A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE E DO NEOLIBERALISMO

Autores

  • Vinicius Bonifácio Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_1

Resumo

O presente texto corresponde a um ensaio que traz reflexões a respeito de questões que marcam algumas das contradições do capitalismo no campo da educação escolar brasileira, e, que resultam na produção de um dualismo no que diz respeito à oferta de educação escolar, onde temos dois modelos de escola, um voltado ao acolhimento social das camadas populares e que não possibilita efetivamente uma formação integral aos sujeitos e outro fundamentado no conhecimento, voltado ao atendimento das camadas sociais mais abastardas. Por meio de revisão bibliográfica, as discussões aqui apresentadas versam a respeito dos discursos oficiais de Estado que afirmam a educação enquanto direito fundamental e as políticas públicas educacionais, com enfoque específico para a formação de professores para a diversidade. Políticas essas, que são direcionadas pelos interesses que permeiam a lógica neoliberal, sob o comando de organismos internacionais como o FMI – Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, que exercem pressões em países emergentes com o intuito de fomentar uma educação escolar que atenda aos interesses do sistema capitalista. Ou seja, na prática, há uma contraposição aos discursos oficiais, onde se criam restrições para a efetivação de uma educação para a diversidade, contribuindo para a manutenção do status quo.

Biografia do Autor

Vinicius Bonifácio, Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Ensino na Educação Básica (2016) pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Graduado em Pedagogia (2014) pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - ISEED e Graduado em Geografia (2011) pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, onde atua como docente vinculado aos cursos de Graduação em Pedagogia e em Geografia.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Gomes Bonifácio, W. V. (2023). A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE E DO NEOLIBERALISMO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(2). https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_1