USE OF DIDACTIC GAMES IN TEACHING CHEMICAL ECOLOGY IN BRAZILIAN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_1Abstract
This article investigates the application of active methodologies through the use of didactic games and applications in teaching chemical ecology to third-year high school students in a public school in the city of Dianópolis, Tocantins. The historical importance of the use of technologies in global education and the impact on the teaching profile in the area of exact sciences, as well as the critical situation of a shortage of professionals in the north of Brazil and, in particular, in the state of Tocantins, are the motivators for the application of active methodologies in the intervention project. As a central axis, the theme of chemical ecology and semiochemicals within pedagogical practice, gives an interdisciplinary character to the supervised internship. The methodology covers the use of games such as dominoes, in addition to applications such as Kahoot, promoting dynamic and engaging learning. According to the result obtained, it can be concluded that using new methodologies through digital games, which are teaching tools, can improve chemistry teaching and can be a facilitator in the teaching-learning process, making it much more significant and also boosting teaching.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Deusivan Barbosa de Carvalho, Eliandra Melo Gomes, Jackeline Suriano Silva Cardoso, Nara Gonçalves Teixeira, Adriano Fraga Vital, Juliana Barilli, Juliana Cristina Holzbach, Damiana Beatriz da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
