ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA EAD:
EXPERIÊNCIA DO USO DAS TIC’S NO ENSINO DE ECOLOGIA QUÍMICA EM TURMAS DE COLÉGIO CÍVICO-MILITAR NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_3Resumo
O ensino de química no ensino médio, enfrenta desafios consideráveis devido à complexidade dos conteúdos. O lançamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), em 2019, possibilitou a popularização da experiência da gestão educativa compartilhada entre civis e militares. Essas instituições se caracterizam por sua disciplina e abordagem tradicional, que nem sempre promovem o máximo engajamento dos alunos em conteúdos complexos. As particularidades dessas instituições representam excelente oportunidade de aplicação de novas metodologias de ensino, sobretudo na formação de professores da educação básica. A intervenção pedagógica realizada centrou-se na ligação prática entre os semioquímicos, substâncias químicas utilizadas na comunicação entre organismos e o inseto Paederus irritans (Potó), conhecido localmente por causar dermatites em humanos. A escolha desse exemplo serviu para aproximar a matéria teórica ao cotidiano dos alunos, aumentando a relevância dos conteúdos ministrados. Os resultados sugerem que a implementação de metodologias ativas, via aplicativos como o Kahoot, pode superar as barreiras de engajamento e compreensão encontrados em aulas tradicionais, evidenciando melhorias notáveis no aprendizado. Além dessa integração de tecnologia, o estudo reforça a importância de abordar o ensino de química de maneira inovadora, capaz de captar o interesse dos estudantes, especialmente em ambientes educacionais com estruturas pedagógicas e disciplinares mais estruturadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Martins Milhomem, Claudia Adorania Pereira Duarte, João Victor Barbosa de Jesus Santos , Juliana Barilli, Juliana Cristina Holzbach, Damiana Beatriz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.