“QUÍ-MICO DO Aedes aegypti” UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Tiago Teixeira Alves Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química. Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Genivaldo Ribeiro Dourado Licenciado em Química pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Mariza Fernandes Souza Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ailton Muniz Silva Licenciado em Química pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Juliana Barilli Professora do Curso de Licenciatura em Química EaD. Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Juliana Cristina Holzbach Professora do Curso de Licenciatura em Química EaD. Universidade Federal do Tocantins (UFT). https://orcid.org/0000-0003-2489-9359
  • Maike de Oliveira Krauser UFT https://orcid.org/0000-0001-8102-8248

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi implementar e avaliar um novo jogo didático, o jogo Quí-Mico do Aedes aegypti, como proposta de melhorar o aprendizado dos estudantes de forma significativa utilizando uma ferramenta lúdica. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti foi aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio sendo um total de 34 alunos. O jogo foi elaborado de acordo com o conteúdo determinado na matriz de composição e o mesmo foi realizado na escola seguindo o calendário. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti é constituído por 63 cartas, sendo 62 pares de perguntas e respostas, a carta de número 63 é o mico e o jogador que foi contemplado precisou blefar para não perder o jogo. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti, enquanto recurso facilitador para o ensino do conteúdo supracitado, alcançou seu objetivo. Isso pode ser verificado através da análise das respostas do questionário aplicado, em que os estudantes conseguiram superar suas deficiências em relação à química do Aedes aegypti. É de suma importância ressaltar que o jogo por si só não é suficiente para promoção de um aprendizado sólido, mas essa ferramenta lúdica é extremamente positiva para a consolidação do conhecimento construído a partir da teoria. Portanto o jogo utilizado nesta pesquisa é uma ferramenta que foi bem planejada e implementada, por isso facilitou substancialmente o processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Alves, T. T., Dourado, G. R., Souza, M. F., Silva, A. M., Barilli, J., Holzbach, J. C. H., & Krauser, M. de O. (2024). “QUÍ-MICO DO Aedes aegypti” UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(9). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/20822

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)