ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA EAD:

EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC’S NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA EM TURMAS DE COLÉGIO CÍVICO-MILITAR NO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_3

Resumo

O ensino de química no ensino médio, enfrenta desafios consideráveis devido à complexidade dos conteúdos.  O lançamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), em 2019, possibilitou a popularização da experiência da gestão educativa compartilhada entre civis e militares. Essas instituições se caracterizam por sua disciplina e abordagem tradicional, que nem sempre promovem o máximo engajamento dos alunos em conteúdos complexos. As particularidades dessas instituições representam excelente oportunidade de aplicação de novas metodologias de ensino, sobretudo na formação de professores da educação básica. A intervenção pedagógica realizada centrou-se na ligação prática entre os semioquímicos, substâncias químicas utilizadas na comunicação entre organismos e o inseto Paederus irritans (Potó), conhecido localmente por causar dermatites em humanos. A escolha desse exemplo serviu para aproximar a matéria teórica ao cotidiano dos alunos, aumentando a relevância dos conteúdos ministrados. Os resultados sugerem que a implementação de metodologias ativas, via aplicativos como o Kahoot, pode superar as barreiras de engajamento e compreensão encontrados em aulas tradicionais, evidenciando melhorias notáveis no aprendizado. Além dessa integração de tecnologia, o estudo reforça a importância de abordar o ensino de química de maneira inovadora, capaz de captar o interesse dos estudantes, especialmente em ambientes educacionais com estruturas pedagógicas e disciplinares mais estruturadas.

Biografia do Autor

Camila Martins Milhomem, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciada em Química.

Claudia Adorania Pereira Duarte, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciada em Química.

João Victor Barbosa de Jesus Santos , Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Licenciado em Química.

Juliana Barilli, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Professora do Curso de Licenciatura em Química EaD.

Damiana Beatriz da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Química na Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Martins Milhomem, C., Adorania Pereira Duarte, C., Victor Barbosa de Jesus Santos , J., Barilli, J., Holzbach, J. C., & Beatriz da Silva, D. (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA EAD: : EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC’S NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA EM TURMAS DE COLÉGIO CÍVICO-MILITAR NO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(9). https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_3

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)