Situação atual e perspectivas do biodiesel no Estado do Tocantins

Autores

  • Abraham Damian Giraldo Zuniga UFT
  • Aécio Alves Andrade UFT
  • Giani Raquel dos Santos Resplandes Gouvêa UFT
  • Laila Cristina Gonçalves Silva Amaral UFT
  • Layanne Ferreira Sodré UFT
  • Thiago Silva Novais UFT
  • Aroldo Arévalo Pinedo UFT
  • Carla Francisa de Sousa Vieira UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p263

Palavras-chave:

Produção, Sustentabilidade, Agricultura familiar, Biocombustíveis.

Resumo

A produção de biocombustíveis tem sido amplamente debatida no Brasil e no ano de 2014 foi criado o Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel (PNPB). Este programa busca incentivar uma maior participação de energias renováveis na matriz energética brasileira, com o objetivo de implementar de forma sustentável, técnica, e econômica, a produção e uso do Biodiesel. Além do enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda. No panorama nacional, o Estado do Tocantins destaca-se por dispor de uma vasta disponibilidade de terras e apresentar boas perspectivas logísticas devido a implantação de novos modais de transporte. A agricultura familiar é considerada o grande propulsor do agronegócio com, aproximadamente, 45 mil propriedades rurais. Neste contexto, o presente trabalho visa demonstrar os fatores que contribuem com o cenário da produção de biodiesel no Estado do Tocantins.

Palavras-chave: Produção; Sustentabilidade; Agricultura familiar; Biocombustíveis.

ABSTRACT

Biofuel production has been widely debated in Brazil and in 2014 was created the National Program for Production and Use of Biodiesel (NPPB). This program encouraging a greater share of renewable energies in the Brazilian energy matrix, aiming to implement sustainably , technical , and economic , production and use of biodiesel, with a focus on social inclusion and regional development by generating employment and income . On the national scene, the State of Tocantins is distinguished by having a wide availability of land and has good prospects because of logistical deployment of new modes of transportation. Family farming is considered the major driver of agribusiness with approximately 45000 farms. In this context, this paper aims to demonstrate the factors that contribute to the scenario of biodiesel production in the state of Tocantins.

Keywords: Production; Sustainability; familiar Agriculture; Biofuels.

Biografia do Autor

Abraham Damian Giraldo Zuniga, UFT

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (diploma revalidado pela Universidade Federal de Viçosa - MG) mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Pôs doutorado em Biotecnologia (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins Curso de Engenharia de Alimentos. Atua como professor efetivo do curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, mestrado de Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da rede Bionorte-UFT. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: desidratação, biotecnologia e biocombustiveis.

Aécio Alves Andrade, UFT

Mestrando em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Giani Raquel dos Santos Resplandes Gouvêa, UFT

Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (2011). Com experiência de 16 anos em análises laboratoriais, exerce o cargo Técnico em Laboratório na Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas, com lotação no Laboratório de Sistemas de Produção de Energias a partir de Fontes Renováveis - LASPER; realizando análises relacionadas à produção de etanol a partir de matérias primas renováveis, tais como, amido, açúcares redutores totais, fermentação biológica e destilação; análises da qualidade de etanol. Possui habilidade técnica no processamento e extração de etanol e seus derivados. Atuante na área de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Laila Cristina Gonçalves Silva Amaral, UFT

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Econômicas por 2 anos e, atualmente, é mestranda em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e bolsista do CNPQ.

Layanne Ferreira Sodré, UFT

Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Thiago Silva Novais, UFT

Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2013). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC atuando nas linhas de pesquisas de desidratação de frutas, cinética de secagem e aproveitamento de subprodutos alimentícios.

Aroldo Arévalo Pinedo, UFT

Possui graduação em Engenharia em Indústrias Alimentarias pela Faculdade de Engenharia em Indústrias Alimentarias da Universidad Nacional de la Amazónia Peruana - Perú (1992), Mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1995) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é professor Associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Engenharia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de frutas e hortaliças, secagem de alimentos, medidas de propriedades físicas de alimentos.

Carla Francisa de Sousa Vieira, UFT

Possui graduação em Licenciatura em matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2013) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008). Atualmente é tecnico em laboratório da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

 

Referências

ANP- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Boletim mensal dos biocombustíveis: outubro de 2013. 2013.

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – Boletim mensal dos combustíveis renováveis: outubro de 2013. 2013.

ANDRADE FILHO, M. Aspectos técnicos e econômicos da produção do biodiesel: o caso do sebo bovino como matéria-prima. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Regulação da Indústria de Energia) – Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Salvador, Salvador. 2007.

BIODIESEL. Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Disponível em: < http://www.mme.gov.br/programas/biodiesel>. Acesso em: 13/09/2014.

BIODIESELBR. Agricultura familiar, emprego e o lado social do biodiesel. Disponível em: < http://www.biodieselbr.com/biodiesel/social/aspectos-sociais.htm>. Acesso em: 04/08/2014.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estudo trata do benefício ambiental com uso de biodiesel. Brasil. 2013.

CASTRO, A. M. G. et al. Complexo Agroindustrial de Biodiesel no Brasil.: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas. Brasília-DF. Embrapa Agroenergia, 2010

ESTADOS BRASILEIROS. Tocantins. Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/estados_to.htm> Acesso em: 05/09/2014.

ESTADO DO TOCANTINS. Condições das Rodovias. Disponível em: Acesso em: 05/09/2014.

[continua em http://revista.uft.edu.br/index.php/desafios/article/view/1016/8094]

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Zuniga, A. D. G., Andrade, A. A., Gouvêa, G. R. dos S. R., Amaral, L. C. G. S., Sodré, L. F., Novais, T. S., … Vieira, C. F. de S. (2015). Situação atual e perspectivas do biodiesel no Estado do Tocantins. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 263–278. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p263

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)