A MODELAGEM DE UMA RESTRIÇÃO DO TIMETABLE

Autores

  • Marcia Ines Schabarum Mikuska UFPR
  • Carlos Eurico Galvão Rosa
  • Sergio Scheer
  • Anderson Roges Teixeira Góes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv6-6747

Palavras-chave:

Timetable escolar, Modelagem, Restrição

Resumo

A classe de problemas Timetable abrange diversas situações em que são feitas atribuições de horários para execução de tarefas específicas atendendo a restrições propostas pelos envolvidos ou pelo contexto, como escalas de trabalho de enfermarias, motoristas do transporte coletivo e professores. A quantidade de possíveis soluções costuma ser grande, por tratar-se de combinações de situações. A modelagem das restrições do problema é crucial para se obter uma solução aceitável através de processos heurísticos e meta-heurísticos. Neste trabalho é apresentada a construção de um modelo matemático para uma situação específica de um problema Timetable escolar (Scholar Timetable Problem) envolvendo a disponibilidade do professor. Em problemas dessa característica é necessário atender as disponibilidades do professor, respeitando a quantidade de aulas da disciplina, a quantidade de aulas por dia, etc. Embora existam programas que efetuem essa distribuição, estes geralmente são pagos, e normalmente a equipe escolar tenta manualmente desenvolver a grade, o que dependendo das restrições torna-se inviável.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Mikuska, M. I. S., Rosa, C. E. G., Scheer, S., & Góes, A. R. T. (2019). A MODELAGEM DE UMA RESTRIÇÃO DO TIMETABLE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(3), 23–29. https://doi.org/10.20873/uftv6-6747

Edição

Seção

Artigos