A SUPPORT TOOL TO IMPROVE COURSE CREDIT TRANSFER IN AN EDUCATION INSTITUTION
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-13388Resumo
Os processos de equivalência de transferência de curso devem verificar a compatibilidade ou equivalência entre estes componentes curriculares. Nas instituições de ensino, os professores avaliam manualmente tais processos de decisão sem nenhum tipo de suporte tecnológico. Para determinar se os cursos frequentados pelos alunos nas suas instituições de origem podem ser aceites, os professores fazem comparações entre os conteúdos dos dois cursos (frequentados e solicitados). Aliado a isso, o volume semestral desses processos torna a análise tediosa, demorada, sujeita a erros e constantemente desafiada pelos stakeholders. Assim, este trabalho objetiva o desenvolvimento de uma ferramenta de decisão baseada em técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para auxiliar na identificação da equivalência de disciplinas por meio da análise de seus conteúdos. O objetivo da ferramenta de decisão é apoiar os professores na avaliação dos processos de aproveitamento destes componentes curriculares. Para avaliar o desempenho do sistema, construímos um conjunto de dados contendo avaliações de professores em processos reais de equivalências de cursos. Este conjunto de dados foi o padrão ouro (benchmark) para os testes computacionais. As métricas utilizadas nos testes de avaliação da técnica proposta incluíram curva AUROC, Exatidão e F-Measure.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.