EVALUACIÓN DE LAS CONDICIONES DE ALMACENAMIENTO DE LOS ALIMENTOS EN LA CENTRAL DE ABASTECIMIENTO (CEASA) DE PALMAS - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p15Resumen
RESUMEN
La búsqueda de alimentos saludables, con mejor calidad y más convenientes, ha mostrado tendencia de expansión en supermercados y en grandes centros urbanos. Uno de los factores que merece destacarse es la falta de conocimiento y planificación de los productores rurales en cuanto a la comercialización de sus productos de manera más rentable, hecho que ocasiona una serie de consecuencias en cadena, como falta de estructura en la cosecha y post-cosecha, que genera los impactos en las áreas de almacenamiento, transporte, embalaje, manipulación y procesamiento de las hortalizas, desencadenando así dificultades en la comercialización, como reducida vida de estante, baja calidad, escasez de oferta y precios elevados. En el presente trabajo, el presente trabajo tuvo como objetivo en evaluar las formas de acondicionamiento de los principales productos comercializados en el CEASA (banana y cítricos) almacenados en el CEASA de Palmas, recogiendo informaciones importantes que posibilite conocer la dimensión del mercado consumidor de esos productos, como los principales problemas enfrentados en las condiciones de almacenamiento, factores que pueden reducir el desperdicio y agregar valor a las frutas y hortalizas.
Descriptores: Almacenamiento, post-cosecha, agricultura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.