerabilidades importantes que terão que
    ser levados em conta no planejamento de políticas públicas para o setor. Isso tem
    que ser feito com políticas integradas, em todas as esferas, dos governos federal,
    estaduais e municipais, para que sejam efetivas.
    É fundamental para nosso país ordenar a questão do uso da terra, trazendo
    políticas que preservem a qualidade do solo, a produtividade agrícola, e ao mesmo
    tempo dê sustentabilidade econômica para este setor tão importante na economia
    brasileira. E, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades sociais em nosso país,
    construindo um país mais justo, produtivo e próspero para todos.

  • Pesquisa em Ensino no Contexto Amazônico: um Processo em Construção
    v. 1 n. 22 (2021)

    A proposta deste livro nasceu com intuito de unir esforços para o fortalecimento da área de Ensino na região Norte do Brasil, mais especificamente no Ensino em Ciências, Linguagens, Humanidades e Saúde, áreas em que os Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Estadual de Roraima e Universidade Federal do Acre vêm desenvolvendo suas pesquisas.

  • PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções
    v. 1 n. 21 (2021)

    O livro PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções traz estudos e reflexões sobre elementos da implantação do Processo de Bolonha. Entendemos que as discussões e críticas, não se esgotam em si, mas criam novas problematizações e possibilidades.  Nesse volume, reunimos textos escritos no âmbito do Projeto Implementação do Quadro de Qualificações Europeu na Formação e no Ensino de Comunicação Social e Jornalismo: Estudo das Estratégias de Aplicação em Portugal, aprovado por meio do Edital Universal nº 14/2014, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil).

  • PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume I: Aspectos estruturantes e históricos
    v. 1 n. 20 (2021)

    Avolumam-se os estudos sobre o Processo de Bolonha no mundo e, já ser percebe a importância para os processos formativos das propostas implementadas nos países da União Europeia. Mais do que colaborar com transformações curriculares, o Processo de Bolonha imprime uma identidade europeia, que permite aos países aderentes uma reorganização e atualização de seus processos e propostas formativas, na consolidação do que vem a ser um Espaço Europeu de Ensino Superior. Trata-se de uma caminhada, repleta de intencionalidades, ora claramente indicada, mas por vezes, não compreendida pelos participantes e opositores. Mas como entender os impactos das mudanças implantadas a partir do vislumbre da Declaração de Sorbonne em 1998? Essa é uma pergunta motivante, que traz um si o desafio de compreender como dezenas de países – com suas centenas de instituições e milhares de professores, técnicos e acadêmicos – resolvem empreender uma mudança que não apenas reorganiza, mas cria novos elementos na formação.

  • FORMACIÓN PARA LA EXCELENCIA: experiencias de supervisión y redes de investigación en la formación postdoctoral - Vol. 2: Experiencias formativas
    v. 1 n. 19 (2021)

    Es inmensamente gratificante encontrarse con investigadores con inquietudes centradas en nuestra diversidad latinoamericana, con énfasis en nuestras raíces y herencia de pueblos originarios, ya sea de las selvas, de las regiones andinas, de los pueblos de la diáspora africana y de otras regiones del mundo que se han agregado en América Latina. Además de buscar la comprensión de los movimientos de construcción de la identidad, establecen otros canales de comunicación destinados a formar lazos más fuertes de solidaridad y un mayor compromiso con las luchas comunes por la comunicación democrática y la defensa de los derechos humanos. Los estudios proponen la convergencia de áreas, invitan a las perspectivas de organización de nuevas formas de intercambio y difusión de conocimientos que respeten la multirreferencialidad de las comunidades de práctica e información.

  • FORMACIÓN PARA LA EXCELENCIA: experiencias de supervisión y redes de investigación en la formación postdoctoral - Vol. 1: Formación para la excelencia
    v. 1 n. 18 (2021)

    Los textos reunidos llenan un vacío porque ponen a la vista un abanico de experiencias, a nivel nacional e internacional, en torno a procesos de colaboración e interlocución de alto nivel, que involucran la conducción de la investigación académica en Brasil; llenan un vacío porque detallan modelos de organización de espacios colectivos de producción de conocimiento; llenan un vacío porque plantean nuevos problemas y presentan una miríada de propuestas para resolverlos. En su conjunto, este esfuerzo colectivo ayuda de forma decisiva a iluminar un foco esencial para la evaluación de los avances y cambios cualitativos que se están produciendo en las fronteras y áreas punteras de la investigación académica en Brasil, a través de informes que, de otro modo, quedarían enterrados en las memorias de investigación, con escasa o nula circulación más allá de los muros académicos. Tan importante como los resultados concretos alcanzados por un proyecto de investigación realizado colectivamente, son los caminos y las vías que los hicieron posibles, con la evaluación crítica de los errores y los aciertos en el delicado proceso de establecer vías de colaboración científica serias, fructíferas, duraderas y multiplicadoras de los potenciales individuales implicados.

51-75 de 164