“QUÍ-MICO DO Aedes aegypti” UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi implementar e avaliar um novo jogo didático, o jogo Quí-Mico do Aedes aegypti, como proposta de melhorar o aprendizado dos estudantes de forma significativa utilizando uma ferramenta lúdica. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti foi aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio sendo um total de 34 alunos. O jogo foi elaborado de acordo com o conteúdo determinado na matriz de composição e o mesmo foi realizado na escola seguindo o calendário. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti é constituído por 63 cartas, sendo 62 pares de perguntas e respostas, a carta de número 63 é o mico e o jogador que foi contemplado precisou blefar para não perder o jogo. O jogo Quí-Mico do Aedes aegypti, enquanto recurso facilitador para o ensino do conteúdo supracitado, alcançou seu objetivo. Isso pode ser verificado através da análise das respostas do questionário aplicado, em que os estudantes conseguiram superar suas deficiências em relação à química do Aedes aegypti. É de suma importância ressaltar que o jogo por si só não é suficiente para promoção de um aprendizado sólido, mas essa ferramenta lúdica é extremamente positiva para a consolidação do conhecimento construído a partir da teoria. Portanto o jogo utilizado nesta pesquisa é uma ferramenta que foi bem planejada e implementada, por isso facilitou substancialmente o processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maike de Oliveira Krauser, Sr, Genivaldo Ribeiro Dourado, Mariza Fernandes Souza, Ailton Muniz Silva, Juliana Barilli, Juliana Cristina Holzbach
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.