O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTITUIÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS AMAZONENSES
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_4Resumo
Neste estudo serão abordadas questões relacionadas ao Estágio em Docência realizado na Disciplina de Estágio III do curso de Formação de Professores Indígenas, da Universidade Federal do Amazonas. Nosso objeto de estudo trata do Estágio Supervisionado na Formação Inicial de professores Indígenas. Posto isto, buscamos responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições da disciplina de Estágio III nos processos formativos de professores indígenas com as práticas Matemáticas? Assim sendo, objetivamos compreender os resultados de processos formativos de professores no que se refere as aprendizagens constituídas na disciplina de Estágio III. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. A recolha de informações foi subsidiada pelo percurso formativo, via Google Meet, com a participação de 10 (dez) estudantes indígenas em formação inicial. Com relação aos resultados alcançados, destacamos, a materialização dos Instrumentos Didáticos Indígenas (IDI’s) para auxiliar futuras práticas docentes no ensino das Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena com a utilização do Material Concreto Indígena, a partir de situações-problemas do cotidiano; bem como, a constituição da identidade profissional docente a partir da valorização da cultura, da língua, das tradições e do entrelaçamento entre os saberes da academia e os saberes da tradição indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luzia Braga Pereira de Melo, Rosilei Cardozo Moreira, Gerson Ribeiro Bacury, Elisangela Aparecida Pereira de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.