v. 1 n. 24 (2024): Inseto-Praga: Principais ordens e conceitos introdutórios
A Entomologia Agrícola é uma das áreas mais fascinantes da zoologia, e é também uma das mais cruciais para a compreensão das dinâmicas agroecológicas e dos seus impactos na vida humana e no meio ambiente. Dessa forma, a presente obra tem por objetivo levar aos leitores os embasamentos conceituais básicos que fundamentam o estudo dos insetos pragas e o seu manejo. Ela tem como público-alvo prioritário os estudantes universitários de graduação e demais sujeitos que necessitam de uma introdução geral sobre os principais conceitos, ordens de insetos e processos afins da entomologia agrícola.
O Capítulo 1 do livro apresenta o conceito de praga, os danos usualmente causados por esses animais, a relação negativa entre pragas e o uso de inseticidas, a diferença entre o manejo convencional e o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Os Capítulos 2 e 3 são destinados às principais ordens, famílias e espécies de insetos pragas. O Capítulo 2 oferece um guia de identificação rápido das oito ordens de interesse agrícola: Lepidoptera, Hemiptera, Thysanoptera, Coleoptera, Orthoptera, Diptera, Hymenoptera e Blattodea. O Capítulo 3 apresenta as listas de famílias e espécies que necessitam de atenção por parte dos agricultores pelo potencial de danos econômicos.
O Capítulo 4 é dedicado aos conceitos de pragas quarentenárias. E o Capítulo 5 aborda o Manejo Integrado de Pragas (MIP) com a descrição da sua aplicação e caracterização dos tipos de controles que podem ser implementados. Adicionalmente, é discutida a seletividade de inseticidas e o manejo de resistência.
O livro é finalizado, no Capítulo 6, com a apresentação do Receituário Agronômico que é uma das formas de racionalizar e monitorar a compra e o uso de agrotóxicos.
Espera-se que este livro sirva de base para a construção de um conhecimento mais aprofundado e que seja utilizado de forma complementar com as demais obras de referências da área de Entomologia Agrícola.